Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

BMF055 – Bosch, Atmel e o primeiro sensor de movimento programável do mercado

BMF055

No final da semana passada, a Bosch, um dos maiores fabricantes de dispositivos MEMS, anunciou o lançamento do primeiro sensor de movimento programável do mercado. A Bosch Sensortech, segmento da gigantesca Bosch responsável pelo desenvolvimento de sensores inerciais, acaba de anunciar o lançamento do mais novo membro da sua família de dispositivos para sensoriamento de movimentos, o BMF055.

E o que isso tem a ver com a Atmel? É o que descobriremos a seguir…

O BMF055 trata-se de uma variação das unidades de medida inercial convencionais (IMUInertial Motion Unit), possuindo um magnetômetro de 3 eixos, além dos já conhecidos acelerômetro e giroscópio de 3 eixos, formando um dispositivo com 9 graus de liberdade. Nada diferente do que já podemos encontrar amplamente difundido no mercado. No entanto, é no seu diferencial que a Atmel aparece: além dos sensores para capitação de movimento, o BMF055 possui, integrado no mesmo encapsulamento, um Atmel SMART SAM D20 ARM Cortex-M0+ que pode ser programado pelo desenvolvedor de acordo com sua necessidade. Essa integração criou o dispositivo ideal para aqueles que procuram desenvolver algoritmos avançados de fusão sensorial específicos de uma certa aplicação, economizando espaço em hardware pela substituição de vários componentes discretos por um único dispositivo de 5,2 x 3,8 x 1,1 mm³.

O BMF055 é um SiP (System in Package) que integra um acelerômetro de 3 eixos e 14 bits de resolução, um giroscópio de 3 eixos com 16 bits, podendo fazer leituras de até 2000 °/seg, um magnetômetro também de 3 eixos e o já mencionado ARM Cortex-M0+ de 32 bits da Atmel.

Além disso, a Bosch fornece um SDK contendo uma biblioteca de fusão sensorial pré-compilada, com dicas para integração com nossa aplicação, e os arquivos fonte da API para cada sensor individual. Isso permite que possamos facilmente desenvolver nossas próprias aplicações para o BMF055 sem a necessidade de um microcontrolador adicional. Acha pouco? Que tal saber que tudo isso vem com exemplos de projetos para o Atmel Studio? Exato! Para ter acesso aos exemplos basta simplesmente instalar um plugin desenvolvido especialmente para integração com este dispositivo.

Ao oferecer um pacote de desenvolvimento de software abrangente, estamos permitindo que nossos clientes possam criar sistemas de sensoriamento altamente customizáveis e que atendam às necessidades exatas de suas aplicações”, estas foram as palavras de Stefan Finkbeiner, CEO e diretor geral da Bosh Sensortec.

As principais aplicações para este dispositivo são projetos de robótica, como drones e veículos terrestres, sistemas de navegação, vídeo games e projetos de dispositivos de interface entre o ser humano e a internet das coisas, não por coincidência, áreas de crescente importância quando o assunto é o desenvolvimento de sistemas embarcados.