Você mesmo consegue desenvolver e abrir seu projeto de hardware e contribuir para a comunidade – foi esse o tema principal que Fábio Souza abordou em sua palestra sobre open source hardware realizada durante a Campus Party Minas Gerais 3, em Belo Horizonte, no dia 8 de Novembro de 2018.
Fábio apresentou a definição de Open Hardware e boas práticas para a publicação de projetos open hardware e mostrou que, apesar do termo “Open hardware” ou “Open source hardware” não ser novo, ainda há muita confusão em relação à publicação de projetos open hardware na comunidade brasileira de hardware. Ele começou apresentando a revolução maker, que é um movimento espontâneo de pessoas ao redor do mundo que visa criar, compartilhar, ajudar e trabalhar juntos em projetos de diferentes formas. Os Makerspaces, Hackerspaces, laboratórios de casas e universidades e FabLabs são exemplos de locais onde é possível colocar sua arte em prática e realmente fazer.
Fábio comentou que no Brasil ainda são poucas as iniciativas de projetos open hardware e a comunidade brasileira ainda possui muitas dúvidas quanto à publicação, contribuição e uso de projetos abertos e deu exemplos de sites onde pode-se encontrar material de qualidade sobre o assunto. Apesar disso, comentou sobre os projetos Franzino, Franzininho e PQDB, exemplos de projetos bem documentados.
Foi apresentado sobre o projeto Arduino, que popularizou a prática de hardware aberto por conta de sua comunidade engajada na construção de software, hardware e documentação, além de ativamente responder perguntas sobre o projeto em fóruns ao redor do mundo.
Fábio mostrou a diferença entre disponibilizar os arquivos online para consulta e download e sobre a necessidade de se licenciar corretamente os arquivos compartilhados. Mostrou sobre os arquivos geralmente disponibilizados sob licença open, como listas de materiais, arquivos de design, software e firmware, arquivos de fabricação, modelagem 3D, arquivos de projeto de hardware, incluindo esquemáticos e arquivos para consulta e documentação. Foi citada também a facilidade propiciada pelas artes para ilustrar mais facilmente a pinagem das placas, com a utilização de softwares gráficos de fácil manipulação. Além disso, foram mostradas as ferramentas online mais utilizadas para compartilhar informações sobre projeto: Github, Bitbucket e Gitlab.
Por fim, ele mostrou como utilizar a licença Open Source Hardware e seu logo, e chamou o pessoal a criar seus hardwares livres e viver com o Espírito do Open Hardware:
- Promover o desenvolvimento colaborativo;
- Divulgar o compartilhamento de conhecimento;
- Fomentar o desenvolvimento tecnológico;
- Não apenas colocar uma palavra chave para promover um hardware.
Veja o vídeo completo da apresentação de Fábio Souza durante a CPMG3 intitulada Como publicar um projeto Open Hardware.
Veja os slides da apresentação a seguir:
Referências para Open Hardware
Open source hardware: Conheça a definição e as boas práticas, Por Fábio Souza
Open Hardware – Projetos que estão mudando o mundo, por Fabio Souza
Como publicar um projeto Open source Hardware, Por Thiago Lima
Hardware Livre está abocanhando o mundo, Por Adam Benzion
Best Practices for Open-Source Hardware 1.0 (English)
Definition of Open Source Hardware by OSHWA (English)
Building Open Source Hardware: DIY Manufacturing for Hackers and Makers