Campus Party Bahia 2 – Construindo hardware para criptografia

Campus Party Bahia 2 - Construindo hardware para criptografia
Durante a Campus Party Bahia 2, realizada de 17 a 20 de Abril de 2018, aconteceu uma palestra sobre como construir hardware para criptografia. Luckas Faria conduziu essa palestra sobre hardware.
 
Luckas começou a palestra falando sobre os custos e viabilidade de soluções para hardware criptográfico. Fez uma breve comparação de arquiteturas e performance para realizar operações relacionadas à criptografia segura, como troca de chave segura. Mostrou a definição de FPGA, um hardware dedicado que, através de uma linguagem específica, possibilita descrever um hardware que é sintetizado e, a partir dessa síntese, “criado” um hardware dedicado, conforme o projeto desenvolvido.
 

Luckas mostra uma comparação de performance de processamento de curvas elípticas e genéricas feitas com CPU e com FPGA, em um circuito dedicado para processamento criptográfico. Nesta comparação, a performance do circuito feito com hardware dedicado em um FPGA é bem superior ao do uso da CPU. Apesar do custo mais elevado de um FPGA em uma solução, pode compensar quando forem considerados os custos relacionados ao tempo bem superior utilizado em processamento sem o hardware dedicado. Ele também apresenta as grandes marcas fabricantes de FPGA, Altera e XILINX e mostra algumas placas de avaliação para desenvolvimento de soluções em hardware com Altera e XILINX.


Luckas cita sobre núcleos paralelizados, o que aumentaria bastante o desempenho de processamento de trabalhos com criptografia.

 

Mais adiante, Luckas se aprofunda em explicar mais sobre criptografia. Ele cita os tipos de criptografias simétricas e assimétricas, explicando como elas funcionam, de forma didática, citando exemplos de uso e listando vantagens e desvantagens de cada método. Entre os exemplos de criptografia assimétricas, Luckas destaca Diffie-Hellmann, RSA, Curvas Elípticas Criptográficas e Pós-Quântica. Fala também brevemente sobre Corpo e Design modular. Fala também como deve ser uma arquitetura de alto nível para um co-processador criptográfico.

 

E diz finalmente sobre a tendência de se ter arquiteturas híbridas no futuro, com vários cores de processadores e FPGAs em uma mesma pastilha. Finalmente, discute sobre como o projetista deveria desenvolver hardware pensando em formas de como se defender de ataques.

 

Confira o vídeo abaixo sobre a participação de Luckas na Campus Party em Salvador.

 
 

Saiba mais

Segurança da Informação – Criptografia AES

Segurança da informação para IoT

Webinar: Synergy turbinado com o SSP1.4: criptografia elíptica, vídeo pela USB, conectividade LTE CAT-M1

Website | Veja + conteúdo

O Embarcados tem como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu