5 Comentários

BeagleBone Black + Windows Embedded Compact

Windows Embedded Compact

Introdução

Quando se fala em BeagleBone Black, logo vem à cabeça o uso de Linux. Porém essa não é a única alternativa apesar de ser a mais comum. Para os profissionais que preferem Windows, é possível sim o uso Windows Embedded Compact 2013 com essa placa com um BSP dedicado. 

Windows Embedded BSP

Neste post, não usaremos o BSP oficial e, sim, esta hospedado no codeplex que possui licença MS-PL. Como exemplo também usaremos as imagens demo disponibilizadas no próprio site.

Preparando a BeagleBone Black

Antes de instalar o Windows Embedded Compact, é necessário fazer a formatação correta da eMMC. A maneira mais simples é usando uma imagem com linux (eMMC flasher), a qual cria duas partições na eMMC, uma usada pelo bootloader e outra que será usada pelo sistema. Não abordaremos como esse processo é feito, um bom tutorial é encontrado aqui.

Uma vez que as partições estão criadas e formatadas, descartamos os arquivos de boot do linux e copiamos o bootloader e a imagem do Windows Embedded Compact na partição boot. A partição de sistema gerada pelo eMMC flasher, ext3, não é reconhecida pelo Windows e logo será necessário formatar em FAT32. Essa partição será usada pelo Windows durante a primeira inicialização para criar os arquivos de registro.

Vale lembrar que todo o procedimento discutido acima poderia ser feito com um cartão SD com Linux, porém será feito em Windows, pois durante o processo iremos criar um cartão SD com Windows inicializável, o que é algo interessante em muitos casos. Vale lembrar também que esse procedimento funciona para a BeagleBone Black rev B apenas, pois na rev C temos outra eMMC e a imagem usada não é compatível.

A fim de facilitar o procedimento, criaremos um arquivo bat que irá formatar e copiar os arquivos automaticamente.

Preparando o cartão SD 

Para gerar um cartão inicializável SD com Windows, usaremos uma ferramenta disponibilizada pela própria Texas Instruments.

1) Faça o download da imagem demo aqui;

2) Descompacte o arquivo zip;

3) No diretório Tools, execute TI_SDCard_boot_utility_v1_0.exe;

4) Selecione o arquivo MLO no diretório Image;

5) Selecione os arquivos EBOOTSD.nb0 e NK.bin, e clique em Proceed.

ti_sd
Figura 1 –  Ferramenta TI SDCard boot.

6) Selecione FAT32, 2048 bytes e deixe Quick Format selecionado. Clique em Start.

ti_sd2
Figura 2 – Formatação do SDCard.

7) Após formatar o disco, crie um arquivo chamado ConfigEmmc.bat com o seguinte conteúdo e copie no cartão SD. 

8) Crie outro arquivo chamado Part1.txt com o seguinte conteúdo e o copie também no cartão SD. 

9) Execute o boot da placa a partir do cartão SD. Para inicializa-la a partir do cartão SD, mantenha pressionado o botão USER/BOOT e alimente a placa.

10) Já no Windows, abra um console e execute o arquivo ConfigEmmc.bat. Aguarde a copia e formatação da partição.

Pronto! Retire o cartão SD, desligue a placa, aguarde alguns segundos e ligue-a novamente. O Windows deverá ser inicializado pela eMMC interna.

win_ce
Figura 3 – Boot do Windows Embedded Compact 2013.

E você leitor que usa Windows, conhece algum outro BSP ou alguma outra forma de usar a placa com Windows? Qual a sua experiência com o Compact Embedded, ele é robusto? Notou alguma limitação do compact framework em relação ao .NET framework?

Referências

http://www.microsoft.com/windowsembedded/en-us/windows-embedded-compact-2013.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Board_support_package
http://www.adeneo-embedded.com/
https://beaglebonebsp.codeplex.com/releases/view/126007
http://opensource.org/licenses/MS-PL
http://beagleboard.org/latest-images
http://derekmolloy.ie/write-a-new-image-to-the-beaglebone-black/
https://beaglebonebsp.codeplex.com/workitem/10728
http://en.wikipedia.org/wiki/Batch_file
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Beaglebone Black » BeagleBone Black + Windows Embedded Compact
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
5 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Alvaro
Alvaro
19/11/2014 21:29

Acho interessante uma versão Windows para a BBB, mas alguém já teve a oportunidade de testar a capacidade de executar programas executáveis criados em VB, como por exemplo um aplicativo criado no Visual Studio 2010, que, por exemplo, utilize banco de dados SQL, gere gráficos, dispare emails, tem interface visual para usuário e rode com o Frameworks 4.0?

Marcelo Jo
Marcelo Jo
Reply to  Alvaro
19/11/2014 22:22

Existe uma imagem gráfica com windows compact 7 no codeplex. Na nossa empresa o pessoal está usando com um banco de dados e com um servidor http e até onde estou acompanhando tudo está indo bem. A questão é que na nossa aplicação não precisamos de tanto poder de processamento. A dificuldade que estamos encontrando é a quantidade de drivers disponíveis para windows.

Cláudio
Cláudio
06/09/2016 11:05

Bom dia Marcelo, parabéns por sua iniciativa. Eu tenho 3 versões de BBB: A6, B e C. Eu segui todos os procedimentos para instalar o WEC, porém quando vou dar boot a partir do SD, o Gerenciador de Dispositivos do meu Windows 7 procura um drive AM335X pelo Windows Update, não instala pois informa que o drive não foi encontrado e fica por isso mesmo. Nos detalhes dentro do gerenciador aparece a mensagem: “Os drivers para este dispositivo não estão instalados. (Código 28)”. O problema é que não encontro esse drive em lugar algum. O que pode estar acontecendo? Não… Leia mais »

trackback
15/05/2015 00:06

[…] – BeagleBone Black + Windows Embedded Compact, por Marcelo Jo […]

trackback
12/05/2015 00:04

[…] BeagleBone Black + Windows Embedded Compact, por Marcelo Jo […]

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link