Conheça o M5StickC: Um kit de desenvolvimento com ESP32

m5stickc destaque

O ESP32 está se tornando a plataforma preferida dos makers e acadêmicos. Diversos kits de desenvolvimento estão sendo criados com base nesse SoC, possibilitando explorar o hardware e diversas formas de programação. 

Ano passado conheci a empresa M5Stack através das redes sociais e projetos publicados no Hackster.io. Adorei a proposta dos seus kits de desenvolvimento, que possuem um ótimo design. O kits M5Stack são baseados no ESP32 e possuem diversos recursos. Para avaliar, comprei o M5StickC em uma promoção no final do ano passado. Um kit com um excelente acabamento e com muitas possibilidades.

Figura 1 – Kit M5StickC e acessórios na minha bancada

Nesse texto apresentarei os seus detalhes e recursos.

Kit de desenvolvimento M5StickC

O M5StickC, como mencionado anteriormente é baseado no ESP32, possui um excelente acabamento, sendo portátil e no formato que você pode levar no braço. 

Figura 2 – Usando o M5StickC como relógio

A proposta da M5Stack com esse kit é disponibilizar uma ferramenta para colocar ideias de IoT em prática através de uma prototipagem rápida e eficiente. Com a proposta de constante desenvolvimento da plataforma, tanto em hardware quanto em software, possui muitos módulos de expansão compatíveis, bem como códigos aberto e uma crescente comunidade envolvida no projeto, que ajudam nas etapas de prototipagem e testes.

Figura 3 – Expansão de funcionalidades através de HATs

O kit vem com interface USB C, bateria Li-Po integrada, display TFT colorido de 0,96 “, vários sensores integrados (transmissor IR, microfone, sensor IMU 6-DoF), botões de uso geral. É possível conectar sensores no padrão grove e módulos de expansão, chamados de Hats, para incluir mais recursos ao projeto.

Junto com o Kit vem uma pulseira estilosa e dois HATs (ENV e SPK ):

Figura 4 – Kit M5StickC

O Hat ENV possui internamente sensor de umidade (DHT12), pressão barométrica (BMP280) e magnetômetro (BMM150). A comunicação entre o M5StickC e o Hat ENV se dá através de comunicação i2C. Já o Hat SPK é um alto-falante com o amplificador PAM8303, um amplificador tipo D de 3w de canal único.

A seguir são apresentados os recursos do kit:

M5Stick-C

RecursoDescriçãoESP32240MHz dual core, 600 DMIPS, 520KB SRAM, Wi-Fi, dual mode BluetoothMemória Flash4MBAlimentação5V @ 500mAConectoresTypeC x 1, GROVE(I2C+I/0+UART) x 1Display0.96 inch, 80*160 Colorful TFT LCD, ST7735SBotão2 x de uso geralLEDRED LEDMEMSMPU6886IRTX infravermelhoMICSPM1423RTCBM8563PMUAXP192Bateria95 mAh @ 3.7VAntena2.4G 3D AntennaPinos disponíveis para usoG0, G26, G36Peso15.1gTamanho48.2*25.5*13.7mmmaterial do casePlastic ( PC )

HAT ENV

HAT SPK:

O esquemático do M5Stick-C é disponibilizado na documentação do kit:

Figura 5 – Esquemático da placa

O seu pinout é apresentado a seguir:

Figura 6 – Pinout do KIT e informações – Adesivo que vem colado no case

Diagrama de blocos da estrutura de alimentação:

Figura 7 – Diagrama de blocos da alimentação

Programação do M5StickC

O Kit pode ser programado em MicroPython, Arduino e a novidade é a plataforma gráfica de programação UIFlow, desenvolvida pela M5Stack. A figura a seguir exibe a proposta do UIFlow:

Figura 8 – IDE UIFlow da M5Stack para seus kits

Conclusão

Estou adorando o kit M5StickC. O kit possui um excelente acabamento, sua bateria possibilita uma boa autonomia. Os sensores disponíveis na placa e os recursos e facilidades que o ESP32 traz, possibilita o desenvolvimento e teste de aplicações inteligentes de uma forma rápida. O display TFT possui uma ótima resolução, onde é possível exibir diversas imagens e informações de forma clara e objetiva. É uma excelente proposta de kit, dentro de um case dá mais segurança para usar e também para levar o kit protegido para todos os lugares.

Referências

https://docs.m5stack.com/#/en/core/m5stickc?id=specification