Conecte-se facilmente à nuvem Sigfox

Conecte se a Nuvem Sigfox

Conforme apresentamos nos artigos anteriores, Sigfox é uma solução de rádio comprometida em dar voz ao mundo físico graças a uma rede dedicada, a primeira rede global de IoT. A plataforma de nuvem Sigfox é totalmente integrada, sendo que você pode integrar facilmente com sua própria plataforma ou servidor. Além disso, é uma solução barata, confiável e de baixa potência para conectar sensores e dispositivos. O protocolo Sigfox concentra-se em:

Autonomia – Consumo de energia extremamente baixo por anos de vida útil da bateria.

Simplicidade – Sem configuração, solicitação de conexão ou sinalização, funcionando diretamente fora da caixa.

Custo – Do hardware usado nos dispositivos para a nossa rede, otimizamos cada passo para ser tão rentável quanto possível.

Mensagens pequenas – Sem grandes recursos ou mídia, apenas pequenas notificações.

Complementaridade – Por seu baixo custo e facilidade de configuração, o Sigfox pode ser usado como uma solução secundária para qualquer outro tipo de rede, por exemplo: Wi-Fi, Bluetooth, GPRS, etc.

A seguir serão apresentados CallBacks e API Rest na rede Sigfox.

Integração com nuvem Sigfox

Para controlar e gerenciar seus dispositivos na rede Sigfox, foi desenvolvida uma plataforma de nuvem totalmente integrada, que você pode integrar facilmente com sua própria plataforma ou servidor. Você pode fazer o link de 2 formas: “Callbacks” e “Rest API.

Antes de conhecer a diferença entre as duas formas de comunicação, você precisa primeiro entender como a Sigfox Cloud foi construída.

Na Sigfox Cloud, uma empresa geralmente é representada por um “Grupo”, em que vários “tipos de dispositivos” podem ser atribuídos a uma “família” de dispositivos. Todas as unidades do mesmo produto serão agrupadas por tipo de dispositivo para permitir que todas elas se comportem exatamente da mesma maneira quando uma mensagem é recebida pela rede Sigfox. A figura abaixo representa isso:

Nuvem Sigfox

Cada tipo de dispositivo pode gerar “Callbacks” para enviar dados para o servidor quando uma mensagem é recebida pela nossa rede a partir de um dos dispositivos presentes neste tipo de rede.

Os “Callbacks” são solicitações HTTP com caminhos únicos, pois são gerados pelo servidor Sigfox e enviadas para seus servidores instantaneamente após o recebimento de uma mensagem.

Também há um mecanismo Rest API que funciona em nível de grupo e que é bidirecional. A integração da API Sigfox com seus aplicativos permitirá que você solicite informações de nossos servidores dos dispositivos registrados em nossa rede, a qualquer momento que você precisar.

Isso também permitirá que você gerencie, implante e declare todos os seus dispositivos na plataforma Sigfox Cloud, de forma totalmente automática, eliminando assim a necessidade de se conectar continuamente à nossa plataforma Cloud para executar operações recorrentes, como declarações de retorno de chamada, gerenciamento de dispositivos, etc. Isso é usado por nossos clientes para lidar com o enorme volume de dispositivos que eles registram em nossa rede, diretamente de sua plataforma.

Para entender mais sobre CallBaks e REST API, acesse a documentação em Sigfox Cloud Integration

Aprenda mais

No site Sigfox Build, você encontra um passo a passo sobre essa tecnologia que está revolucionando as aplicações IoT no mundo. Clique na imagem abaixo e veja como você poderá criar seu projeto usando a tecnologia Sigfox:

Nuvem Sigfox

Você também pode acessar os artigos sobre a rede Sigfox que já publicamos aqui no Embarcados:

Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo e fique à vontade para entrar em contato com a WND Brasil.

(*Esse post foi patrocinado WND Brasil)

Website | Veja + conteúdo

A WND Brasil é a operadora Sigfox no Brasil e está implantando a primeira rede dedicada à Internet das Coisas no país usando essa tecnologia.

Conectar o que ainda não foi conectado é o nosso foco.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
4 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Tulio
fazerlab69
12/12/2017 11:15

Gostaria de desenvolver alguns experimentos com a Sigfox, estou considerando utilizar o módulo vendido pela smartcore (Sigfox Wisol para zona RCZ2 – SFM10R2), porém preciso saber como obter um plano para conexão a rede. Enviei email para a WND Brasil mas não obtive retorno, quanto a essa questão.

José Almeida
jose_almeida32
Reply to  fazerlab69
12/12/2017 13:56

fazerlab69,

Os EVKs e Kits de desenvolvimento já vêm com conectividade embarcvada. Basta você ir até http://backend.sigfox.com/activate para ativar os kits.

Os modens soltos não vêm com conectividade, mas podem ser ativados ou por parceiros e ou como teste (sujeito a um NDA e conversarmos sobre o projeto..)

Abraços

José Almeida

Marco Tulio
fazerlab69
Reply to  jose_almeida32
14/12/2017 17:03

José Almeida

Como professor e pesquisador o meu objetivo é a geração de material didático e possivelmente desenvolvimento de projetos de pesquisa a partir da rede Sigfox. Gostaria de conversar sobre a conectividade utilizando modens soltos como o Sigfox Wisol para zona RCZ2 – SFM10R2.
Meu email de contato é fazerlab@gmail.com
Abraço
Marco Túlio

Marco Tulio
marco
Reply to  fazerlab69
18/05/2018 08:27

Sem retorno da SigFox, parti para LORA e estou satisfeito

Talvez você goste:

Séries

Menu