Automation Board – Placa para automação compatível com Arduino UNO

Automation Board

Recentemente nossos colegas do Laboratório de Garagem iniciaram mais uma campanha no Kickstarter, agora com a placa Automation Board.

Essa placa de automação é 100 % compatível com a placa Arduino UNO R3. Dessa forma é possível usar todas as facilidades das bibliotecas que a plataforma Arduino fornece. É uma placa poderosa e versátil, com múltiplos recursos para desenvolver diversos projetos de automação. Outra grande vantagem é que dispensa o uso de fonte externas, podendo ser alimentada diretamente na rede. Pode ser alimentada com tensões entre 100 a 240 VAC com frequências de  50 ou 60 Hz. Dessa forma pode ser utilizada em qualquer parte do mundo!

Além de toda a facilidade da compatibilidade com Arduino, a placa ainda possui 4 saídas a reles, ideais para atuar em sistemas de automação. A figura 1 exibe um exemplo de aplicação para os reles:

Saídas a Rele
Figura 1- Saídas a Rele

Outra grande vantagem é a facilidade de ligação de sensores, tantos os analógicos quanto os digitais. Possui também um conector para ligação de um sensor infra-vermelho, que permite a interface com diversos controles remotos, como aqueles de TV. A figura 2  exibe a ligação de um sensor de presença na placa:

Ligação dos sensores
Figura 2 – Ligação dos sensores

Pensando em automação industrial, é possível ligar uma placa RS-485 para interface com diversos dispositivos que usam esse padrão de comunicação. A figura 3 exibe a ligação de uma placa para comunicação RS-485:

Comunicação RS-485
Figura 3 – Comunicação RS-485

Também há a possibilidade de ligação de módulos de rádio frequência em conectores dedicados, como o caso de módulos XBee ou Wi-Fi. A figura 4 exibe a ligação de um módulo XBee:

Ligação módulos Wireless
Figura 4 – Ligação módulos Wireless

Também é possível utilizar shields compatíveis com Arduino UNO R3 ou garagino.

A figura 5 exibe o resumo de recursos que a automation board apresenta:

Resumo de recursos da Automation Board
Figura 5 – Resumo de recursos da Automation Board

Especificações técnicas da Automation Board

  • Microcontrolador: Atmel ATmega328P-PU (DIP);
  • Bootloader: Optiboot (mesmo da Arduino UNO);
  • Reles: 100V/10A – 250V/7A;
  • Alimentação: 100 – 240Vac;
  • Tensão de operação do circuito digital: 5V;
  • I/Os digitais: 14 (D0~D8 Reservados / D9~D13 livres);
  • Entradas analógicas: 6 (A0 e A1 Reservadas /A2~A5 livres);
  • Dimensão: 130 x 112 x 26mm;
  • Conversor USB/Serial integrado.

O esquema elétrico da placa está disponível para download no site da campanha no Kickstarter.

Você pode financiar a campanha adquirindo umas das opções, no caso, somente a Automation board sairá por $37,00 e estará disponível em agosto de 2015.

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Home » Arduino » Automation Board – Placa para automação compatível com Arduino UNO
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel
Gabriel
01/05/2018 15:16

Oi, tudo bem!?!? Estou com dúvidas de como a automation board funciona, gostaria de um esclarecimento…. Desde já agradeço.

Talvez você goste:

Séries

Menu