Programando Cortex-M com a IDE free CoIDE CooCox

coide coocox

Sem dúvida boas ferramentas de desenvolvimento são uma das bases para se criar códigos e produtos de qualidade, se você acompanha o mercado de microcontroladores nos últimos anos deve ter visto a vasta gama de opções disponíveis para cada família e fabricante de chips. Embora as ferramentas de software proprietárias sejam uma das mais confiáveis, podemos encontrar algumas opções que agregam qualidade e baixo custo ou até mesmo custo zero. Um bom exemplo de IDE free de qualidade é a do site CoIDE CooCox .

CoIDE CooCox

O CoIDE é baseado no ambiente Eclipse e conta com constantes atualizações, aproximadamente no período de um a dois meses uma atualização é disponibilizada, inclusive a última versão até a data de edição deste artigo é a 1.7.5.

CoIDE
CooCox CoIDE

 Entre as características do CoIDE que chamam a atenção estão:

  • A CoIDE é gratuita e livre de limites de código.
  • Enorme facilidade de se criar, compilar e debugar as aplicações.
  • IDE Simples e prática baseado no já conhecido sistema Eclipse.
  • Trabalha com vários fabricantes de chips ARM Cortex (Atmel, TI, NXP, ST, Freescale, Nuvoton, Holtek, Energy Micro).
  • Utiliza o GCC ARM como compilador e suporta vários hardwares de debug.
  • Help do site muito abrangente.

O site do CooCox é bem organizado e para baixar os aplicativos basta realizar um breve cadastro.

Além do CoIDE o pacote CooCox traz ainda outras ferramentas muito interessantes:

CoFlash

CoFlash

O CoFlash é um software stand alone para programação Flash de chips de vários fabricantes seguindo a mesma filosofia, simples e funcional.

 É possível trabalhar com vários adaptadores de gravação e permite que o usuário adicione mais dispositivos de forma customizada, suporta arquivos .bin e .elf.

CoSmart

CoSmart é uma ferramenta inteligente de configuração de pinos e geração de código que automatiza a criação de grande parte do código de forma visual.

CoSmart

CoAssistant

O CoAssistant é uma assistente de registradores de chip ARM Cortex, funciona on-line através do navegador web, por esse motivo não é disponível para download.

CoAssistant

CoOS

A família CooCox é tão completa que ainda possui o seu próprio RTOS (Sistema Operacional em Tempo Real), que possui características muito interessantes pois pode trabalhar dentro do CoIDE facilitando a implementação nos chips suportados pela IDE.

No site encontramos outras novidades, como a CoX que é uma interface de periféricos e uma ótima biblioteca de drivers e códigos fonte, além disso é possível encontrar placas de desenvolvimento e o Debugador oficial do CooCox.

Com certeza vale apena uma visita no site.

Como tudo não são somente boas notícias CoIDE somente está disponível para Windows, o que é uma pena pra quem utiliza o Ubuntu, além disso por tornar a interface muito simples o usuário avançado pode sentir falta de uma maior liberdade na criação de seus firmwares, mas nada que não possa ser resolvido.

Exemplo Prático com a STM32F4Discovery.

Para Iniciar a escovação de bits precisamos das seguinte ferramentas.

  1. Baixar e instalar o CoIDE do Coocox.
  2. Instalar o compilador GCC ARM Embedded.                                                                                                          
  3. Instalar o driver USB  ST-Link/V2 da placa STM32F4Discovery.
STM32F4-DISCOVERY_1

Repare que todos os programas da família são gerenciados pelo CoCenter, o que facilita a atualização e o gerenciamento dos mesmos.  

CoCenter

O próximo passo é configurar a entrada do compilador na CoIDE.

 Para isso vá em Project >Select Toolchain Path e encontre a pasta bin onde o GCC foi instalado como:

C:\Program Files (x86)\GNU Tools ARM Embedded\4.7 2013q2\bin

Agora podemos criar um novo projeto utilizando todos os recursos da CoIDE, logo no inicio o repositório é aberto, neste ponto temos algo bem interessante pois quando adicionamos um periférico todas as dependências são adicionadas automaticamente ao projeto, por exemplo basta marcar a opção GPIO que automaticamente o CMSIS e o Controle de Clock (RCC) serão adicionados. Em seguida  é só abrir o main.c na aba Project.

Não esqueça de selecionar o hardware de debugger em View>Configuration>Debugger que nesse caso será o ST-link.

Debugger_Conf

Depois de escrever o código fonte é hora de compilar a aplicação através da função Build em Project>Build. A CoIDE disponibiliza vários códigos de exemplo para os mais diversos modelos de microcontroladores, o acesso a biblioteca de exemplos é feita pela própria IDE pela aba Components.

Se as bibliotecas carregadas e o código forem compilados com sucesso o compilador irá retornar  informações como no exemplo abaixo.

Mensagem Build

O tamanho do código gerado dado em bytes pode de ser obtido pela leitura dos seguintes valores:

Memória Flash = text + data.

Memória RAM = data + bss.

Sem dúvida a família de softwares CooCox compreendem itens que não podem faltar no PC de qualquer desenvolvedor de sistemas embarcados. Com constantes atualizações e uma crescente comunidade espalhada ao redor do mundo, podemos esperar cada vez mais dessa grande ferramenta.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Software » Programando Cortex-M com a IDE free CoIDE CooCox
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
5 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Sebastião Eduardo
Sebastião Eduardo
01/12/2018 19:27

gostei muito das suas artes em programação, eu venho garimpado para aprender programação, ja faço alguma coisa bem pouca mas muito pouca, não chego nem na sola do chinelo de vocês em programação, mas venho garimpado e aprendendo com as informações deixada por todos os programadores que deichão uma informação, obrigada e um abraço ok!!!!!!!!

Matheus Quick
Matheus Quick
12/03/2017 17:47

bom artigo.

Pedro Minatel
Pedro Minatel
15/10/2013 11:58

Já utilizo a IDE há algum tempo para projetos pessoais. Tem algumas restrições na customização da IDE e a ausência do instalador de plugins, de resto é uma excelente ferramenta. Vale a pena instalar!

Carlos Márcio Freitas
Carlos Márcio Freitas
Reply to  Pedro Minatel
16/10/2013 17:02

Olá Pedro, é bom saber que você utiliza a CoIDE.

A CoIDE tem como objetivo simplicidade e praticidade, por esse motivo muitas funções nativas do Eclipse estão ausentes, tornando-a ideal para iniciantes e funcional para experts, existem outras IDE's gratuitas para desenvolvimento ARM Cortex como o Code Blocks, e o próprio Eclipse, mas como você acho a CoIDE uma excelente ferramenta. Além disso os softwares de apoio também são muito bons como o CoFlash e o CoOS.

Obrigado pelo comentário.

trackback
26/07/2014 09:48

[…] Ótimo artigo sobre o uso da IDE CooCox em apli­cações baseadas em micro­con­tro­ladores Cortex-M.Pro­gra­mando Cortex-M com a IDE Free CooCox […]

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

Soluções inteligentes para acionamento de MOSFETs/IGBTs com família STDRIVE

Data: 08/10 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link