Microcontroladores ATMEL core ARM CORTEX-M7

Atmel

Há algumas horas, na ARM TechCon 2014, a ATMEL Coporation anunciou que vai crescer a sua família de microcontroladores da linha SMART. Foi anunciada a família de microcontroladores com core ARM Cortex-M7. A ideia da ARM, conforme podem conferir no artigo de Henrique Rossi sobre esse assunto, foi posicionar esse dispositivo entre os processadores com Cortex M e os core Cortex A, com mais poder de processamento, mais recursos e mantendo o padrão de consumo de energia dos ARM Cortex M.

Os novos microcontroladores da ATMEL conseguem rodar a até 300 MHz e possuem até 384 kBytes de memória SRAM, além de poder chegar a 2MB de memória Flash. São divididos em três categorias, dependendo dos periféricos que dispõem: de uso geral, para conectitividade e para área automotiva.

Todos os microcontroladores, de todas as três categorias, contam com USB High-Speed On-the-go (OTG) e PHY USB High-speed. Os microcontroladores da linha automotiva contam com DUAL CAN Full Duplex da BOSCH. A série voltada para conectitividade conta com 10-100 TRabse Ethernet MAC e suporte a Ethernet AVB (Audio Video Bridging) e, combinado as funções de DSP do core ARM Cortex-M7, torna-se ideal para aplicações multimedia. Esse novo padrão Ethernet IEEE 802.1 foi desenhado para streaming de dados e oferece baixa latência e alta qualidade de serviço. Foi construida para ser um padrão de menor custo, se comparado ao padrão 802.3.

Amostras desse novo microcontroladores já estão disponíveis para alguns clientes. Ele estará disponível par venda a partir do comeco do ano que vem.

Referências

http://www.armtechcon.com/
http://www.atmel.com/
http://www.atmel.com/about/news/release.aspx?reference=tcm:26-63538

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Igor Vinicius Santos
Igor Pereira
03/10/2014 01:05

A STMicroelectronics já lançou o STM32 F7 a alguns dias atrás.
http://www.st.com/web/en/catalog/mmc/FM141/SC1169/SS1858

Thiago Lima
Reply to  Igor Pereira
08/10/2014 20:53
Talvez você goste:

Séries

Menu