BMF055 – Bosch, Atmel e o primeiro sensor de movimento programável do mercado

BMF055

No final da semana passada, a Bosch, um dos maiores fabricantes de dispositivos MEMS, anunciou o lançamento do primeiro sensor de movimento programável do mercado. A Bosch Sensortech, segmento da gigantesca Bosch responsável pelo desenvolvimento de sensores inerciais, acaba de anunciar o lançamento do mais novo membro da sua família de dispositivos para sensoriamento de movimentos, o BMF055.

E o que isso tem a ver com a Atmel? É o que descobriremos a seguir…

O BMF055 trata-se de uma variação das unidades de medida inercial convencionais (IMUInertial Motion Unit), possuindo um magnetômetro de 3 eixos, além dos já conhecidos acelerômetro e giroscópio de 3 eixos, formando um dispositivo com 9 graus de liberdade. Nada diferente do que já podemos encontrar amplamente difundido no mercado. No entanto, é no seu diferencial que a Atmel aparece: além dos sensores para capitação de movimento, o BMF055 possui, integrado no mesmo encapsulamento, um Atmel SMART SAM D20 ARM Cortex-M0+ que pode ser programado pelo desenvolvedor de acordo com sua necessidade. Essa integração criou o dispositivo ideal para aqueles que procuram desenvolver algoritmos avançados de fusão sensorial específicos de uma certa aplicação, economizando espaço em hardware pela substituição de vários componentes discretos por um único dispositivo de 5,2 x 3,8 x 1,1 mm³.

O BMF055 é um SiP (System in Package) que integra um acelerômetro de 3 eixos e 14 bits de resolução, um giroscópio de 3 eixos com 16 bits, podendo fazer leituras de até 2000 °/seg, um magnetômetro também de 3 eixos e o já mencionado ARM Cortex-M0+ de 32 bits da Atmel.

Header BMF055

Além disso, a Bosch fornece um SDK contendo uma biblioteca de fusão sensorial pré-compilada, com dicas para integração com nossa aplicação, e os arquivos fonte da API para cada sensor individual. Isso permite que possamos facilmente desenvolver nossas próprias aplicações para o BMF055 sem a necessidade de um microcontrolador adicional. Acha pouco? Que tal saber que tudo isso vem com exemplos de projetos para o Atmel Studio? Exato! Para ter acesso aos exemplos basta simplesmente instalar um plugin desenvolvido especialmente para integração com este dispositivo.

Ao oferecer um pacote de desenvolvimento de software abrangente, estamos permitindo que nossos clientes possam criar sistemas de sensoriamento altamente customizáveis e que atendam às necessidades exatas de suas aplicações”, estas foram as palavras de Stefan Finkbeiner, CEO e diretor geral da Bosh Sensortec.

BMF055 solution

As principais aplicações para este dispositivo são projetos de robótica, como drones e veículos terrestres, sistemas de navegação, vídeo games e projetos de dispositivos de interface entre o ser humano e a internet das coisas, não por coincidência, áreas de crescente importância quando o assunto é o desenvolvimento de sistemas embarcados.

Veja + conteúdo

Engenheiro por vocação, me formei em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pelo Centro Universitário da FEI em 2011. Desde então, venho trabalhando com desenvolvimento de hardware e firmware para sistemas embarcados, tendo adquirido experiência em processamento de sinais Radar, física de dispositivos semicondutores, projeto de sistemas embarcados em FPGA, com descrição e implementação de microcontroladores e periféricos em VHDL, entre outras. Amante do conhecimento, tenho por objetivo iniciar meu mestrado e, posteriormente, o doutorado, para então poder trabalhar com pesquisa e ensino. Quero fazer a diferença na vida das pessoas como Professor, Engenheiro e Pesquisador, educando e realçando a beleza do mundo através de minhas habilidades e virtudes, com o auxílio de minha família e meu violoncelo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
7 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Maike Mota
Maike Mota
19/10/2015 07:43

É possível compra-lo no seguinte link do distribuidor:
http://br.mouser.com/new/bosch-sensortec/bosch-bno55-sensor/

Thiago Milioni
Thiago Milioni
15/10/2015 16:56

Será se existe algum ‘Evaluation Board’ deste sensor?

Henrique Torres
Henrique Torres
Reply to  Thiago Milioni
16/10/2015 08:36

Olá Thiago, como vai?
Como se trata de um componente novíssimo, acredito que essa placa ainda não exista. Caso algum dia venha a ser lançada, provavelmente será pela Atmel.
Veja, por exemplo, uma placa de expansão que a Atmel possui com um dos componentes da Bosch da mesma família do BMF055, o BNO055:
http://www.atmel.com/tools/ATBNO055-XPRO.aspx

Felipe Neves
Felipe Neves
15/10/2015 08:58

Onde eu compro!

AHAHAHAHAHAHAH!

Eles só podiam ter facilitado e colocado logo um M4 daqueles baixo custo.

Excelente artigo, valeu Torres.

Henrique Torres
Henrique Torres
Reply to  Felipe Neves
15/10/2015 15:12

Claro que também está na minha Wish list!
Assim que descobrir onde vende, pode deixar que eu te aviso Felipe.
Obrigado!

Francesco Sacco
14/10/2015 23:37

Torres, excelente artigo.
Parabéns!

Henrique Torres
Henrique Torres
Reply to  Francesco Sacco
15/10/2015 15:13

Muito obrigado Francesco!
Abraço.

Talvez você goste:

Séries

Menu