Blockchain auxilia a segurança do IoT de diversas formas

blockchain iot

Blockchain é uma tecnologia em evolução com raízes nas criptomoedas. Ele fornece um livro-razão digital imutável que é descentralizado e seguro. Mas, embora o blockchain seja a tecnologia que habilita o Bitcoin, ele também tem vários usos na expansão da tecnologia da Internet das Coisas (IoT). Aqui, exploraremos o blockchain e como ele pode beneficiar a IoT em termos de segurança e confiança nos dados e no gerenciamento de uma grande rede de dispositivos.

Explicando o Blockchain

Blockchain, como o nome indica, é uma cadeia de blocos que formam um livro-razão digital distribuído, seguro e descentralizado. O blockchain pode ser usado para registrar transações. Cada bloco inclui uma ou mais transações, um registro de data e hora e um hash do bloco anterior na cadeia. Os blocos não são exclusivos de uma única cadeia, mas, em vez disso, são replicados para várias cadeias em outros dispositivos do sistema. Portanto, em vez de um único lugar de “verdade” dentro de um sistema, a “verdade” é distribuída, tornando-a menos propensa a pontos únicos de falha e introduz a capacidade de consenso ou acordo de veracidade dentro do sistema.

Transparentes e imutáveis, as transações Blockchain estabelecem confiança dentro de um sistema distribuído. Ao contrário de um sistema transacional tradicional, o blockchain é uma estrutura somente de gravação. Novas transações podem ser adicionadas à cadeia, mas não alteradas ou removidas sem alterar todos os blocos subsequentes na cadeia.

Blockchain e IoT

Blockchain e IoT são parceiros interessantes, pois ambos representam sistemas distribuídos sem um ponto central de controle. Vamos explorar alguns exemplos importantes de blockchain aplicado a sistemas IoT.

Considere uma equipamento complexo que requer manutenção periódica. Normalmente, quando ocorre a manutenção, registros em papel ou eletrônicos rastreiam as atividades realizadas durante a manutenção, mas esses registros podem ser modificados para mostrar a manutenção realizada mesmo quando não foi. Utilizando sistemas distribuídos dentro do equipamento, os registros de manutenção podem ser gerados com uma amostragem periódica da operação do sistema. Isso fornece um histórico imutável e rastreável da manutenção do equipamento intercalado com seus próprios dados operacionais. Um veículo industrial alugado pode se beneficiar neste cenário, fornecendo ao proprietário informações detalhadas à prova de violação sobre o uso e os reparos do veículo.

As câmeras de vigilância são outro exemplo útil da aplicação de blockchain. Considere uma câmera que rastreia periodicamente as mudanças em seu campo de visão. Essas alterações, registradas como imagens estáticas, incluem seus próprios metadados para identificar data e hora. Mas ao invés de confiar nas imagens e metadados, a confiança pode ser garantida por meio do uso de blockchain. As imagens são distribuídas com segurança em uma rede blockchain como transações, com metadados consistindo na localização da câmera e no registro de data e hora. A natureza imutável do blockchain torna mais difícil adulterar imagens e metadados, e mais fácil de confiar quando as imagens representam alguma forma de evidência.

As casas inteligentes também podem contar com o blockchain para armazenar e distribuir com segurança os dados dos sensores, protegendo-os contra violações por meio da criptografia de chave pública. O livro-razão distribuído contendo registros criptografados protege os dados de uma casa contra adulterações.

Conclusão

A IoT não é apenas um futuro, é uma tecnologia que está aqui hoje e crescendo rapidamente. Mas um dos principais desafios para a IoT é a segurança e a confiança nos dados e no gerenciamento de uma rede enorme e descentralizada de dispositivos. Blockchain oferece uma solução para esses desafios de IoT.

Para artigos como esse, acesse o link.

Artigo escrito originalmente por M. Tim Jones para Mouser Electronics: Blockchain Benefits IoT Security in Many Ways

Traduzido por Equipe Embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas » Blockchain auxilia a segurança do IoT de diversas formas
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu