Conheça o circuito integrado 555

555

O circuito integrado 555 é um dos CIs mais utilizados pela indústria, devido à sua versatilidade. Quando o projeto necessita de temporização ou um circuito oscilador, o 555 pode ser a escolha certa.

Esse circuito integrado foi criado nos anos 70 e até hoje continua sendo produzido. Possui 8 pinos, conforme exibido na figura 1, e o seu circuito interno é exibido na figura 2.

555-pinagem
Figura 1 – Pinagem do CI 555 em encapsulamento DIP

Dependendo da forma de montagem, ele pode trabalhar em 3 modos: 

  • Modo monoestável: funciona como um disparador podendo ser utilizado como temporizador, detector de pulsos, etc;
  • Modo astável: funciona como um oscilador, podendo ser utilizado para gerar pulsos para uma aplicação, alarmes, piscar leds, etc;
  • Modo biestável:  funciona como um flip-flop. Nesse modo podem ser criados interruptores imunes a ruído e aplicações que necessitem ligar ou desligar equipamentos.
555-circuito-interno
Figura 2 – Circuito simplificado do CI 555

Para facilita o aprendizado do circuito integrado 555, a seguir são apresentadas 2 aulas, desenvolvidas por Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube, que abordam detalhadamente o 555 como funciona o circuito integrado 555 e como utilizá-lo.

Circuito integrado 555 em operação monoestável (timer)

Nesse vídeo é apresentado de forma fácil e ilustrativa como funciona o circuito integrado 555 em sua operação monoestável, atuando como temporizador.

Aprenda a projetar um timer

Nesse vídeo é apresentado  como projetar um timer para aplicações práticas, desde o cálculo dos componentes até os testes em laboratório. 

Para mais vídeos sobre o assunto, acesso o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o fórum e deixe sua pergunta.

Imagem de destaque: wikipedia

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
João Jackson Batista Braga
João Jackson Batista Braga
24/05/2017 20:07

Trago comigo um fato na minha carreira profissional que foi muito, vamos dizer, engraçada. Trabalhei em uma indústria de Semicondutores aqui no Brasil (pode acreditar) a S!D Microeletrônica em que um dos seus produtos era este, o famoso 555. Fabricávamos este produto e vendíamos muito, mas ele apresentava um defeito que somente a engenharia sabia, quando o componente era configurado como oscilador para trabalhar na frequência de 17kHz ele entrava em HALT, ou seja parava de oscilar. Diversos engenheiros da empresa se empenhava para solucionar o problema, mas todo esforço era em vão e não se achava a causa do… Leia mais »

Talvez você goste:

Séries

Menu