Brasil na International Robot Sumo Tournament 2017

Sumo

O International Robot-Sumo Tournament é o campeonato mundial de sumô de robôs que ocorre no Japão, organizado pela Fujisoft e apoiado por dezenas de grandes empresas como Symantec, Softbank, DELL, HP, VAIO, Hitachi, Maxon, Fujitsu e muitas outras conhecidas internacionalmente. Países como Letônia, Romênia, Espanha, Turquia, México, Colômbia, Mongólia e Polônia participam dessa competição, que ocorre após o campeonato nacional japonês All Japan Robot-Sumo Tournament.

Aqui no Brasil, a RoboCore organiza o Winter Challenge, um dos maiores eventos mundiais do segmento de robótica e o único evento licenciado no Brasil no ano de 2017. Neste ano, a RoboCore recebeu da organização do campeonato internacional três convites para as categorias de sumô: um para o primeiro lugar da categoria 3 kg autônomo, um para o primeiro lugar do 3 kg rádio controlado, e mais um convite para um robô escolhido pela organização da RoboCore segundo critérios de mérito, através de quesitos de inovação, funcionamento, evolução, agressividade, etc.

Mas como assim sumô de robôs?

Figura 1 Arena Robocore

Os dois robôs a se enfrentar são colocados em cima do dohyō (土俵, arena de sumô em japonês), e “deverão entrar em operação automaticamente em não menos do que cinco segundos após autorização do juiz na categoria autônoma. Na categoria rádio controlado não existe a necessidade de se aguardar os cinco segundos, a partida inicia assim que o juiz indica o início de combate”, como consta no regulamento. Na categoria dos robôs autônomos, o comando inicial normalmente por um sinal infravermelho, porém também pode-se utilizar um comando via Bluetooth ou radiofrequência. Os participantes são aconselhados a sair do perímetro pois os robôs normalmente possuem rampas na parte frontal que são lâminas afiadíssimas, a fim de levantar o adversário e o empurrar pra fora.

Acontece então o empurra-empurra até que um dos robôs fique fora da arena. O dohyō tem 154 cm de diâmetro e é feito de placa de aço, os robôs em geral possuem ímãs de neodímio na parte inferior para se fixarem melhor e não serem empurrado facilmente. Em contrapartida, é exigida uma maior potência dos motores para conseguir se mover e ainda empurrar o adversário. A linha de borda do dohyō é uma faixa circular branca, para ajudar os robôs a se localizarem, os robôs utilizam sensores infravermelhos e fototransistor para identificar a faixa. Sensores ultrassônico ou infravermelho na parte frontal do robô são usadas para avistar o outro robô. Pelas regras da competição, os robôs deverão ter no máximo 20 x 20 cm de largura e comprimento no início da partida, sem limite de altura podendo expandir seu tamanho após o início do combate, o peso não deve ultrapassar 3 kg.

A seguir os três robôs que conseguiram os convites para disputar no Japão.

Stonehenge da ThundeRatz

Figura 2 Stonehenge

O Stonehenge é robô campeão da categoria Sumô Rádio Controlado de 3 kg. Teve sua estreia em 2012, e é o robô mais vitorioso da equipe. Mais informações sobre o robô podem ser encontradas nesse link. Confira a luta final do Stonehenge no campeonato desse ano:

Outras lutas do Stonehenge e de outros robôs você poderá ver no canal do YouTube da equipe. Você também pode conferir as fotos do campeonato no flickr deles.

A equipe está indo atrás de empresas para patrocinar a ida ao Japão. Se você é um empresário e quer ajudá-los, entre em contato com a equipe pela página do facebook.

MetalGarurumon da FEG Robótica

Figura 3 MetalGarurumon

O MetalGarurumon é um robô-sumô autônomo de dois aninhos, e nesse ano ganhou o prêmio de robô revelação no Winter Challenge. Sendo o robô mais agressivo e veloz da equipe, conquistou o terceiro lugar no campeonato. Vocês podem ver o esforço dessa equipe de 7 anos no vídeo abaixo:

A FEG Robótica possui página no facebook, site e Instagram. Atualmente estão procurando por patrocío de empresas, como também fazendo um crowdfunding no catarse para poder arcar com as despesas de ida ao Japão.

Paçoca da KIMAUÁNISSO

Figura 4 Paçoca

O robô de 2 aninhos foi o campeão da categoria autônomo de robô-sumô de 3kg. Extremamente veloz e sagaz, tem experiência nas costas por ter participado no International Robot Sumo do ano passado. A TV Record fez uma matéria com a equipe para o programa Esporte Fantástico, confira neste link. Veja também o vídeo promocional do Winter Challenge XIII feito pelo Instituto Mauá de Tecnologia:

A KIMAUÁNISSO possui página no facebook e está procurando por patrocinadores para custeio de passagem. Se quiser ajudá-los, entre em contato com o prof. Anderson H. Moreira, coordenador da equipe pela página do Facebook.

Agradecimentos

Meus sinceros agradecimentos às equipes, à RoboCore e à assessoria do Instituto Mauá de Tecnologia pelas informações prestadas!

Mais informações (日本語を読める方へ)

[1] Site oficial da competição

[2] Wikipedia – All Japan Robot-Sumo Tournament

[3] Reportagem feita pela equipe da Robocon Magazine e DevicePlus

[4] Reportagem de Miura Kazunori no site Fabcross

Website | Veja + conteúdo

Formado em Engenharia Elétrica na UNESP de Guaratinguetá. Curte animes, seriados, rock, esportes, tecnologia, etc. Um menino prendado.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu