ÍNDICE DE CONTEÚDO
A Espressif anunciou dia 04/01/2019 em seu site que o ESP32 passa a ter suporte oficial para as bibliotecas gráficas LittlevGL e uGFX.
A previsão é que trabalhar com interfaces gráficas de usuário no ESP32 fique mais fácil e descomplicado, já que as bibliotecas agora estão disponíveis oficialmente. Com esta jogada a Espressif busca não só diminuir o tempo de desenvolvimento de produtos, mas também atender uma fatia ainda maior de mercado com o público que busca recursos gráficos com o usuário, principalmente de IOT, seu maior alvo.
LittlevGL
A LittlevGL é uma biblioteca gráfica livre e de código aberto, fornecendo tudo o que é necessário para criar uma GUI (Graphical User Interface) embutida com elementos gráficos fáceis de usar, belos efeitos visuais e baixo consumo de memória. A GUI personalizada pode ser criada com blocos fáceis de usar, como botões, gráficos, imagens, listas, controles deslizantes, interruptores ou um teclado. A biblioteca é gratuita e totalmente open source.
Principais recursos
- Blocos / Widgets de construção poderosos: botões, gráficos, listas, controles deslizantes, imagens etc.
- Efeitos gráficos avançados: animações, anti-aliasing, opacidade, rolagem suave, etc.
- Suporta vários dispositivos de entrada: touchpad, mouse, teclado, codificador, etc.
- Suporte multilíngue: codificação UTF-8.
- Elementos gráficos totalmente personalizáveis.
- Suporte para todos os tipos de microcontroladores e displays (independente de hardware).
- Altamente escalonável: pode operar com memória mínima (80 KB Flash, 10 KB RAM).
- Suporte para sistema operacional, memória externa e GPU (opcional).
- Operação de buffer de quadro único com os mesmos efeitos gráficos avançados.
- Escrito em C para compatibilidade máxima (também compatível com C ++).
- Simulador multiplataforma: suporta design de GUI no PC sem hardware embarcado.
Para saber mais sobre os recursos do LittlevGL nos módulos da Espressif visite este repositório no GitHub.
μGFX
O μGFX foi projetado para ser a menor, mais rápida e mais avançada biblioteca incorporada para telas e displays touch, fornecendo tudo o que é necessário para construir uma GUI embutida com todos os recursos. Uma das principais vantagens do µGFX é que ele é leve, porque todos os recursos não utilizados estão desabilitados e não estão vinculados ao binário finalizado. Além disso, o µGFX é modular, portátil e tem seu código fonte completo disponível para todos os usuários, sendo pago apenas para uso comercial.
Principais recursos
- Pequeno e leve.
- Totalmente personalizável e extensível.
- Altamente portátil.
- Suporta monitores monocromáticos, em tons de cinza e coloridos.
- Suporta aceleração de hardware.
- Mais de 50 drivers prontos para uso.
- Escrito em C, mas também pode ser usado com C ++.
- Livre para usos não comerciais.
- Código fonte completo disponível.
- Funciona em sistemas de baixa RAM; buffer de quadros não é necessário para a maioria dos monitores.
- Reentrância totalmente multi-threading; Desenhos na tela podem ocorrer a partir de qualquer thread, a qualquer momento!
Para saber mais sobre os recursos do µGFX nos módulos da Espressif visite este repositório no GitHub.
Aplicações demo e casos de uso
Os resultados das aplicações podem atender diversos cenários, veja abaixo algumas implementações.
Audio player
Clique aqui para ver o video da aplicação no site da Espressif.
Termostato para ar condicionado
Clique aqui para ver o video da aplicação no site da Espressif.
Painel de controle para máquinas de café
Clique aqui para ver o video da aplicação no site da Espressif.
Referência
ESP32 Modules Now Support LittlevGL and μGFX
Saiba mais
Configurando o ambiente de desenvolvimento do ESP32 no Windows