Conecte o Kit Renesas EK-RA6M3 à plataforma Medium One IoT Cloud

O Kit de Avaliação Renesas EK-RA6M3 fornece uma placa de desenvolvimento para testar os recursos da família de microcontroladores Renesas RA6M3. O microcontrolador RA6M3 apresenta um núcleo Arm® Cortex®-M4 de 120 MHz com flash de código de 2 MB, SRAM de 640 KB e uma variedade de periféricos de Entradas e Saídas, incluindo GPIO, controlador Ethernet, DMA, USB, CAN, SCI, SPI, I2C, A/D e DAC, sensor de toque capacitivo e controlador TFT/acelerador 2D/decodificador JPEG.

A placa também possui um conector Ethernet, host e dispositivo USB de alta velocidade, flash QSPI externo de 32 MB, várias fontes de entrada de 5V, um depurador integrado, três LEDs para o usuário e dois botões do tipo push button para o usuário. Quatro tipos de conectores fornecem recursos de expansão padronizados, incluindo MikroElektronika ™ mikroBUS, Digilent Pmod ™ (SPI e UART), SeeedGrove® I2C e Arduino Uno R3. Quatro conjuntos de conectores de 40 pinos fornecem acesso direto aos pinos MCU nativos para fácil teste e depuração.

Renesas EK-RA6M3 Evaluation Kit
Figura 1: Renesas EK-RA6M3 Evaluation Kit (Fonte: Mouser Electronics)

O Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) Renesas e2 studio, em combinação com o Pacote de Software Flexível Renesas (FSP), suporta o desenvolvimento de software para o EK-RA6M3. O e2 studio fornece um editor, compilador, linker e depurador baseado em Eclipse para desenvolver e depurar código de sua aplicação. O FSP fornece uma biblioteca reutilizável de componentes para construir rapidamente dispositivos de Internet das Coisas (IoT) conectados com segurança usando a família Renesas RA de microcontroladores Arm.

Os componentes incluem drivers periféricos prontos para produção, FreeRTOS e pilhas de middleware, conectividade Ethernet e Wi-Fi, pilhas de protocolo TCP / IP e MQTT, suporte de middleware USB para CDC, HID e classes de armazenamento em massa, conexões seguras por meio de Mbed TLS, APIs criptográficas Arm PSA e suporte integrado de aceleração de hardware, sistemas de arquivos, processamento gráfico, toque capacitivo e drivers de hardware para uma ampla gama de periféricos de entrada/saída. Os pacotes FSP podem ser montados e configurados no e2 studio usando a ferramenta RA Configuration Editor integrada, que gera o código-fonte para incorporação ao seu projeto.

Plataforma de Nuvem Medium One IoT

A Medium One IoT Platform é uma plataforma baseada em nuvem projetada para ajudar os desenvolvedores em estágio inicial a criar um protótipo de seu projeto de IoT ou conectar seu hardware existente à nuvem. Ele oferece uma plataforma de “IoT Data Intelligence” que permite aos clientes construir aplicativos IoT com menos esforço. Os fluxos de trabalho programáveis ​​permitem que você crie lógica de processamento rapidamente sem ter que criar sua própria pilha de software. Um criador de fluxo de trabalho gráfico e mecanismo de tempo de execução permitem processar dados de IoT conforme eles chegam e roteá-los ou transformá-los conforme necessário para seu aplicativo.

Módulos de biblioteca de fluxo de trabalho estão disponíveis para análise de dados, gráficos, geolocalização, dados meteorológicos, MQTT, mensagem de texto SMS e integração com Twitter, Salesforce e Zendesk. Fragmentos de código Python podem criar módulos de fluxo de trabalho personalizados. O Workflow Studio baseado na web, que fornece um ambiente de programação visual de arrastar e soltar, projeta e constrói fluxos de trabalho ponta a ponta. As ferramentas de controle de versão e depuração de fluxo de trabalho oferecem suporte ao ciclo de vida de desenvolvimento, teste e implantação.

APIs REST ou protocolo MQ Telemetry Transport (MQTT) são utilizadas como protocolos para comunicações entre dispositivos IoT e a nuvem Medium One. Os painéis configuráveis ​​permitem que você visualize os dados do aplicativo e os dados em tempo real em uma variedade de formatos. Widgets de painel para dados tabulares, gráficos, mapas geográficos, medidores e entradas do usuário estão incluídos. Os aplicativos iOS e Android do Medium One permitem que você crie painéis de aplicativos móveis simples que podem se comunicar com seus dispositivos por meio da plataforma.

Medium One IoT Platform
Figure 2: Medium One IoT Platform (Fonte: Mouser Electronics)

Usando o seu Evaluation Kit Renesas EK-RA6M3

Para usar o seu Kit EK-RA6M3 Evaluation Kit com a plataforma de IoT “Medium One IoT Platform”, confira nosso artigo com o passo-a-passo que ensina todo o processo de:

  • Configurar o hardware e as ferramentas de desenvolvimento, instalar e executar os componentes de software necessários
  • Construir o código e fazer download do firmware para a placa
  • Configurar os parâmetros de conexão de nuvem da placa
  • Executar a placa para gerar medições de sensor em tempo real que são enviadas para a nuvem

Neste artigo, também mostramos como observar os dados publicados em um painel (dashboard) em tempo real criado no ambiente Medium One. Um conjunto de próximas etapas oferece sugestões sobre como estender e adaptar o aplicativo para diferentes cenários de prototipagem de IoT ou para aprender mais.

Artigo escrito originalmente por Greg Toth para o blog da Mouser Electronics: Connect Renesas EK-RA6M3 to Medium One IoT Cloud

Traduzido por Equipe Embarcados.

Para artigos como esse, acesse o link.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas » Conecte o Kit Renesas EK-RA6M3 à plataforma Medium One IoT Cloud
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link