Baterias de chumbo ácido

Se você não conhece as principais características de uma bateria e seu princípio de funcionamento, recomendo que leia esse artigo. Se já sabe como as baterias funcionam, espero que goste dessa nova série de artigos. Vou apresentar os principais tipos de baterias, e claro, começarei pela mais comum delas.

Provavelmente você já ouviu falar das baterias de chumbo ácido. Elas são as mais comuns e são usadas principalmente nos nossos carros. Porém, existem vários tipos de baterias. E muitas possuem uma densidade de energia muito maior do que a bateria de chumbo-ácido. E se existem baterias com uma densidade de energia maior, por que ainda utilizamos as baterias de chumbo ácido?

Essas baterias ainda são muito úteis em vários projetos. Então, o ideal é que para cada tipo de projeto, seja avaliado o melhor custo-benefício de cada bateria.

Baterias de chumbo ácido

Você sabia que a bateria de chumbo ácido foi decisiva para a diminuição dos veículos elétricos na década de 1910? Pois é, quem diria que uma bateria tinha sido importante para que os carros elétricos se tornassem menos comuns. Na época, Henry Ford adicionou o sistema de partida elétrica nos seus carros e isso revolucionou o setor automotivo. Esse sistema usava e usa baterias de chumbo ácido até hoje.

Nos últimos 100 anos, essa é a bateria que foi mais usada. Então, as técnicas de fabricação avançaram muito, o que permitiu um custo ainda menor. A bateria de chumbo ácido é barata principalmente porque seus componentes eletroquímicos (chumbo e ácido sulfúrico) são muito comuns.

O óxido de chumbo atua como material ativo positivo. O chumbo esponjoso atua como material ativo negativo. E o ácido sulfúrico diluído atua como eletrólito. Durante a descarga da bateria, os materiais positivos e negativos são transformados em sulfato de chumbo.

Figura 1 – Característica da bateria de chumbo ácido. Fonte: (ANKINYELE et al., 2014).

Esse tipo de bateria possui uma densidade de energia pequena devido ao peso dos coletores de chumbo. Aliás, essa é uma das baterias mais pesadas, então, deve ser usada onde peso não é um problema. Também não deve ser usada em sistemas que fazem descargas superiores à 20% da capacidade nominal da bateria. Outra desvantagem da bateria de chumbo ácido, é que afeta o meio ambiente tanto durante sua produção quanto no seu descarte.

Essas são as principais características das baterias de chumbo ácido e no próximo artigo, vou falar sobre as baterias de Níquel cádmio. Talvez você não conheça esse tipo de bateria pelo nome, mas tenho certeza que você já usou equipamentos com esse tipo de bateria.

Referências

AKINYELE, D. O. et al., Review of Energy Storage Technologies for Sustainable Power Networks, Journal of Sustainable Energy Technologies and Assessments, Nova Zelandia, Julho, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.seta.2014.07.004>

COELHO, K. D. Estudo de uma Fonte Ininterrupta de Corrente Contínua de Baixa Potência Gerenciada por um Microcontrolador. 2001. 162p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

KHALIGH, A. et al., Battery, Ultracapacitor, Fuel Cell, and Hybrid EnergyStorage Systems for Electric, Hybrid Electric, Fuel Cell, and Plug-in Hybrid Electric Vehicles: State of the Art. IEEE Transactions on Vehicular Technology, Vol. 59, N°. 6, p. 2806-2814 Julho 2010.

TIE, S. F. et. al., A Review of Energy Sources and Energy Management System in Electric Vehicles. Journal of Renewable and Sustinable Energy Reviews, Malasia, Abril, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.rser.2012.11.077>

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Conceito de Engenharia » Baterias de chumbo ácido
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio Castro
Sergio Castro
18/10/2020 10:35

Trabalho em automóveis mais na área eléctrica Estas informações ajudam ajudam relembrar informação Já estudadas .obrigado.

Cynthia Thamires Da Silva
Cynthia Thamires
Reply to  Sergio Castro
19/10/2020 07:46

Legal Sergio. Fico feliz que tenha gostado. Irei escrever sobre outras baterias também, espero que goste.. =)

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu

WEBINAR
 

BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link