Intel IoT Roadshow 2015 - Cobertura

Intel IoT

Nos dias 19 e 20 de Junho(2015), aconteceu em São Paulo a edição brasileira do Intel IoT Roadshow 2015, um evento organizado pela Intel com o propósito de incentivar a comunidade a criar soluções inovadoras utilizando os kits de desenvolvimento Intel com suporte para soluções em IoT. Este ano o kit de desenvolvimento alvo do evento foi o Intel Edison.

 

O evento contou com a participação de 120 makers, nerds, desenvolvedores e entusiastas da área. Cada participante ganhou um Intel Edsion (com Breakout Arduino), um kit de sensores para criarem seus projetos e ainda uma camiseta do evento.

 

 Kit Intel IoT Roadshow 2015
Figura 1 - Kit Intel IoT Roadshow 2015

 

Os 120 participantes foram selecionados, dentre as muitas inscrições que foram realizadas para o evento. Os principais contribuidores da comunidade maker do Brasil estavam presentes além de muitos profissionais da área, elevando assim a qualidade do evento.

 

-intel-iot-roadshow-participantes
Figura 2 - Galera presente no evento

 

Na abertura, foram apresentadas algumas palestras para auxilio dos participantes durante o evento. Jomar Silva apresentou os detalhes da Intel Edison, assim como indicou a documentação de referência e exemplos das comunidade. Diego Sueiro apresentou os detalhes do desenvolvimento com Linux para a Intel Edison e deixou como material de referência para os participantes, o artigo: Intel Edison Linux - Dicas e Truques.

 

intel-iot-roadshow-Abertura: Palestra de Diego Sueiro do Embarcados
Figura 3 - Abertura: Palestra de Diego Sueiro do Embarcados

 

O evento também contou com o apoio da Microsoft e Amazon que ofereceram vouchers para uso de suas plataformas de Cloud, possibilitando a conexão dos projetos a nuvem.

 

 

Desenvolvimento de Projetos no Intel IoT Roadshow

 

Após a definição dos projetos, os participantes começaram a trabalhar em grupos para o desenvolvimento de suas ideias. O objetivo era ter o projeto funcionando até as 15:00 do sabado (20), para que os projetos fossem filmados.

 

Durante o desenvolvimento, notou-se a participação e interação entre as esquipes em um ambiente colaborativo e de união. Os desenvolvedores com mais experiência e com maior domínio, estavam dispostos a ajudar e compartilhar o conhecimento. Já os iniciantes, estavam com vontade em aprender e motivados a finalizar seus projetos dentro do prazo.

 

intel-iot-roadshow-desenvolvimento
Figura 4 - Desenvolvimento dos projetos no Intel Iot Roadshow

 

O Embarcados esteve presente, participando do desenvolvimento de um dos projetos, o monitoraAKI. Foram utilizados diversas tecnologias e logo teremos alguns tutoriais para compatilhar a experiência com nossos leitores.

 

-intel-iot-roadshow
Figura 5 - Projeto monitorAKI - Embarcados

 

No final, os projetos foram filmados para apresentação a comunidade, em breve no site da Intel. Os participantes estavam felizes com os resultados e muitos pretendem dar continuídade aos seus projetos, mesmo depois do evento.

 

intel-iot-roadshow-apresentação
Figura 6 - Apresentação e filmagem dos projetos no final do Intel IoT Roadshow

 

A Intel está de parabéns pela organização e qualidade do evento. E acreditamos que a comunidade maker do Brasil ficará mais fortalecida e muitos frutos serão colhidos, após o Intel IoT Roadshow Brasil. What will you make?

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

4
Deixe um comentário

avatar
 
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
phfbertoletiVidal Pereira da Silva JuniorAndre TenorioVisão Computacional + OpenCV + Intel Edison - André C. Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
trackback
Visão Computacional + OpenCV + Intel Edison - André C.

[…] o 1° IoT RoadShow 2015 da Intel em São Paulo, participei com a equipe do Embarcados na realização do projeto […]

phfbertoleti
Visitante
phfbertoleti

Evento muito bom!

Vidal Pereira da Silva Junior
Membro
Vidal Pereira da Silva Junior

Realmente fabuloso. Parabéns a Intel e aos organizadores.

Andre Tenorio
Membro
Andre Tenorio

show de bola!