Como programar a Raspberry Pi Pico com a IDE Arduino

A placa Rasberry Pi Pico lançada pela Fundação Raspberry Pi no início do ano vem ganhando espaço na comunidade maker. Com um novo microcontrolador, O RP2040 desenvolvido pela própria fundação, trouxe diversas possibilidades de programação. Como mostrei no artigo: “Primeiros passos na programação da Raspberry Pi Pico em MicroPython e C/C++“, a iniciação se da de forma tranquila se nos apoiarmos na ótima documentação oferecida pela fundação. Porém, ainda estava faltando o suporte ao Arduino, não é mesmo?

Mesmo com a parceria do Arduino para o lançamento de uma placa com RP2040, o suporte oficial na IDE Arduino demorou para chegar. Isso também motivou a comunidade a criar um pacote para suporte a placa.

Nesse texto vou mostrar como você pode programar a Raspberry Pi Pico na IDE Arduino, tanto com o pacote oficial da Arduino, quanto com um pacote da comunidade.

Raspberry Pi Pico na IDE Arduino – Pacote da comunidade

Earle F. Philhower teve a iniciativa de adicionar o suporte a Raspberry Pi Pico a Arduino IDE. O port dele foi baseado no SDK da linguagem C, liberado pela fundação e já apresentado aqui.

A instalação é bem simples quando feita pelo gerenciador de placas da IDE Arduino. Basta adicionar a seguinte URL:

https://github.com/earlephilhower/arduino-pico/releases/download/global/package_rp2040_index.json

E em seguida instale o pacote acessando: Ferramentas -> Placas -> Gerenciador de placas:

Eu fiz um video mostrando esse processo:

O Earle F. Philhower e comunidade fizeram uma excelente documentação para ajudar na instalação e contribuições para o pacote. Acesse aqui

Raspberry Pi Pico na IDE Arduino – Pacote Oficial

Recentemente (final de Abril) a Arduino adicionou um suporte oficial para a Raspberry Pi Pico usando o Mbed Core. Esse suporte veio como base para a Arduino Nano RP2040 Connect que está sendo desenvolvida pela empresa Arduino. Esse suporte irá além da Pico e a nova Arduino e servirá para todas as placas com RP2040.

O pacote baseado no Mbed OS, que já foi usado para suporte as placas Nano 33 BLE e Nano 33 BLE Sense.

Eu exibi como instalar e usar esse pacote nesse video:

Você já está programando a sua Raspberry Pi Pico? Como? Deixe seu comentário abaixo se tiver alguma dúvida.

Saiba Mais

Primeiros passos na programação da Raspberry Pi Pico em MicroPython e C/C++

Raspberry Pi lança microcontrolador, nova placa e muito mais!

Tiny 2040 – Nova placa com o RP2040 da Raspberry Pi

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Home » Arduino » Como programar a Raspberry Pi Pico com a IDE Arduino
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu