Beatbox – Faça seu próprio controlador MIDI

Conheça o BeatBox, um controlador MIDI DIY, bateria eletrônica e estúdio móvel, montados em uma caixa de papelão que foi lançado no Kickstarter.

Como grande fã de música e principalmente quando envolve projetos eletrônicos para música, sempre gosto de pesquisar e testar projetos que podem ser usados para trabalhar com sons. Projetos como Atari punk console e pedais de efeito sempre me fascinaram. Ultimamente venho pesquisando sobre aplicações usando microcontroladores e principalmente controladores MIDI.

Seguindo nessa vibe,  hoje vi um projeto muito bacana no Kickstarter, o Beatbox. 

Beatbox

O projeto da startup Rythmo é controlador MIDI DIY, bateria eletrônica e estúdio móvel, montados em uma caixa de papelão. A proposta é se ter um  solução completa, econômica para você começar rapidamente a fazer música. 

https://www.instagram.com/p/ByYx0CYAt3N/

O kit BeatBox vem com chassi de papelão, um par de alto-falantes de 15 watts, 16 botões tipo arcade, 8 botões arcade de 24 mm, 4 knobs para filtros, 1 knob para volume e chave liga/desliga, joystick analógico, bateria recarregável de 3000 mAh, PCBs com eletrônica de controle e carregador de bateria, parafusos e miscelâneas. 

Beatbox

Confira o video da campanha no Kickstarter:

Abaixo deixo um video de demo do BeatBox:

De acordo com Rhythmo, o Beatbox pode ser montado em uma hora ou menos e não requer solda. Todas as conexões elétricas são feitas com conectores e a fixação com parafusos.

O projeto pode ser aplicado para ensino de música para crianças, adolescentes e entusiastas de uma forma divertida e fácil. Ele inclui um aplicativo que oferece uma série de tutoriais com vídeo, usando quatro estilos diferentes de música e apresentações ao vivo.

Atualmente, a Rhythmo está financiando o Beatbox no Kickstarter por um valor inicial de $119. A previsão de entrega está para Março de 2010. Confira mais detalhes no Kickstarter.

O que achou desse projeto? Deixe seu comentário abaixo.

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Notificações
Notificar
guest
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Amâncio dos Santos
eduardoamancio23
09/09/2019 18:10

Projeto interessante, ainda mais quando une duas coisas que sou apaixonado: eletrônica e música.

Marco Aurelio Santos Cunha
Marco Aurelio Santos Cunha
07/09/2019 23:07

Projeto maravilhoso e autentico , parabéns ao autor desse lindo projeto.

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H