Como piscar um led com o Renesas Synergy

Nesse tutorial vamos mostrar como fazer para acionar um pino de saída utilizando a placa SK-S7G2, com um microcontrolador com core ARM Cortex-M4 da Renesas, da plataforma de desenvolvimento Synergy. A ideia é explicar de forma simples como fazer o seu primeiro programa com a plataforma Synergy a partir de uma placa de desenvolvimento.

 

Vamos lá. Foi explicado neste artigo como fazer a instalação de todos os softwares necessários para se começar a desenvolver aplicações com o Renesas Synergy. Para começar o desenvolvimento, inicie o Renesas e2Studio, plataforma para desenvolvimento de software baseado em Eclipse.

 

 

A primeira tela que aparecerá para você será referente ao Workspace escolhido para o trabalho. Eu escolhi uma pasta que vou dedicar para os trabalhos com os projetos da Renesas (C:\Users\Thiago\Documents\embarcados\Renesas).

 

 

A primeira vez que abrir o e2Studio, depois de sua instalação, aparecerá a seguinte tela. 

 

 

Feche essa tela e em File, New, Synergy C Project você cria um novo projeto.

 

 

É necessário nesse momento dar um nome ao seu projeto e também escolher uma licença valida. Em Project Name forneca um nome e escolha um License File. Vai abrir uma opção para procurar um arquivo de licença. Pra mim, apareceu a seguinte licença válida:

C:\Renesas\e2_studio\internal\projectgen\arm\Licenses\SSP_License_Example_EvalLicense_20160629.xml

 

 

Clicando em Next, selecione o SSP version. Estou usando o 1.2.1, board  SK-S7G2. O Dispositivo é selecionado automaticamente, R7FS7G27H3A01CFC. Utilizei a mesma versão do GCC ARM Embedded 4.9.3.20150529. 

 

 

Escolha BSP para desenvolver seu software para o Synergy.

 

 

Pronto. O seu projeto está criado.

 

 

No lado direito, acima, clique em C/C++ e na árvore de arquivos, na direita, clique em src/hal_entry.c. Este é o arquivo de projeto que usaremos para blinkar o led.

 

 

Use o código a seguir. É preciso instanciar os Leds do tipo bsp_leds_t, pegar as suas referências e utilizar com o método pinWrite para alterar os valores do pino de saida.

 

 

Clique em Project, Build All.

 

 

O seu código deve compilar normalmente.

 

 

Para debugar e verificar se o led realmente pisca, plugue a placa na USB do computador e utilize o lado com o conector microUSB de Debug da placa.

 

 

Clique em Run, Debug.

 

 

Do lado direito acima, clique em Debug.

 

 

Aperte o Play (Resume). O led deve piscar de um em um segundo.

 

 

Para debugar o seu programa com breakpoints, clique duas vezes na esqueda da IDE, ao lado da linha de código que deseja que seu código pare. Você vai verificar que, ao rodar, o seu software para nesse ponto marcado. Para continuar, clique em Resume

 

 

Espero que esse tutorial ajude as pessoas que buscam fazer o seu primeiro programa utlizando uma placa de desenvolvimento da Renesas com a plataforma Synergy.

 

Saiba mais sobre a Plataforma Renesas Synergy

 

Para saber mais acesse os seguintes textos no Portal Embarcados:

 

Synergy e ThreadX: Explorando a estrutura básica do RTOS, por Fabio Pereira

Synergy e ThreadX: Introdução à multitarefa, por Fabio Pereira

Synergy e ThreadX: Recursos compartilhados e Mutex, por Fabio Pereira

Conheça o Framework de Conectividade Wireless do Novo Synergy Software Package da Renesas

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar