Conheça o novo Arduino Uno Wifi

novo Arduino Uno Wifi

A Arduino lançou a sua mais nova placa: Arduino Uno WiFi Rev 2. E o mais importante deste lançamento é que ele não é apenas um substituto para o tradicional Arduino Uno.

 

O Arduino Uno tradicional contém o Microchip ATmega328P de 8 bits, enquanto que a nova versão do Arduino Uno Wifi possui o ATmega4809. Mas o que isso tem de interessante? O diferencial é que o ATmega4809 é o primeiro dispositivo AVR que contém CIP (Periféricos independentes do Core) da Microchip.

 

O CIP já está disponível nos ambientes de desenvolvimento Atmel Studio ou MPLAB X da Microchip,  só que ainda não foi divulgado oficialmente como será na IDE do Arduino. O suporte nativo a bibliotecas do Arduino, sem dúvida, definirá quanto de adoção esse novo recurso receberá da comunidade.

 

Além do ATmega4809, o novo Arduino possui mais memória RAM, com 6KB e Flash, com 48K. Também possui três UARTS de hardware, permitindo a comunicação com mais de um módulo RF, e um ADC (conversor analógico-digital integrado) de alta velocidade. E para ser possível conectar as soluções com a nuvem o Arduino Uno WiFi Rev 2 possui coprocessador criptográfico da Microchip, o ATECC608A, que fornece segurança e armazenamento de chaves baseado em hardware. Outro diferencial é que o novo Arduino é baseado no ESP32!

 

O novo Arduino vai estar disponível para compra a partir do final de Junho na Arduino Store.

 

Saiba mais

 

Arduino Uno

Arduino - Primeiros Passos

Placas Arduino - trajetória até o UNO

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Renata De Camillo
Estagiária no Embarcados e estudante de engenharia elétrica da USP de São Carlos. Vencedora das competições Telit Cup Brasil (2015) e Embarcados Contest: conectando à Internet das Coisas com a NXP (2016). Finalista do Startup Weekend IoT (2016) e do DesafIoT (2017). Organizadora da SIEEL (Semana de Engenharia de de São Carlos) e fundadora do Grupo IoT Sanca. Apaixonada por tecnologia, principalmente por projetos na área IoT.

2
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
1 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Renata De CamilloRogerio Moreira Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Rogerio Moreira
Membro

Realmente muito legal esse novo Arduino UNO, Renata. O ATmega4809 é um MCU bem legal e dá uma super turbinada no UNO ! É sempre bom lembrar que todos esses recursos adicionais podem ser utilizados desenvolvendo em linguagem C diretamente, no AtmelStudio, no CodeVisionAVR, no IAR ou no GCC.