Cmder – A melhor linha de comandos para Windows

Cmder é um pacote de software criado por pura frustração com a ausência de bons emuladores de console no Windows. Confira!

Quem é usuário do Windows 10 sabe que o Prompt de Comando não amigável e muito menos apresentável. Existem as dificuldades em copiar e colar e outras mais. Também atualmente desenvolvedores embarcados ou makers, permeiam nas multiplataformas como Windows e Linux, então, quero apresentar um pacote de software que dará um “up” para a linha de comando, me refiro ao “Cmder” (https://cmder.net).

Conhecendo o Cmder

Cmder é um pacote de software criado por pura frustração com a ausência de bons emuladores de console no Windows. É baseado em um software incrível e apimentado com o esquema de cores Monokai e um layout de prompt personalizado, parecendo atrativo desde o início.

Cmder
Figura 1 – Cmder

Com o Cmder você terá todas as facilidades de copiar e colar, e também poderá usar os comandos do Prompt de Comando do Windows ou do seu compatível Linux, é isso mesmo! Tudo na mesma janela de comando, portanto, use o que for mais familiar.

Instalação do Cmder

Para baixar o Cmder, vamos utilizar o Chocolatey, software já visto em um artigo aqui no Embarcados, então, se não conhece, basta conferir porque é muito simples e facilita a instalação.

Conforme ilustrado na figura 2, abra o Prompt de Comando do Windows 10, como administrador, para instalarmos o Cmder, através do Chocolatey. Na janela do Prompt de Comando digite “choco install Cmder”, conforme mostrado a seguir:

2 3
Figura 2 – Abrir Prompt de Comando como administrador

A versão full do Cmder foi instalada, então, todos os recursos citados estão disponíveis na linha de comando. Feche a seção atual do Prompt de Comando e abra uma nova seção, mesmo sem acesso de administrador, para localizarmos o executável do Cmder, sendo assim, criaremos um atalho ou fixarei na barra de tarefas do Windows.

Depois que o atalho ao Cmder foi criado, então, feche a janela do Prompt de Comando, e abra o Cmder através do atalho. Finalmente temos a janela do Cmder disponibilizada para uso, conforme ilustrado na figura 3.

Cmder
Figura 3 – A janela do Cmder

Veja que temos algo mais apresentável, não é mesmo? Vamos experimentar alguns comandos Windows e seu similar Linux, como por exemplo:

1) dir e ls (figura 4 e 5);

2) cls e clear (entre os comandos dir e ls, utilize cls e clear para limpar a janela);

3) type e cat (figura 6).

Cmder
Figura 4 – Comando dir

5 2
Figura 5 – Comando ls

6 1
Figura 6 – Comandos type e cat

Agora é praticar e descobrir novos horizontes com o Cmder.

Saiba mais

Chocolatey – gerenciamento de software para Windows

Comandos Básicos no Terminal Linux

Ambiente de integração contínua com Makefile e Git

Nasci em 1969 na cidade de Campinas, São Paulo. Sou apaixonado por eletrônica, programação e outros assuntos relacionados. Sou técnico em eletrônica e engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica. Um dos meus hobby é estudar eletrônica, LTSpice, MCU (Arduino, STM32 e outros). Tento acompanhar a evolução tecnológica, que é um desafio. Com o EMBARCADOS espero continuar aprendendo e também compartilharei informações.
ismael.lopes.br@hotmail.com
https://github.com/IsmaelLopesSilva

Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
akasarto
akasarto
25/01/2021 22:29

O novo terminal pode ser uma boa opção no windows 10, também:
https://github.com/microsoft/terminal

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H