Conheça a Adafruit Circuit Playground Express

A Adafruit está fazendo um excelente trabalho com suas placas e ambiente de programação para a comunidade maker mundial. Recentemente apresentei aqui, as placas Trinket M0, ItsyBitsy M0 Express, Metro M4 Express e a Adafruit Grand Central M4 Express, todas com suporte a programação na IDE Arduino e CircuitPython, além de possuírem excelente configurações de hardware. Nesse artigo trago a Adafruit Circuit Playground Express, uma placa com foco em iniciantes, com diversos recursos incluídos e que pode se programada de diversas formas.

 

 

 

Detalhes da Adafruit Circuit Playground Express

 

A Adafruit Circuit Playground Express vem com diversos recursos. Para começar ela é baseada no microcontrolador ARM Cortex M0, o ATSAMD21 da Microchip. Esse microcontrolador opera em 48 Mhz e possui 256 kB de Flash, 32 kb de SRAM, USB e diversos recursos que deixam a Circuit Playground Express muito a frente da sua antecessora. Ela possui ainda 2 MB de memória Flash SPI, externa ao microcontrolador, que é usada principalmente com o CircuitPython para armazenar código e bibliotecas.

 

Agora, o grande diferencial da Adafruit Circuit Playground Express, para ItsyBitsy M0 Express, que possui a mesma configuração de processamento, está na grande quantidade de sensores, LEDs, botões, entradas e possibilidades de programação.

 

A figura a seguir dá uma melhor ideia da quantidade de recursos presentes na placa:

 

Adafruit Circuit Playground Express

 

Ela traz LEDs NeoPixels montados em forma de anel, sensores de temperatura, luminosidade e movimento, buzzer, microfone, 2 teclas de uso geral, uma chave, emissor e receptor de IR, 14 pads para uso com garras jacaré e conector para bateria. Tudo isso em uma placa medindo apenas 50mm de diâmetro.

Resumo de recursos Adafruit Circuit Playground Express

 

  • Microcontrolador ARM Cortex M0 ATSAMD21, operando em 48 MHz, com 256 KB de Flash, 32 kB de SRAM, ADC, DAC, USB, RTC, etc
  • 2 MB de memória Flash SPI  externa ao microcontrolador, usada principalmente com o CircuitPython para armazenar código e bibliotecas.
  • 10 LEDs mini NeoPixels
  • Acelerômetro de 3 eixos LIS3DH
  • 1 sensor de temperatura
  • 1 sensor de luz
  • 1 microfone do tipo MEMS
  • 1  speaker com amplificador classe D a
  • 2 chaves tácteis ( A e B)
  • 1 chave do tipo Slide
  • Receptor e transmissor infravermelho - pode receber e transmitir qualquer código de controle remoto, bem como enviar mensagens entre placas. Também pode ser usado como um sensor de proximidade.
  • 8 pinos de I/O  compativeis com garras jacaré, onde:
    • Inclui I2C, UART, 8 pinos que podem ser usados como entradas analógicas, saída múltipla PWM
    • 7 pads podem atuar como entradas de toque capacitivo e um 1 como saída analógica através de DAC
  • Led Verde indicativo de alimentação
  • Led Vermelho de uso geral ligado ao pino 13
  • Botão de Reset
  • conector Micro USB para programação e depuração

 

A figura a seguir exibe o pinout da Adafruit Circuit Playground Express

Adafruit Circuit Playground Express

Programação

 

A Adafruit Circuit Playground Express pode ser programada de diversas formas. Como padrão das novas placas Adafruit, ela tem suporte a programação em CircuitPython, com o interpretador Python rodando diretamente nela! Também é possível programá-la na IDE Arduino, como todo suporte de bibliotecas da Adafruit.

 

Para as crianças, a Adafruit fez um belo trabalho de integração com o Microsoft MakeCode, similar ao trabalho feito pela Micro:bit. No MakeCode é possível programar em blocos ou em JavaScript. Há diversos exemplos e tutoriais bem bacanas para seguir.

 

Adafruit Circuit Playground Express

Há também um curso disponível no Code.org CS Discoveries

Conclusão

 

Como exibido a Circuit Playground Express possui diversos recursos que podem ser explorados tanto por iniciantes como para experientes em sistemas embarcados. O conjunto recursos integrados à placa, facilita o desenvolvimento e testes de códigos.

 

Como ferramenta de ensino de programação para crianças, adolescentes e adultos, ela se mostra uma excelente plataforma de hardware. Aliada ao conjunto de ferramentas e códigos desenvolvidos pela Adafruit, possibilita uma rápida curva de aprendizagem no desenvolvimento de lógica de programação e criatividade através dos recursos da placa.

 

Outro ponto interessante que pode ser explorado é a USB nativa que pode ser usada como porta serial, teclado, mouser, Joystick e MIDI, possibilitando a criação de diversas aplicações.

 

Mais um excelente trabalho da equipe Adafruit.

 

O que achou dessa placa? Deixe seu comentário abaixo.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar