3 Comentários

Bargraph LEDS utilizando Arduino

Bargraph

Os LEDs são comumente utilizados em circuitos eletrônicos para indicação de uma informação para o usuário em uma forma visual. Você pode simplesmente ligar um LED para indicar o status de uma saída ou uma entrada no circuito. Outra forma de indicação é feita através de sequências de ligamento e desligamento, onde cada padrão indica um status do equipamento. 

Com o arranjo de LEDs é possível formatar melhor a informação para o usuário, ficando ainda mais fácil a visualização de informações provenientes do sistema. Um exemplo bem comum é o arranjo em formato de display de 7 segmentos ou alfanumérico, como foi mostrado no artigo de Henrique Puhlmann. Com estes arranjos é possível indicar números e caracteres.

Outro arranjo bem interessante para indicação de quantidade e níveis é o bargraph de LEDs. Este arranjo consiste em LEDs montados enfileirados, onde cada  LED é ligado para indicação de uma informação. A figura 1 exibe um exemplo desse arranjo:

bargraph

Figura 1 – Exemplo de Bargraph

Com esse arranjo é possível indicar vários tipos de informação como, por exemplo: variação sonora, nível de tensão de uma bateria, nível de um reservatório, entre outros.

A seguir é apresentado um exemplo utilizando a plataforma Arduino Uno e um módulo de Leds para indicar a variação de um potenciômetro, em uma montagem em forma de bargraph.

A montagem do hardware é bem simples, onde são utilizados 8 Leds com os devidos resistores para limitação de corrente, conforme exibido na figura 2: 

bargraph1

Figura 2 – Montagem para teste do bargraph

O sketch a seguir exibe uma forma simples para se fazer um bargraph. O valor de tensão presente no A0 é indicado através da variação da quantidade de LEDs acesos, ou seja, quando o valor for 0V nenhum LED estará aceso. Já com 5V todos os LEDs estarão acesos. Dessa forma a quantidade de LEDs acesos varia proporcionalmente à tensão de entrada. Confira o sketch a seguir:

Para ficar mais fácil o entendimento do exemplo apresentado segue um video :

 Originalmente publicado em:  FBS Eletrônica

Conclusão

O uso de LEDs talvez seja umas das formas mais comuns para indicação de informações para o usuário. É interessante sempre ter em mente, que a informação a ser passada deve estar clara para quem vai interpretá-la, pois dependendo do ambiente, uma informação mal lida pode causar alguns problemas. O uso de arranjos de LEDs formata a informação para que fique mais fácil a tradução da informação para o usuário. Com o exemplo apresentado pode-se apresentar informações de sensores, tempo, contagem, etc. Utilize o exemplo para criar suas aplicações, use sensores e veja como fica bem interessante essa montagem. Você pode também aplicar esta ideia para outros microcontroladores.

Para aprender mais

Arduino – Primeiros Passos

Arduino – O documentário

Arduino UNO

Referencias

bragraphs –  Prime Led

FBS Eletrônica

Imagem de destaque 

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Arduino » Bargraph LEDS utilizando Arduino
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Brenno Carvalho
Brenno
12/01/2020 08:09

Bom dia, ótimo exemplo!!! Sou iniciante em arduino e gostaria de saber como implementar este sistema com uma “chave” que pudesse selecionar os leds em modo PONTO/BARRA.

Antonio
Antonio
05/12/2018 12:26

Como eu faço para usar por exemplo 20 leds?

ROGÉRIO AZEVEDO
ROGÉRIO AZEVEDO
11/10/2018 11:03

Posso utilizar esta barra gráfica de led diretamente com um potenciômetro e os resistores???

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link