Chocolatey – gerenciamento de software para Windows

Chocolatey

Quem é usuário ou desenvolvedor Linux gosta da facilidade para instalar novos pacotes de software. Apesar que na maioria das vezes são comandos no prompt do sistema operacional, mas, é muito prático. Por outro lado, para os usuários do Windows a maioria das vezes é frustrante, nada fácil, não é mesmo? Para mudar esse cenário temos o Chocolatey!

Figura 1 – Logo

Todo o conteúdo desse artigo foi extraído da página Web “https://chocolatey.org”.

Mas o que é o Chocolatey?

Chocolatey é uma solução de gerenciamento de software que lhe dá a liberdade de criar um pacote de software simples e implantá-lo em qualquer lugar com o Windows usando qualquer uma de suas ferramentas familiares de configuração ou gerenciamento de sistema.

Se você já usou yum, apt, pacman ou qualquer gerenciador de pacotes no Linux ou Homebrew em um Mac, você já sabe o que é Chocolatey. Chocolatey é o gerenciador de pacotes do Windows, da mesma forma que o RPM é um gerenciador de pacotes para Linux.

Projetado para ser simples de usar, ele fornece um conjunto de recursos poderosos que se adaptam à sua infraestrutura existente e futura. Força e flexibilidade em um produto simples, que é o Chocolatey, portanto, quer você seja um indivíduo, uma pequena organização ou uma grande empresa, a Chocolatey fornece os recursos para ser capaz de gerenciar o seu software Windows de forma simples, economizando tempo e recursos. O Chocolatey é rápido e fácil – você pode começar a usar o código aberto gratuitamente.

Instalação do Chocolatey

A figura 2 ilustra como localizar o Prompt de Comando do Windows 10, e também como executar como administrador.

Figura 2 – Localizando o prompt no Windows

No prompt do DOS do Windows 10, como administrador, execute o seguinte comando:

A figura 3 ilustra o Prompt de Comando, com o comando completo para instalar o Chocolatey.

Figura 3 – Prompt de Comando para instalação

Após a instalação digite no Prompt de Comando “choco” + [ENTER], e o resultado é a versão instalada, portanto, Chocolatey instalado.

Na página Web do Chocolatey (https://chocolatey.org/packages) encontre os possíveis pacotes de instalação disponíveis. Por exemplo, suponha que eu queira instalar o Mozilla Firefox, então, na ferramenta de pesquisa, página de pesquisa de pacotes digite “Firefox” e clique em pesquisar. O resultado é ilustrado na figura 4, e observe que a linha de comando é mostrada. Agora é abrir uma janela do Prompt de Comando, como administrador, e rodar o seguinte comando, e pronto! O Mozilla Firefox será instalado. Como citado no início do artigo, agora ficou bem mais fácil.

C:\> choco install firefox

Figura 4 – Pesquisando um pacote de instalação