Intel IoT Roadshow 2015 - Cobertura

Intel IoT

Nos dias 19 e 20 de Junho(2015), aconteceu em São Paulo a edição brasileira do Intel IoT Roadshow 2015, um evento organizado pela Intel com o propósito de incentivar a comunidade a criar soluções inovadoras utilizando os kits de desenvolvimento Intel com suporte para soluções em IoT. Este ano o kit de desenvolvimento alvo do evento foi o Intel Edison.

 

O evento contou com a participação de 120 makers, nerds, desenvolvedores e entusiastas da área. Cada participante ganhou um Intel Edsion (com Breakout Arduino), um kit de sensores para criarem seus projetos e ainda uma camiseta do evento.

 

 Kit Intel IoT Roadshow 2015
Figura 1 - Kit Intel IoT Roadshow 2015

 

Os 120 participantes foram selecionados, dentre as muitas inscrições que foram realizadas para o evento. Os principais contribuidores da comunidade maker do Brasil estavam presentes além de muitos profissionais da área, elevando assim a qualidade do evento.

 

-intel-iot-roadshow-participantes
Figura 2 - Galera presente no evento

 

Na abertura, foram apresentadas algumas palestras para auxilio dos participantes durante o evento. Jomar Silva apresentou os detalhes da Intel Edison, assim como indicou a documentação de referência e exemplos das comunidade. Diego Sueiro apresentou os detalhes do desenvolvimento com Linux para a Intel Edison e deixou como material de referência para os participantes, o artigo: Intel Edison Linux - Dicas e Truques.

 

intel-iot-roadshow-Abertura: Palestra de Diego Sueiro do Embarcados
Figura 3 - Abertura: Palestra de Diego Sueiro do Embarcados

 

O evento também contou com o apoio da Microsoft e Amazon que ofereceram vouchers para uso de suas plataformas de Cloud, possibilitando a conexão dos projetos a nuvem.

 

 

Desenvolvimento de Projetos no Intel IoT Roadshow

 

Após a definição dos projetos, os participantes começaram a trabalhar em grupos para o desenvolvimento de suas ideias. O objetivo era ter o projeto funcionando até as 15:00 do sabado (20), para que os projetos fossem filmados.

 

Durante o desenvolvimento, notou-se a participação e interação entre as esquipes em um ambiente colaborativo e de união. Os desenvolvedores com mais experiência e com maior domínio, estavam dispostos a ajudar e compartilhar o conhecimento. Já os iniciantes, estavam com vontade em aprender e motivados a finalizar seus projetos dentro do prazo.

 

intel-iot-roadshow-desenvolvimento
Figura 4 - Desenvolvimento dos projetos no Intel Iot Roadshow

 

O Embarcados esteve presente, participando do desenvolvimento de um dos projetos, o monitoraAKI. Foram utilizados diversas tecnologias e logo teremos alguns tutoriais para compatilhar a experiência com nossos leitores.

 

-intel-iot-roadshow
Figura 5 - Projeto monitorAKI - Embarcados

 

No final, os projetos foram filmados para apresentação a comunidade, em breve no site da Intel. Os participantes estavam felizes com os resultados e muitos pretendem dar continuídade aos seus projetos, mesmo depois do evento.

 

intel-iot-roadshow-apresentação
Figura 6 - Apresentação e filmagem dos projetos no final do Intel IoT Roadshow

 

A Intel está de parabéns pela organização e qualidade do evento. E acreditamos que a comunidade maker do Brasil ficará mais fortalecida e muitos frutos serão colhidos, após o Intel IoT Roadshow Brasil. What will you make?

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Também atuou no ensino técnico de eletrônica e programação. Hoje é responsável pelo operacional do Embarcados, onde trabalha para levar conteúdo de eletrônica, programa de sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Entusiastas do movimento maker, DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e sistemas Embarcados, além de projetos open hardware. Realiza palestras e workshops onde leva conhecimento para as pessoas de forma presencial.

4
Deixe um comentário

avatar
 
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
phfbertoletiVidal Pereira da Silva JuniorAndre TenorioVisão Computacional + OpenCV + Intel Edison - André C. Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
trackback
Visão Computacional + OpenCV + Intel Edison - André C.

[…] o 1° IoT RoadShow 2015 da Intel em São Paulo, participei com a equipe do Embarcados na realização do projeto […]

phfbertoleti
Visitante
phfbertoleti

Evento muito bom!

Vidal Pereira da Silva Junior
Membro
Vidal Pereira da Silva Junior

Realmente fabuloso. Parabéns a Intel e aos organizadores.

Andre Tenorio
Membro
Andre Tenorio

show de bola!