Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

Solidrun ClearFog – Single Board Computer para Nertworking e Telecom

ClearFog

A Solidun acertou em cheio ao lançar uma Single Board Computer modular (placa base + computador em módulo) para o mercado de networking e telecomunicações. Equipado com um processador Marvell ARMADA, aplicações como Gateways para IoT e provedores de internet, NAS (Network Attached Storage), pontos de acesso corporativos etc, podem ser desenvolvidas através da ClearFog mais rapidamente e em alguns casos podem até reduzir custos de desenvolvimento, produção e comercialização.

Para quem já atuou no desenvolvimento de soluções embarcadas para o mercado de telecom, sabe que existem poucas opções de processadores assim como computadores em módulo focadas para esses nichos. Não deixa de ser uma perda de recursos empregar processadores com aceleradores gráficos e de multimídia em aplicações que não os usam e por vezes temos que adicionar componentes externos para estender interfaces de comunicação de baixas e altas velocidades.

Na figura 1 podemos entender o conceito de Single Board Computer modular, onde com a mesma placa base podemos aplicar diferentes computadores em módulo com diferentes recursos.

Figura 1 – ClearFog, uma Single Board Computer modular.

Computadores em Módulo Solidrun MicroSoM A38x para a ClearFog

Atualmente existem duas variações disponíveis que contam com um processador Marvell ARMADA com ARM Cortex-A9 (single e dual core de 1.3 a 1.6 GHz).

Figura 2 – MicroSoM A38x, o computador em módulo para a ClearFog

Confira a baixo a tabela comparativa:

[table id=66 /]

Mais detalhes sobre a família Marvell ARMADA 38X podem ser encontrados no site do fabricante do SoC bem da MicroSoM A38x no site da Solidrun. A versão MicroSoM A380 estará disponível em breve.

Solidrun ClearFog – Single Board Computer (SBC)

Assim como os computadores em módulo, são oferecidas duas opções de placa base: ClearFog Base e Pro, com características bastante interessantes para as aplicações citadas anteriormente. Confira a tabela comparativa abaixo:

[table id=67 /]

Os esquemáticos da ClearFog estão diponíveis para download. A versão Base estará disponível em breve.

A figura 3 traz um diagrama de blocos ilustrando as principais características da placa.

Figura 3 – Diagrama de blocos da ClearFog Pro

Nas figuras 4 e 5 podemos visualizar as conexões da placa.

Figura 4 – CleaFog Pro conexões
Figura 5 – CleaFog Pro conexões

Suporte ao Desenvolvimento

A fabricante da solução disponibiliza uma wiki com diversas informações técnicas e guias para auxiliar o desenvolvimento.

O repositório do linux kernel e u-boot estão disponíveis. Diversas distribuições (Arch Linux, Buildroot, Debian, OpenWRT e Yocto) são suportadas. Ao que parece a wiki está em constante atualização, visto que alguns tutoriais ainda não estão disponíveis.

Onde Comprar

As placas podem ser adquiridas diretamente pela loja online da empresa.

No próximo artigo veremos como utilizar o Yocto Project para gerar distribuições Linux embarcado customizadas para esta plataforma.