Conheça o projeto Robô da Alegria e contribua!

 

 

Com o objetivo de desenvolver tecnologia e atrair a comunidade para o movimento maker, surgiu em 2016, na região da Baixada Santista, o projeto Robô da Alegria. Inspirado em projetos voluntários realizados por ONGs como os Doutores da Alegria, o projeto busca desenvolver um robô, utilizando ferramentas de hardware e software abertos, capaz de atuar em hospitais infantis, levando um pouco de diversão para o ambiente hospitalar e contribuindo com o trabalho de outras organizações.

 

Robô da Alegria
Figura 1 - Robô da Alegria

 

A semente do projeto foi plantada no final de 2015. Após uma palestra sobre criação e desenvolvimento de tecnologia promovida pela Associação de Startups Empreendedoras da Baixada Santista (ASEBS), surgiu a ideia de lançar um desafio aberto para a comunidade, uma espécie de olimpíada hacker.

 


Foi idealizado um projeto, sem prêmio em dinheiro, mas que apresentasse um tema no qual os envolvidos se identificassem de maneira altruísta, que tivesse a possibilidade de ajudar outras pessoas.

 

O Robô passou por diversas transformações, desde sua concepção inicial até o estado atual. De apenas uma cabeça, com olhos e sobrancelhas mecânicas, até sua atual forma humanoide, foram realizadas várias iterações, testando-se diferentes materiais construtivos e dispositivos eletrônicos. De um protótipo em acrílico e MDF cortados a laser, passou-se para um corpo impresso em 3D composto por mais de 36 partes, com um tempo de impressão superior a 70 horas!

 

De uma interface simples com dois servomotores controlados por Bluetooth, passou-se para um corpo composto por 6 servomotores e 2 motores DC comandos por uma interface web.

 

Evolução do projeto "Robô da Alegria"
Figura 2 - Evolução do projeto: a. modelo da cabeça em caixa de papelão, b. estrutura em acrílico, c. protótipo em mdf cortado a laser e d. modelo impresso em 3D.



A estrutura do robô tem sido inteiramente produzida com impressão 3D, utilizando Fusion 360. Visando possibilitar a produção de réplicas do robô em makerspaces ou fab labs, onde o tempo máximo de utilização das impressoras é crucial, projetou-se a estrutura em peças menores de até três horas de impressão cada. O conjunto de peças é colado ou parafusado para montagem do corpo.

 

Impressão e montagem da cabeça do Robô da Alegria
Figura 3 - Impressão e montagem da cabeça do robô.

 

A face, composta por matrizes de LEDs, dão ao robô a capacidade de expressar emoções. Braços e pescoço acionados por servomotores dão ao pequeno autômato a mobilidade necessária para interação com os usuários. No centro de controle do robô, um Arduino Uno faz interface com todos os periféricos, incluindo a comunicação com um módulo ESP8266, que dá ao usuário a possibilidade de comandar expressões e movimentos através de qualquer dispositivo conectado a uma mesma rede Wi-Fi.

 

Esquemático dos circuitos do Robô da Alegria.
Figura 4 - Esquemático dos circuitos do Robô da Alegria.


O Robô conta ainda com um smartphone instalado em seu peito, o qual é utilizado para transmissão de áudio e vídeo entre o operador do robô e as crianças. A tela do dispositivo pode ainda ser utilizada para interação com jogos e outros aplicativos projetados para interação com o corpo do robô.

 

2017 foi um ano agitado para a equipe. Além das reuniões mensais abertas ao público, o robô participou ainda de mais quatro eventos de divulgação tecnológica: Arduino Day Santos, TDC 2017, RoadSec SP e Code </Pizza> in ‘013’). Para 2018 a equipe espera finalizar o primeiro protótipo totalmente funcional, e realizar as primeiras intervenções com o robô junto às crianças. Inteligência artificial, desenvolvimento de jogos e aplicativos para Android e de novas formas de interação com o robô são outros tópicos em pauta para o próximo ano. A utilização de um Raspberry Pi nos sistemas embarcados do robô também estará em pauta nas reuniões do grupo.



Atrair o público para participar do projetos de desenvolvimento tecnológico, sem fins lucrativos, está longe de ser uma tarefa fácil. Porém, motivar e transpor apenas o entusiasmo inicial constitui uma tarefa ainda mais difícil.


Visando envolver a comunidade e divulgar os resultados atingidos, todos os avanços do projeto são publicados em diferentes plataformas. Já foram publicados artigos no próprio Embarcados sobre o controle de matrizes de LED utilizando um Arduino e controle de servomotores por Wi-Fi, ambas tecnologias empregadas no desenvolvimento do robô.

 

Os códigos desenvolvidos para o robô são periodicamente atualizados no Github do Robô da Alegria. O projeto conta ainda com uma página no Facebook, onde é atualizado periodicamente o progresso do projeto. Não deixe de curtir e compartilhar!

Mais informações sobre o projeto: HackadayHackster e Instructables.

 

Você pode encontrar as instruções completas para desenvolvimento do robô no link abaixo. Por enquanto apenas a versão em inglês está disponível. O projeto está concorrendo em várias competições internacionais, não deixe de votar aqui!

 

O modelo para impressão 3D completo já está disponível neste link.

 

 

 

Saiba mais sobre robôs

 

Berry·E Mini Robô com Câmera e Raspberry Pi Zero W

Micromouse: Um robô solucionador de labirinto

TickAttack e Franzininho - controlando um robô sob rodas

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Igor Albuquerque
Engenheiro eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), engenheiro mecatrônico pela Universidade de Pernambuco (UPE), mestre em controle e automação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em instrumentação industrial pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e inventor nas horas vagas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar