Computação na borda na prática: Usando IoT, TensorFlow e Google Cloud

No evento DevFestDC 2019 realizado em Washington DC, nos Estados Unidos, Alvaro Viebrantz, Google Developer Expert for IoT do Google apresentou a palestra "Edge Computing na prática: Usando IoT, TensorFlow e Google Cloud". 

 

A palestra de Álvaro explora as tecnologias do Google. Entre elas, ele cita o assistente de voz presente em produtos onde, conforme o Google já anunciou, será possível o processamento local de linguagem natural, economizando tráfego de dados e processamento em servidores onde o dispositivo estaria conectado e também melhorando a confiabilidade, já que não dependeria de 100% de conexão ativa entre nuvem e dispositivo.

 

E Álvaro mostra como isso funciona na prática. Ele espalhou diversas câmeras por uma casa, usando câmeras embarcadas em ESP32s para captar as imagens e utilizou uma Raspberry Pi 3 para receber e processar as imagens localmente, atuando como um gateway local, detectando objetos e os classificando através de algoritmos usando Machine Learning para isso (Tensorflow JS, programando na Rasp com NodeJS), e enviando dados já processados dessas imagens para a nuvem Google Cloud. Ele construiu também para uma interface local na Raspberry Pi e uma interface web para verificar as imagens, resultado do processamento, tráfego e comportamento dos dados.

 

Confira a palestra completa abaixo onde ele detalha tecnicamente como fez o código, quais ferramentas e modelos escolheu e quais decisões ele tomou na construção dessa demonstração. Está em inglês.

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

1
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Rogerio Moreira Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Rogerio Moreira
Membro

Excelente !!!!