Br.ino – Programar nunca foi tão fácil

Br.ino
Este post faz parte da série Br.ino. Leia também os outros posts da série:

Br.ino é a IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado, do inglês Integrated Development Environment) totalmente em português e compatível com o Arduino. Produzida pela startup brasileira que leva o mesmo nome, o novo ambiente de programação visa tornar o primeiro contato com a programação e com a robótica mais agradável.

Seu principal diferencial é sua linguagem de programação própria, completamente em português. Essa linguagem, na verdade, é uma tradução das palavras-chave da linguagem usada pelo Arduino (wiring) para termos mais intuitivos e claros do idioma brasileiro. Isso facilita o entendimento do algoritmo a ser implementado. Observe:

IDE Arduino
IDE Brino

Figura 1 – IDE Arduino ao lado da IDE Brino – Ambas com código para piscar um LED.

IDE Arduino codigo
IDE Brino Codigo

Figura 2 – Código Arduino ao lado do código Brino – Ambas com código para piscar um LED.

A imagens acima nos permitem comparar o código usado para piscar um LED feito com Br.ino e com a IDE original do Arduino. Perceba que comandos como “Pino.ligar(LED)” são mais intuitivos do que “digitalWrite(LED, HIGH)”. Entender o que está sendo ordenado ao microcontrolador é vital para uma boa compreensão de algoritmos.

A IDE

O ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Br.ino é uma plataforma programada em Python 3 com o framework PyQt5, de código aberto e disponível no GitHub. Seu funcionamento acontece da seguinte maneira: o software salva o algoritmo do usuário em um arquivo de formato .brpp. Depois, o código .brpp é comparado, termo por termo, com uma lista (JSON) de palavras-chave da linguagem Br.ino. Quando compatíveis, os termos em português serão traduzidos para a linguagem original do Arduino. Por fim, a IDE gera um Arquivo de formato .ino, com o algoritmo completamente convertido para wiring. Por isso, o Br.ino também pode ser utilizado como uma IDE alternativa a do Arduino, já que todo código implementado em wiring é compatível com o programa.

Dessa maneira, Br.ino é capaz de utilizar o arduino-builder para a compilação de códigos e, como a substituição se dá termo por termo, palavras reservadas do Arduino não serão afetadas, fato que torna qualquer biblioteca ou projeto desenvolvido para Arduino compatível, também, com o Br.ino.

Pensado não só para o aprendizado, como também para oferecer o máximo de conforto e acessibilidade durante a programação, Br.ino foi projetado por um designer para ter uma paleta de cores agradável aos olhos, que não cansasse a vista após longas horas de trabalho.

Por fim, buscando atingir ainda mais pessoas e democratizar a robótica, de fato, a IDE é completamente gratuita e open source. Você pode acessar o repositório do GitHub clicando aqui.

Instalação

Para instalar o Br.ino, descubra seu sistema operacional, clique aqui e siga os passos abaixo:

br ino instalacao

Nota: em caso de qualquer dificuldade com a instalação, acesse a página de resolução de erros da wiki do projeto (clique aqui) ou entre em contato por meio do e-mail [email protected].

Dicionário

Agora, para conhecer um pouco mais sobre os termos dessa linguagem assistiva, observe a tabela abaixo, com as principais funções traduzidas:

Linguagem Arduino (Wiring)

Linguagem Br.ino

void setup()

Configuracao()

void loop()

Principal()

pinMode(13, INPUT)

Pino.definirModo(13, Entrada)

pinMode(13, OUTPUT)

Pino.definirModo(13, Saida)

digitalWrite(13,HIGH)

Pino.escrever(13, Ligado)

digitalWrite(13,LOW)

Pino.escrever(13, Desligado)

digitalWrite(13, HIGH)

Pino.ligar(13)

digitalWrite(13, LOW)

Pino.desligar(13)

analogWrite(13, 156)

Pino.escreverAnalogico(13, 156)

digitalRead(13)

Pino.ler(13)

analogRead(13)

Pino.lerAnalogico(13)

Serial.println()

USB.enviarln()

Serial.read()

USB.ler()

tone()

soar()

delay()

esperar()

#include

usar

while()

enquanto()

for()

para()

if()

se()

else()

senao()

Todas as traduções, bem como resumos e exemplos de uso de cada termo, estão disponíveis em nosso dicionário online! Para acessá-lo clique neste link.

Por onde começar

A empresa disponibiliza um E-Book completo para a introdução da pessoa no mundo da robótica e também um conjunto de projetos em pdf e em vídeos no Youtube (Brino Robótica Educacional) que buscam guiar o usuário do básico ao avançado.

No próximo artigo demonstraremos como fazer o primeiro código para muitos dentro da programação embarcada, o código para piscar um LED.

Saiba mais

Nova versão da IDE Arduino disponível

Como programar o Arduino com o Visual Studio Code e PlatformIO IDE

Livro: Aprenda Eletrônica Com Arduino

Outros artigos da série

Primeiro projeto no Br.ino >>
Website | Veja + conteúdo

Br.ino é a startup que revolucionará o ensino de robótica no Brasil. Fundada por jovens universitários, a empresa concentra seus esforços no desenvolvimento de ferramentas intuitivas e acessíveis, que melhorem o processo de aprendizagem.

“Nossa missão é romper com o mito de que robótica é um setor para poucos. Trabalhamos todos os dias para que qualquer um possa conhecer mais sobre esse setor tão vasto. O mundo está repleto de boas ideias e nós, da Br.ino, vamos garantir que nenhuma se perca pelo caminho.”
Rafael Mascarenhas
sócio diretor

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
edison martins
edison martins
21/10/2018 20:55

nao estou conseguindo baixar o ide.ino ou http://brino/downloud gostaria de ajuda . Obrigado

Juarez
Juarez
07/09/2018 13:31

Otimo agora ficou mais facil , principalmente para mim que não tenho muita familiaridade com a lingua (ingles)

Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu