Circuito para desligamento automático: Auto power off

Este artigo traz um circuito bem simples para desligar automaticamente a alimentação de um circuito, permitindo, assim, a  redução de consumo de energia quando o mesmo não é utilizado.

 

Por exemplo, você possui um dispositivo que precisa ser ligado por um tempo, mas se ficar sem estimulo durante um determinado período é interessante desligá-lo para economizar energia. Com o circuito exibido a seguir é possível que um dispositivo eletrônico possa desligar a sua própria alimentação, ou seja, um auto power off.

 

 

Circuito de Auto Power Off

 

Auto power off
Figura 1 - Circuito de auto power off

 

O transistor Q1, um MOSFET de canal P,  deve ser dimensionado conforme a corrente consumida pelo circuito a ser alimentado. Para ativar a alimentação do circuito é necessário um pulso na chave S1 (que pode ser mecânica ou eletrônica), dessa forma o transistor Q1 passa a conduzir e quando a chave S1 for aberta o transistor Q2, um MOSFET de canal N, manterá Q1 em condução. Para desligar a alimentação deve-se colocar nível alto na base de Q3, dessa forma Q3 entrará em condução, colocando Q2 em corte e consequentemente abrindo Q1. O capacitor C1 matém Q3 em condução garantindo que a alimentação seja desligada.

 

 

Aprenda mais

 

A história do primeiro Transistor

Domine o transistor de junção bipolar

Domine o Transistor de Efeito de Campo

Aprenda sobre o transistor Darlington e IGBT

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

1
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Johny Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Johny
Visitante
Johny

Qual a função do R3?