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Espressif anuncia suporte para bibliotecas gráficas no ESP32

bibliotecas gráficas

A Espressif anunciou dia 04/01/2019 em seu site que o ESP32 passa a ter suporte oficial para as bibliotecas gráficas LittlevGL e uGFX. 

A previsão é que trabalhar com interfaces gráficas de usuário no ESP32 fique mais fácil e descomplicado, já que as bibliotecas agora estão disponíveis oficialmente. Com esta jogada a Espressif busca não só diminuir o tempo de desenvolvimento de produtos, mas também atender uma fatia ainda maior de mercado com o público que busca recursos gráficos com o usuário, principalmente de IOT, seu maior alvo. 

LittlevGL

A LittlevGL é uma biblioteca gráfica livre e de código aberto, fornecendo tudo o que é necessário para criar uma GUI (Graphical User Interface) embutida com elementos gráficos fáceis de usar, belos efeitos visuais e baixo consumo de memória. A GUI personalizada pode ser criada com blocos fáceis de usar, como botões, gráficos, imagens, listas, controles deslizantes, interruptores ou um teclado. A biblioteca é gratuita e totalmente open source.

bibliotecas gráficas
Figura 1: Aplicação usando ESP32 e biblioteca gráfica LittlevGL.

Principais recursos

  • Blocos / Widgets de construção poderosos: botões, gráficos, listas, controles deslizantes, imagens etc.
  • Efeitos gráficos avançados: animações, anti-aliasing, opacidade, rolagem suave, etc.
  • Suporta vários dispositivos de entrada: touchpad, mouse, teclado, codificador, etc.
  • Suporte multilíngue: codificação UTF-8.
  • Elementos gráficos totalmente personalizáveis.
  • Suporte para todos os tipos de microcontroladores e displays (independente de hardware).
  • Altamente escalonável: pode operar com memória mínima (80 KB Flash, 10 KB RAM).
  • Suporte para sistema operacional, memória externa e GPU (opcional).
  • Operação de buffer de quadro único com os mesmos efeitos gráficos avançados.
  • Escrito em C para compatibilidade máxima (também compatível com C ++).
  • Simulador multiplataforma: suporta design de GUI no PC sem hardware embarcado.

Para saber mais sobre os recursos do LittlevGL nos módulos da Espressif visite este repositório no GitHub.

μGFX

O μGFX foi projetado para ser a menor, mais rápida e mais avançada biblioteca incorporada para telas e displays touch, fornecendo tudo o que é necessário para construir uma GUI embutida com todos os recursos. Uma das principais vantagens do µGFX é que ele é leve, porque todos os recursos não utilizados estão desabilitados e não estão vinculados ao binário finalizado. Além disso, o µGFX é modular, portátil e tem seu código fonte completo disponível para todos os usuários, sendo pago apenas para uso comercial.

Principais recursos

  • Pequeno e leve.
  • Totalmente personalizável e extensível.
  • Altamente portátil.
  • Suporta monitores monocromáticos, em tons de cinza e coloridos.
  • Suporta aceleração de hardware.
  • Mais de 50 drivers prontos para uso.
  • Escrito em C, mas também pode ser usado com C ++.
  • Livre para usos não comerciais.
  • Código fonte completo disponível.
  • Funciona em sistemas de baixa RAM; buffer de quadros não é necessário para a maioria dos monitores.
  • Reentrância totalmente multi-threading; Desenhos na tela podem ocorrer a partir de qualquer thread, a qualquer momento!

Para saber mais sobre os recursos do µGFX nos módulos da Espressif visite este repositório no GitHub.

Aplicações demo e casos de uso

Os resultados das aplicações podem atender diversos cenários, veja abaixo algumas implementações.

Audio player

Figura 2: Aplicação do audio player no ESP32.

Clique aqui para ver o video da aplicação no site da Espressif.

Termostato para ar condicionado

Figura 3: Aplicação do termostato no ESP32.

Clique aqui para ver o video da aplicação no site da Espressif.

Painel de controle para máquinas de café

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Figura 4: Aplicação do painel para máquinas de café no ESP32.

Clique aqui para ver o video da aplicação no site da Espressif. 

Referência

ESP32 Modules Now Support LittlevGL and μGFX

Saiba mais

Configurando o ambiente de desenvolvimento do ESP32 no Windows

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Conhecendo o co-processador ULP (Ultra Low Power) do ESP32

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