
Nesse tutorial vamos mostrar como fazer para acionar um pino de saída utilizando a placa SK-S7G2, com um microcontrolador com core ARM Cortex-M4 da Renesas, da plataforma de desenvolvimento Synergy. A ideia é explicar de forma simples como fazer o seu primeiro programa com a plataforma Synergy a partir de uma placa de desenvolvimento.
Vamos lá. Foi explicado neste artigo como fazer a instalação de todos os softwares necessários para se começar a desenvolver aplicações com o Renesas Synergy. Para começar o desenvolvimento, inicie o Renesas e2Studio, plataforma para desenvolvimento de software baseado em Eclipse.
A primeira tela que aparecerá para você será referente ao Workspace escolhido para o trabalho. Eu escolhi uma pasta que vou dedicar para os trabalhos com os projetos da Renesas (C:\Users\Thiago\Documents\embarcados\Renesas).
A primeira vez que abrir o e2Studio, depois de sua instalação, aparecerá a seguinte tela.
Feche essa tela e em File, New, Synergy C Project você cria um novo projeto.
É necessário nesse momento dar um nome ao seu projeto e também escolher uma licença valida. Em Project Name forneca um nome e escolha um License File. Vai abrir uma opção para procurar um arquivo de licença. Pra mim, apareceu a seguinte licença válida:
C:\Renesas\e2_studio\internal\projectgen\arm\Licenses\SSP_License_Example_EvalLicense_20160629.xml
Clicando em Next, selecione o SSP version. Estou usando o 1.2.1, board SK-S7G2. O Dispositivo é selecionado automaticamente, R7FS7G27H3A01CFC. Utilizei a mesma versão do GCC ARM Embedded 4.9.3.20150529.
Escolha BSP para desenvolver seu software para o Synergy.
Pronto. O seu projeto está criado.
No lado direito, acima, clique em C/C++ e na árvore de arquivos, na direita, clique em src/hal_entry.c. Este é o arquivo de projeto que usaremos para blinkar o led.
Use o código a seguir. É preciso instanciar os Leds do tipo bsp_leds_t, pegar as suas referências e utilizar com o método pinWrite para alterar os valores do pino de saida.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 | /* HAL-only entry function */ #include "hal_data.h" void hal_entry(void) { bsp_leds_t Leds; R_BSP_LedsGet (&Leds); while(1) { g_ioport.p_api->pinWrite(Leds.p_leds[BSP_LED_LED1], IOPORT_LEVEL_LOW); R_BSP_SoftwareDelay(BSP_DELAY_UNITS_SECONDS, 1); g_ioport.p_api->pinWrite(Leds.p_leds[BSP_LED_LED1], IOPORT_LEVEL_HIGH); R_BSP_SoftwareDelay(BSP_DELAY_UNITS_SECONDS, 1); } } |
Clique em Project, Build All.
O seu código deve compilar normalmente.
Para debugar e verificar se o led realmente pisca, plugue a placa na USB do computador e utilize o lado com o conector microUSB de Debug da placa.
Clique em Run, Debug.
Do lado direito acima, clique em Debug.
Aperte o Play (Resume). O led deve piscar de um em um segundo.
Para debugar o seu programa com breakpoints, clique duas vezes na esqueda da IDE, ao lado da linha de código que deseja que seu código pare. Você vai verificar que, ao rodar, o seu software para nesse ponto marcado. Para continuar, clique em Resume.
Espero que esse tutorial ajude as pessoas que buscam fazer o seu primeiro programa utlizando uma placa de desenvolvimento da Renesas com a plataforma Synergy.
Saiba mais sobre a Plataforma Renesas Synergy
Para saber mais acesse os seguintes textos no Portal Embarcados:
Synergy e ThreadX: Explorando a estrutura básica do RTOS, por Fabio Pereira
Synergy e ThreadX: Introdução à multitarefa, por Fabio Pereira
Synergy e ThreadX: Recursos compartilhados e Mutex, por Fabio Pereira
Conheça o Framework de Conectividade Wireless do Novo Synergy Software Package da Renesas
NEWSLETTER
Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.
Como piscar um led com o Renesas Synergy por Thiago Lima. Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Deixe um comentário