Atualizações de software OTA para seu carro?!

software OTA

Agora, aqui está um pensamento assustador: você está dirigindo pela auto-estrada quando o painel LCD do painel que estava exibindo um título de uma música informa repentinamente que o firmware das 100 unidades de controle eletrônico (ECUs) do seu carro foram atualizadas de modo wireless e você precisa reiniciar o seu carro para que eles entrem em vigor. O que acontece se você estiver distraído e não pressionar o botão Não imediatamente? Se o seu carro fosse meu PC ele seria reinicializado automaticamente e não seria nada legal a 110 km/h.

Recebi recentemente um e-mail com um convite para participar de um seminário online sobre atualizações de software OTA (over-the-air) para sistemas automotivos. Todo o conceito é suficiente para assustar quem já usou um PC. Não posso esperar até a próxima troca de óleo? Uma atualização de firmware faria um bom serviço pago no revendedor, juntamente com a verificação da transmissão e a rotação dos pneus.

Atualizações de software OTA automotivo me parecem uma solução em busca de um problema. Nós podemos fazer isso portanto, devemos fazer isso. Será mesmo?

É muito provável que o firmware em várias ECUs possa ser atualizado em algum momento e o software em sistemas de informação e entretenimento em veículos (IVI) com muito mais frequência. Os fabricantes de automóveis estão começando a avaliar os software over-the-air (SOTA) e firmware over-the-air (FOTA). As opções de atualização podem ser remota ou local, a serem executadas pelo fabricante, revendedor ou proprietário - a questão é como. As atualizações locais do revendedor são uma coisa, mas as atualizações remotas sem fio do proprietário são bem diferentes.

OTA de qualquer tipo requer que o carro tenha conectividade em nuvem e que um servidor remoto consiga consultar um gateway no carro com relação ao status de seus vários sistemas de ECUs e IVI. Até agora essa conectividade é rara, com vários protocolos sem fio competindo pelo privilégio - mesmo supondo que a infraestrutura da rodovia possa ser atualizada para lidar com isso em grande escala. Ainda assim, o que acontece se a conectividade ou energia for perdida durante um download? Você pode reverter automaticamente para o sistema anterior em tempo real? Quão fácil seria cortar os pacotes de download? Isso já foi feito antes.

SOTA e FOTA são populares entre os OEMs automotivos. Eles poderiam eliminar a necessidade de recalls em massa e longas esperas no revendedor pelo mesmo - não um pensamento feliz, mas válido. Mais atraente para o proprietário do veículo. O SOTA e FOTA poderiam atualizar os recursos da IVI para acompanhar os gostos dos consumidores em rápida mudança, que os sistemas automotivos - projetados um ou dois anos antes de atingirem a produção - normalmente ficam atrasados.

Não sendo pessimista, mas acho que uma certa quantidade de ceticismo está correta em relação às atualizações de software OTA para automóveis. De alguma forma essa pode ser a onda do futuro, mas é um futuro para o qual eu não seria uma cobaia beta.

Artigo escrito originalmente por John Donovan para Mouser Electronics, publicado em 05/09/14: OTA Software Updates for Your Car?!.

Traduzido por Equipe Embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

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