Programe a BBC micro:bit com MicroPython - Hello World!

Este post faz parte da série micro:bit com MicroPython. Leia também os outros posts da série:

Você ainda não programa em Python?

 

No último ranking de linguagens (2018) do IEEE Spectrum, a linguagem Python aparece em primeiro lugar, inclusive na categoria embedded. O seu fácil uso, versatilidade e grande disponibilidade de bibliotecas, são fatores que contribuem para ela assumir a liderança, acima das consagradas linguagens: C e C++.

 

Além disso, há uma implementação de Python com o foco em microcontroladores, a MicroPython, o que a tornou popular para os escovadores de bits.

 

Nessa série de artigos, vamos explorar o MicroPython com a placa BBC micro:bit, estudando os recursos da linguagem com aplicações na placa.

 

Ao final da série você estará familiarizado com a linguagem Python (se ainda não é) e estará apto para fazer projetos incríveis com a micro:bit.

 

Bora aprender!

 

Sobre a Microbit

 

A BBC micro:bit é uma pequena e poderosa placa que está revolucionando o ensino de programação no mundo. Foi lançada com o apoio de 31 organizações, através de uma iniciativa que deu uma placa para cada criança do 7º ano no Reino Unido.

 

O seu hardware foi desenvolvido baseado no chip Nordic nRF51822, que possui 16 KB de RAM, 256 KB de Flash e BLE. Além disso, ela possui uma matriz de 25 LEDs, 2 chaves tácteis, acelerômetro, magnetômetro e diversos pinos de I/O. Com essa configuração ela permite o desenvolvimento de diversas aplicações.

 

Detalhes do hardware da micro:bit
Figura 1 - Detalhes do hardware da micro:bit

 

Outro diferencial da micro:bit são as ferramentas de programação. Ela tem suporte para ser programada em:

  • Microsoft TouchDevelop IDE
  • Microsoft Blocks
  • CodeKingdoms Javascript
  • MicroPython

 

Sobre o MicroPython

 

O MicroPython é uma implementação enxuta e eficiente da linguagem de programação Python 3, incluindo um subconjunto da biblioteca padrão do Python, e é otimizada para rodar em microcontroladores e em ambientes restritos.

 

O MicroPython foi originalmente criado pelo programador australiano e físico Damien George, lançado em uma campanha de sucesso no Kickstarter junto com a pyboard: Veja mais detalhes sobre a placa em: MicroPython: Python para microcontrolador

 

Criador do MycroPython
Figura 2 - Criador do MycroPython

 

MicroPython procura ser o mais compatível possível com o Python, facilitando a programação de sistemas embarcados. É bem compacta, podendo ser executada em apenas 256 KB de flash e 16 KB de RAM.

 

Possui um prompt interativo, o REPL para executar comandos imediatamente na placa alvo, juntamente com a capacidade de executar e importar scripts do sistema de arquivos interno. O REPL tem histórico, conclusão de tabulação, recuo automático e modo de colagem para uma ótima experiência do usuário.

 

Além disso, o MicroPython possui a capacidade de acessar o baixo nível do hardware, dando superpoderes quando se está trabalhando com microcontroladores.

 

O MicroPython é escrito em C99 e todo o núcleo do MicroPython está disponível para uso geral sob a licença MIT. A maioria das bibliotecas e módulos de extensão (alguns dos quais são de terceiros) também estão disponíveis com licença MIT ou semelhantes.

 

Você pode usar e adaptar livremente o MicroPython para uso pessoal, em educação e em produtos comerciais.

 

Outra vantagem de usar MicroPython é que você ficará mais fera em Python.

 

Limitações do MicroPython para a BBC micro:bit

 

Infelizmente a pilha Bluetooth não está habilitada no MicroPython devido a restrições de memória. Em contrapartida podemos usar o rádio Bluetooth para transmissão e recebimento de informações sem fio.

 

Programando a micro:bit com MicroPython

 

Para programar a micro:bit com MicroPython, há 4 opções:

  1. Editor online baseado em navegador
  2. Editor offline chamado Mu (funciona no Windows, Mac OSX, Linux e Raspberry Pi)
  3. Aplicativo MicroPython para ChromeBook
  4. Editor para programação Python e um conjunto de ferramentas de linha de comando para interagir com o dispositivo (para usuários avançados).

 

Hello World em MicroPython

 

Para nosso primeiro exemplo, vamos usar o editor online.

 

Acesse: https://python.microbit.org/v/1.1

 

Será aberta a seguinte aba em seu navegador:

 

Editor para MicroPython online
Figura 3 - Editor para MicroPython online

 

Conecte a sua micro:bit no computador e em seguida clique em Download. Salve o arquivo na sua placa:

 

Veja a mensagem exibida na matriz de LEDs:

 

Nos próximos artigos vamos explorar o MicroPython com a micro:bit.

 

Se ficou alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.

 

Saiba mais

 

Micro:bit - Tecnologia ao alcance de todos

Curso mbed e FRDM KL25Z da NXP

Módulo SPWF04S: Wi-Fi + ARM Cortex-M4 + MicroPython

Outros artigos da série

Programe a micro:bit com o Mu >>
Este post faz da série micro:bit com MicroPython. Leia também os outros posts da série:

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar