Beatbox - Faça seu próprio controlador MIDI

Como grande fã de música e principalmente quando envolve projetos eletrônicos para música, sempre gosto de pesquisar e testar projetos que podem ser usados para trabalhar com sons. Projetos como Atari punk console e pedais de efeito sempre me fascinaram. Ultimamente venho pesquisando sobre aplicações usando microcontroladores e principalmente controladores MIDI.

 

Seguindo nessa vibe,  hoje vi um projeto muito bacana no Kickstarter, o Beatbox. 

 

Beatbox

O projeto da startup Rythmo é controlador MIDI DIY, bateria eletrônica e estúdio móvel, montados em uma caixa de papelão. A proposta é se ter um  solução completa, econômica para você começar rapidamente a fazer música. 

 

 

O kit BeatBox vem com chassi de papelão, um par de alto-falantes de 15 watts, 16 botões tipo arcade, 8 botões arcade de 24 mm, 4 knobs para filtros, 1 knob para volume e chave liga/desliga, joystick analógico, bateria recarregável de 3000 mAh, PCBs com eletrônica de controle e carregador de bateria, parafusos e miscelâneas. 

 

Beatbox

Confira o video da campanha no Kickstarter:

 

 

 

Abaixo deixo um video de demo do BeatBox:

 

 

De acordo com Rhythmo, o Beatbox pode ser montado em uma hora ou menos e não requer solda. Todas as conexões elétricas são feitas com conectores e a fixação com parafusos.

 

O projeto pode ser aplicado para ensino de música para crianças, adolescentes e entusiastas de uma forma divertida e fácil. Ele inclui um aplicativo que oferece uma série de tutoriais com vídeo, usando quatro estilos diferentes de música e apresentações ao vivo.

 

Atualmente, a Rhythmo está financiando o Beatbox no Kickstarter por um valor inicial de $119. A previsão de entrega está para Março de 2010. Confira mais detalhes no Kickstarter.

 

O que achou desse projeto? Deixe seu comentário abaixo.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

2
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Eduardo Amâncio dos SantosMarco Aurelio Santos Cunha Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Eduardo Amâncio dos Santos
Membro
Eduardo Amâncio dos Santos

Projeto interessante, ainda mais quando une duas coisas que sou apaixonado: eletrônica e música.

Marco Aurelio Santos Cunha
Membro
Marco Aurelio Santos Cunha

Projeto maravilhoso e autentico , parabéns ao autor desse lindo projeto.