Bargraph LEDS utilizando Arduino

Bargraph

Os LEDs são comumente utilizados em circuitos eletrônicos para indicação de uma informação para o usuário em uma forma visual. Você pode simplesmente ligar um LED para indicar o status de uma saída ou uma entrada no circuito. Outra forma de indicação é feita através de sequências de ligamento e desligamento, onde cada padrão indica um status do equipamento. 

 

Com o arranjo de LEDs é possível formatar melhor a informação para o usuário, ficando ainda mais fácil a visualização de informações provenientes do sistema. Um exemplo bem comum é o arranjo em formato de display de 7 segmentos ou alfanumérico, como foi mostrado no artigo de Henrique Puhlmann. Com estes arranjos é possível indicar números e caracteres.

 

Outro arranjo bem interessante para indicação de quantidade e níveis é o bargraph de LEDs. Este arranjo consiste em LEDs montados enfileirados, onde cada  LED é ligado para indicação de uma informação. A figura 1 exibe um exemplo desse arranjo:

 

bargraph

Figura 1 - Exemplo de Bargraph

 

Com esse arranjo é possível indicar vários tipos de informação como, por exemplo: variação sonora, nível de tensão de uma bateria, nível de um reservatório, entre outros.

 

A seguir é apresentado um exemplo utilizando a plataforma Arduino Uno e um módulo de Leds para indicar a variação de um potenciômetro, em uma montagem em forma de bargraph.

 

A montagem do hardware é bem simples, onde são utilizados 8 Leds com os devidos resistores para limitação de corrente, conforme exibido na figura 2: 

 

bargraph1

Figura 2 - Montagem para teste do bargraph

 

 

O sketch a seguir exibe uma forma simples para se fazer um bargraph. O valor de tensão presente no A0 é indicado através da variação da quantidade de LEDs acesos, ou seja, quando o valor for 0V nenhum LED estará aceso. Já com 5V todos os LEDs estarão acesos. Dessa forma a quantidade de LEDs acesos varia proporcionalmente à tensão de entrada. Confira o sketch a seguir:

 

 

Para ficar mais fácil o entendimento do exemplo apresentado segue um video :

 

 Originalmente publicado em:  FBS Eletrônica

 

 

Conclusão

 

O uso de LEDs talvez seja umas das formas mais comuns para indicação de informações para o usuário. É interessante sempre ter em mente, que a informação a ser passada deve estar clara para quem vai interpretá-la, pois dependendo do ambiente, uma informação mal lida pode causar alguns problemas. O uso de arranjos de LEDs formata a informação para que fique mais fácil a tradução da informação para o usuário. Com o exemplo apresentado pode-se apresentar informações de sensores, tempo, contagem, etc. Utilize o exemplo para criar suas aplicações, use sensores e veja como fica bem interessante essa montagem. Você pode também aplicar esta ideia para outros microcontroladores.

 

 

Para aprender mais

 

Arduino - Primeiros Passos

Arduino - O documentário

Arduino UNO

 

 

 

Referencias

 

bragraphs -  Prime Led

FBS Eletrônica

Imagem de destaque 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

2
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
0 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
AntonioROGÉRIO AZEVEDO Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Antonio
Visitante
Antonio

Como eu faço para usar por exemplo 20 leds?

ROGÉRIO AZEVEDO
Visitante
ROGÉRIO AZEVEDO

Posso utilizar esta barra gráfica de led diretamente com um potenciômetro e os resistores???