Código de cores de indutores

Os indutores eletrônicos são componentes capazes de armazenar energia elétrica em forma de campos eletromagnéticos e com isso gerar trabalhos como a comutação de contatos elétricos por parte dos relés e contatores, a rotação de motores elétricos, a indução de tensão por parte dos transformadores elevadores de potencial, abaixadores e isoladores, autotransformadores, assim como os trafos de corrente e de instrumentação.

 

cores de indutores

 

Muitas pessoas conhecem estes equipamentos e dispositivos como indutores, mas poucas sabem que assim como estes, muitos indutores são aplicados em placas eletrônicas para aplicações como filtros de frequência que podem ser utilizados como sistemas receptores de rádio, assim como eliminadores de frequência parasitas e ruidosas em diversos circuitos eletrônicos, chamados de filtros ativos e passivos. Outras aplicações corriqueiras dos indutores são os circuitos eletrônicos conversores CC-CC Buck, os quais regulam a tensão de entrada para um valor menor em sua saída, e também os reguladores Boost que conseguem através de chaveamento e estabilização aumentar o valor da tensão da saída da fonte em relação à diferença de potencial da entrada de tensão.

 

cores de indutores

 

Conhecendo algumas das aplicações dos indutores eletrônicos, é importante saber que um dos modelos aplicados em placas eletrônicas possui um código de cores que fará com que o usuário interprete o valor nominal de indutância do indutor, todavia o valor interpretado pelas cores não saíra na unidade de Henry, a qual é padrão para medição de indutância, será dado em micro Henry (µH). Veja agora uma tabela que definirá a interpretação do código de cores de indutores a partir do aplicativo Electrodroid.

 

cores de indutores

A primeira e a segunda cor da esquerda para a direita, significam os dois primeiros dígitos do indutor. Por exemplo, na imagem o indutor possui a primeira cor amarela (4) e a segunda cor violeta (7), logo formando o número 47, a terceira cor assim como nos resistores eletrônicos determina o fator multiplicativo, neste caso a cor vermelha (2) adicionará 2 zeros ao número, formando um total de 4700 µH, o que significa 4,7 mH. A última faixa significa a tolerância para mais e para menos na indutância do indutor. Neste caso o indutor possui a faixa marrom no final, que significa +- 1% de tolerância, então o valor completo fica da seguinte maneira: 4,7 mH +-1%.

 

Abaixo segue uma tabela mais detalhada e rica em conteúdo sobre como interpretar o código de cores de indutores:

Guia de cores de indutores

Quer saber mais sobre o código de cores de indutores e também a como usar o aplicativo Electrodroid para aprender mais e gratuitamente sobre o mundo da eletrônica? Não perca a vídeo aula abaixo feita pelo Canal Eletrônica Fácil através do Professor Rodolpho Chrispim de Oliveira.

 

 

Aproveite e se inscreva no canal Eletrônica Fácil e fique por dentro de todos os assuntos do mundo da eletroeletrônica. Link para conhecer o canal Eletrônica Fácil e inscrever-se gratuitamente: https://goo.gl/2vGaCw .

 

Venha fazer parte desta família que em breve terá mais de 100.000 pessoas que lutam pela melhoria da educação do Brasil e do mundo, não fique fora dessa pois juntos somos mais fortes.

 

Um forte abraço e tudo de bom.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Rodolpho Chrispim de Oliveira
Tecnólogo em Automação Industrial com experiência no desenvolvimento de placas eletrônicas e projetos eletrônicos com microcontroladores para diversas soluções. Atua no ensino técnico de eletroeletrônica e programação e é criador do canal do Youtube Eletrônica Fácil, onde atualmente possui 70.000 Inscritos e mais de 300 vídeo aulas sobre as diversas áreas do mundo da eletroeletrônica. Interessado em inovar na área de aprendizado técnico através de vídeo aulas com didática simples e com foco no aprendizado de todas as pessoas interessadas em evoluir profissionalmente. Sua meta é empreender e inovar com foco na evolução técnica do mundo da eletroeletrônica e automação.Canal no Youtube: www.youtube.com/eletronicafacil Site Oficial: www.eletronicafacil.net Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rodolpho-chrispim-de-oliveira-7ab2b231/

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar