ATMEL SAM G

SAM G

ÍNDICE DE CONTEÚDO

Apresentação

 

A Atmel lançou a pouco na CES2014 (Consumer Electronic Show) uma nova família completa de microcontroladores, os SAM G. Esses microcontroladores possuem core ARM Cortex-M4 com unidade de ponto flutuante. Os micros dessa família SAM G vêm em duas séries distintas, o SAM G51 e SAM G53. Hoje estão disponíveis quatro diferentes part numbers, dois de cada família, um de cada encapsulamento, LQFP ou WLCSP.

 

O foco claro do lançamento dessa família de microcontroladores é mesmo o baixo consumo, tanto que em ambas as famílias as frequências máximas de operação do dispositivo não passam de 48 MHz com PLL ativo (20 MHz, se utilizar o cristal interno). Ele pode operar também a até 100 uA/MHz (esses testes são normalmente feitos em While(1) com vários periféricos desligados e com pouco acesso a memória para comparativos). Em deep sleep mode pode consumir até 7 uA com retenção de SRAM. O tempo de Wake-up do modo deep sleep é 3 us, do momento que estava hibernando até estado de operação ativo. Todos esses fatos encorajam muito a escolha desse dispositivo em aplicações onde o consumo de energia é crítico.

 

Caso o sistema eletrônico seja alimentado por uma bateria, a inclusão de unidade de ponto flutuante nesse novo microcontrolador faz com que o processamento seja mais rápido, o que permite economia de energia. Isso principalmente em sistemas que demandam alto processamento e, após os calculos, devem voltar a dormir.

 

A tecnologia picoPower, já presente em outros micros da Atmel, também está presente nessa família. Isso, resumidamente, permite que o microcontrolador opere a até 1,62 V.; permite tambem que possamos programar diferentes combinações de eventos em periféricos, mesmo com o core em modo deep sleep; possibilita que o micro só acorde se esses eventos forem atendidos (SleepWalking); que em modo sleep, diferentes dispositivos utilizam os 16 DMAs para se comunicarem, não sobrecarregando o core e, por último, e não menos importante, que diferentes periféricos possuam velocidade de operação de clock distintas.

 

Vemos que, com o SAM G, a Atmel se prepara para nova geração de dispositivos conectados e weareables do Internet of Things (IoT) porque, além da preocupação com energia, também disponibiliza packages minúsculos (WLCSP). Abaixo está as dimensões de um dos microcontroladores SAM G51. Esse microcontrolador com dimensões tão reduzidas possuem apenas alguns concorrentes, que podem ser contados nos dedos.

 

atmel 2

 

 

Falando um pouco sobre as características comuns a microcontroladores, essa linha possui:

 

atmel 5

 

 Chama atenção a performance de seus ADCs:

 

Pro G51G18 e pros dois G55 (G53G19 e G53N19):

  • 800 KSps operando com resolução de 10-bits
  • 200 KSps operando com resolução de 11-bits
  • 50 KSps operando com resolução de 12-bits

 

Kit

 

atmel 4

 

 

A ferramenta para a descoberta dessa família de micros é a ATSAMG53-XPRO (Atmel SAM G53 Xplained Pro Evaluation Kit). Nela está um microcontrolador SAMG53N19A. Essa placa está a venda por 29 dolares no site da Atmel.

 

Referências:

 

Atmel SAM G

Compre o kit

Twitter da Atmel

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar