Nenhum comentário

Como publicar um projeto Open Hardware

Você mesmo consegue desenvolver e abrir seu projeto de hardware e contribuir para a comunidade - foi esse o tema principal que Fábio Souza abordou em sua palestra sobre open source hardware realizada durante a Campus Party Minas Gerais 3, em Belo Horizonte, no dia 8 de Novembro de 2018.

Fábio apresentou a definição de Open Hardware e boas práticas para a publicação de projetos open hardware e mostrou que, apesar do termo “Open hardware” ou “Open source hardware” não ser novo, ainda há muita confusão em relação à publicação de projetos open hardware na comunidade brasileira de hardware. Ele começou apresentando a revolução maker, que é um movimento espontâneo de pessoas ao redor do mundo que visa criar, compartilhar, ajudar e trabalhar juntos em projetos de diferentes formas. Os Makerspaces, Hackerspaces, laboratórios de casas e universidades e FabLabs são exemplos de locais onde é possível colocar sua arte em prática e realmente fazer.

Fábio comentou que no Brasil ainda são poucas as iniciativas de projetos open hardware e a comunidade brasileira ainda possui muitas dúvidas quanto à publicação, contribuição e uso de projetos abertos e deu exemplos de sites onde pode-se encontrar material de qualidade sobre o assunto. Apesar disso, comentou sobre os projetos Franzino, Franzininho e PQDB, exemplos de projetos bem documentados.

Foi apresentado sobre o projeto Arduino, que popularizou a prática de hardware aberto por conta de sua comunidade engajada na construção de software, hardware e documentação, além de ativamente responder perguntas sobre o projeto em fóruns ao redor do mundo.

Fábio mostrou a diferença entre disponibilizar os arquivos online para consulta e download e sobre a necessidade de se licenciar corretamente os arquivos compartilhados. Mostrou sobre os arquivos geralmente disponibilizados sob licença open, como listas de materiais, arquivos de design, software e firmware, arquivos de fabricação, modelagem 3D, arquivos de projeto de hardware, incluindo esquemáticos e arquivos para consulta e documentação. Foi citada também a facilidade propiciada pelas artes para ilustrar mais facilmente a pinagem das placas, com a utilização de softwares gráficos de fácil manipulação. Além disso, foram mostradas as ferramentas online mais utilizadas para compartilhar informações sobre projeto: Github, Bitbucket e Gitlab.

Por fim, ele mostrou como utilizar a licença Open Source Hardware e seu logo, e chamou o pessoal a criar seus hardwares livres e viver com o Espírito do Open Hardware:

  • Promover o desenvolvimento colaborativo;
  • Divulgar o compartilhamento de conhecimento;
  • Fomentar o desenvolvimento tecnológico;
  • Não apenas colocar uma palavra chave para promover um hardware.

Veja o vídeo completo da apresentação de Fábio Souza durante a CPMG3 intitulada Como publicar um projeto Open Hardware.

Veja os slides da apresentação a seguir:

Referências para Open Hardware

Open source hardware: Conheça a definição e as boas práticas, Por Fábio Souza

Open Hardware - Projetos que estão mudando o mundo, por Fabio Souza

Como publicar um projeto Open source Hardware, Por Thiago Lima

Hardware Livre está abocanhando o mundo, Por Adam Benzion

What Is Open Source Hardware?

OSHW Checklist

OSHW May and Must

Best Practices for Open-Source Hardware 1.0 (English)

Definition of Open Source Hardware by OSHWA (English)

Building Open Source Hardware: DIY Manufacturing for Hackers and Makers

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Maker » Como publicar um projeto Open Hardware
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Sensores e soluções para aplicações em indústria inteligente

Data: 13/08 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link