Conheça a Adafruit Circuit Playground Express

A Adafruit está fazendo um excelente trabalho com suas placas e ambiente de programação para a comunidade maker mundial. Recentemente apresentei aqui, as placas Trinket M0, ItsyBitsy M0 Express, Metro M4 Express e a Adafruit Grand Central M4 Express, todas com suporte a programação na IDE Arduino e CircuitPython, além de possuírem excelente configurações de hardware. Nesse artigo trago a Adafruit Circuit Playground Express, uma placa com foco em iniciantes, com diversos recursos incluídos e que pode se programada de diversas formas.

 

 

 

Detalhes da Adafruit Circuit Playground Express

 

A Adafruit Circuit Playground Express vem com diversos recursos. Para começar ela é baseada no microcontrolador ARM Cortex M0, o ATSAMD21 da Microchip. Esse microcontrolador opera em 48 Mhz e possui 256 kB de Flash, 32 kb de SRAM, USB e diversos recursos que deixam a Circuit Playground Express muito a frente da sua antecessora. Ela possui ainda 2 MB de memória Flash SPI, externa ao microcontrolador, que é usada principalmente com o CircuitPython para armazenar código e bibliotecas.

 

Agora, o grande diferencial da Adafruit Circuit Playground Express, para ItsyBitsy M0 Express, que possui a mesma configuração de processamento, está na grande quantidade de sensores, LEDs, botões, entradas e possibilidades de programação.

 

A figura a seguir dá uma melhor ideia da quantidade de recursos presentes na placa:

 

Adafruit Circuit Playground Express

 

Ela traz LEDs NeoPixels montados em forma de anel, sensores de temperatura, luminosidade e movimento, buzzer, microfone, 2 teclas de uso geral, uma chave, emissor e receptor de IR, 14 pads para uso com garras jacaré e conector para bateria. Tudo isso em uma placa medindo apenas 50mm de diâmetro.

Resumo de recursos Adafruit Circuit Playground Express

 

  • Microcontrolador ARM Cortex M0 ATSAMD21, operando em 48 MHz, com 256 KB de Flash, 32 kB de SRAM, ADC, DAC, USB, RTC, etc
  • 2 MB de memória Flash SPI  externa ao microcontrolador, usada principalmente com o CircuitPython para armazenar código e bibliotecas.
  • 10 LEDs mini NeoPixels
  • Acelerômetro de 3 eixos LIS3DH
  • 1 sensor de temperatura
  • 1 sensor de luz
  • 1 microfone do tipo MEMS
  • 1  speaker com amplificador classe D a
  • 2 chaves tácteis ( A e B)
  • 1 chave do tipo Slide
  • Receptor e transmissor infravermelho - pode receber e transmitir qualquer código de controle remoto, bem como enviar mensagens entre placas. Também pode ser usado como um sensor de proximidade.
  • 8 pinos de I/O  compativeis com garras jacaré, onde:
    • Inclui I2C, UART, 8 pinos que podem ser usados como entradas analógicas, saída múltipla PWM
    • 7 pads podem atuar como entradas de toque capacitivo e um 1 como saída analógica através de DAC
  • Led Verde indicativo de alimentação
  • Led Vermelho de uso geral ligado ao pino 13
  • Botão de Reset
  • conector Micro USB para programação e depuração

 

A figura a seguir exibe o pinout da Adafruit Circuit Playground Express

Adafruit Circuit Playground Express

Programação

 

A Adafruit Circuit Playground Express pode ser programada de diversas formas. Como padrão das novas placas Adafruit, ela tem suporte a programação em CircuitPython, com o interpretador Python rodando diretamente nela! Também é possível programá-la na IDE Arduino, como todo suporte de bibliotecas da Adafruit.

 

Para as crianças, a Adafruit fez um belo trabalho de integração com o Microsoft MakeCode, similar ao trabalho feito pela Micro:bit. No MakeCode é possível programar em blocos ou em JavaScript. Há diversos exemplos e tutoriais bem bacanas para seguir.

 

Adafruit Circuit Playground Express

Há também um curso disponível no Code.org CS Discoveries

Conclusão

 

Como exibido a Circuit Playground Express possui diversos recursos que podem ser explorados tanto por iniciantes como para experientes em sistemas embarcados. O conjunto recursos integrados à placa, facilita o desenvolvimento e testes de códigos.

 

Como ferramenta de ensino de programação para crianças, adolescentes e adultos, ela se mostra uma excelente plataforma de hardware. Aliada ao conjunto de ferramentas e códigos desenvolvidos pela Adafruit, possibilita uma rápida curva de aprendizagem no desenvolvimento de lógica de programação e criatividade através dos recursos da placa.

 

Outro ponto interessante que pode ser explorado é a USB nativa que pode ser usada como porta serial, teclado, mouser, Joystick e MIDI, possibilitando a criação de diversas aplicações.

 

Mais um excelente trabalho da equipe Adafruit.

 

O que achou dessa placa? Deixe seu comentário abaixo.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar