CHIP – O primeiro computador de 9 dólares

CHIP, o primeiro computador de 9 dólares, é um projeto da empresa Next Thing Co. dentro do Kickstarter. Tem o PocketCHIP também, uma versão portátil. Veja!
CHIP

Para quem estava acostumado em dizer que o mini-PC mais barato do mercado era a Raspberry Pi, vai ter que mudar seu discurso logo. Um projeto no Kickstarter, CHIP, da empresa Next Thing Co., promete derrubar essa afirmativa e se tornar a placa com o menor custo, de apenas $9 (dólares)!!

Uma versão com tela touchscreen de 4,3″, teclado Full Super-Clicky QWERTY, bateria de 3.000 mAH (autonomia de 5 horas) e um case compacto, chamada PocketC.H.I.P., também vai ser lançada, com o preço de $49. Veja abaixo:

Pocket CHIP.
Figura 1 – Pocket CHIP.

Um dos objetivos dessa placa é torná-la acessível e de fácil uso para a comunidade. Para isso, tanto a CHIP quanto a PocketCHIP, nascem Open Source. Todos arquivos de design de hardware (esquemático), layout PCB e lista de materiais serão livres para a comunidade fazer download, usar e modificar. Isso será feito após a campanha do Kickstarter terminar.

Quer ajudar no desenvolvimento da CHIP ou PocketCHIP? Você pode ser um backer nível Kernel Hacker, obtendo um dos primeiros 1.000 protótipos alpha dessa placa, que vão ficar prontos em Setembro.

CHIP e PocketCHIP Open-Source.
Figura 2 – CHIP Open-Source.

Especificações da CHIP

Resumo das especificações da CHIP.
Figura 3 – Resumo das especificações da CHIP.
  • SoC – Allwinner R8 Cortex A8 processor @ 1 GHz com GPU Mali-400 (Compatível com Allwinner A13);
  • 512 MB DDR3 RAM;
  • 4 GB Flash NAND;
  • Módulo Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 4.0;
  • Saída de vídeo 3,5 mm jack para vídeo composto e áudio (para uso de HDMI e VGA somente com adaptadores);
  • 1 porta USB Host, 1 porta micro USB OTG;
  • Dois conectores de expansão de GPIO;
  • Alimentação de 5V via porta micro USB OTG ou bateria;
  • Dimensões de 60 x 40 mm.

Um detalhe que deve ser considerado é a saída de vídeo da placa. Como ela possui somente uma saída de vídeo composto, é necessário adquirir uma placa adaptadora, como na Figura 1, para usar saída VGA ou HDMI.

CHIP: Adaptadores de vídeo
Figura 4 – Adaptadores de vídeo VGA e HDMI para a placa CHIP.

Uma dica muito importante para aqueles que desejam usar a CHIP em produtos, é que essa placa já possui um circuito integrado responsável pela alimentação por bateria. É somente ligar uma bateria de 3,7V LiPo e pronto! Veja a Figura 5.

Ligação da bateria na CHIP.
Figura 5 – Ligação da bateria na CHIP.

Algumas placas concorrentes da CHIP

Quando a CHIP fica pronta?

Planejamento da CHIP.
Figura 6 – Planejamento da CHIP.

Resumindo:

  • Setembro para Kernel Hacker backers;
  • Dezembro para C.H.I.P. backers e;
  • Começo de 2016 para todos.

A CHIP vai rodar o que?

A distribuição original é customizada, baseada em Debian. O kernel mainline Linux já suporta essa plaquinha, o que quer dizer que não são necessários patches!

Vídeo

Engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica e pós-graduado em Engenharia de Software. Comecei um mestrado, mas o interrompi. Especialista na área de sistemas embarcados, com mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de firmware (sistemas baremetal e baseados em RTOS) e Linux Embarcado. Atualmente sou administrador do site Embarcados, trabalho num fabricante de Set-Top Box e atuo como consultor/desenvolvedor na área de sistemas embarcados.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H