Articulistas

Atualmente contamos com mais de 20 articulistas no site, que são profissionais experientes e de renome no mercado.

Conheça a nossa Equipe

Thiago LimaThiago Lima

Fiz mestrado em Engenharia Elétrica pelo Rochester Institute of Technology e atualmente atuo como Diretor de Marketing do Embarcados. Minha paixão por sistemas digitais e circuitos eletrônicos me proporcionou experiência ao trabalhar por 16 anos com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Nos Estados Unidos fui fundador de uma startup de tecnologia chamada Una, onde trabalhei por 8 meses, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. Sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Também faço parte do Laboratório Hacker de Campinas, um dos lugares onde mais bombam atividades relacionadas a tecnologia just for fun.

Fábio SouzaFábio Souza

Engenheiro Eletricista com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados para área industrial. Atuou no ensino técnico de eletroeletrônica e programação. Sempre foi interessado por eletrônica e construir coisas e hoje passa o tempo livre escovando bits ou desenvolvendo algum projeto eletrônico. Interessado em Marketing Digital e empreendedorismo.

Diego SueiroDiego Sueiro

Formado em Engenharia de Controle e Automação pela UNIFEI e CEO do Embarcados, atualmente trabalho na Inglaterra com Desenvolvimento de Sistemas Linux Embarcado Real Time. Sou consultor e desenvolvedor de software para Sistemas Embarcados com vasta experiência em projetos com processadores de 8bits a 32bits, sistemas bare metal, RTOS, Linux Embarcado e Android Embarcado. Um apaixonado por Pink Floyd e Empreendedorismo.

André CurvelloAndré Curvello

Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Sistemas Embarcados pela USP, campus São Carlos, possui MBA em gestão de TI pela UNIFRAN e Mestrado em Ciências pela EESC-USP. Atua como Analista de Tecnologia para Sistemas Embarcados na Padtec S/A, sendo também professor de pós-graduação e instrutor de cursos na área de sistemas embarcados. Como hobby, gosta de programar tudo que pode ser programado, escovando bits sempre ao lado de um bom café. Gosta de compartilhar seu conhecimento por meio de palestras, e publicando artigos como colaborador dos sites Embarcados e FilipeFlop.

Henrique Persico RossiHenrique Persico Rossi

Engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica e pós-graduado em Engenharia de Software. Comecei um mestrado, mas o interrompi. Especialista na área de sistemas embarcados, com mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de firmware (sistemas baremetal e baseados em RTOS) e Linux Embarcado. Atualmente sou administrador do site Embarcados, trabalho num fabricante de Set-Top Box e atuo como consultor/desenvolvedor na área de sistemas embarcados.

Felipe NevesFelipe Neves

Desenvolvedor, agnóstico em termos de tecnologia, portador de sangue maker. Procura exaustivamente por formas de transformar a ciência "engessada" das universidades no "simples de fazer" para o mundo real. Compra o pão com o dinheiro que ganha brincando de fazer software de tempo real para smart wearables sem esquecer o background em eletrônica. Possui interesses em tópicos como processamento digital de sinais, software de tempo real (bare-metal ou OS hosted) e fusão de sensores e hardware para aquisição de dados. Por ai dizem que sou mestre em engenharia elétrica(USP) e tecnólogo em eletrônica oriundo da FATEC.

Henrique PuhlmannHenrique Puhlmann

Sou paulistano, 57 anos, formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (formado em 1982) e trabalho há pelo menos 33 anos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A - IPT com Pesquisa e Desenvolvimento, principalmente pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico de protótipos e produtos eletrônicos dedicados.

Daniel MadeiraDaniel Madeira

Sou engenheiro eletricista graduado com ênfase em Controle e Automação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Me interesso por todas as vertentes existentes dentro da Engenharia Elétrica, no entanto, as áreas relacionadas à automação e instrumentação industrial possuem um significado especial para mim, assim como a Engenharia de Manutenção que na minha opinião é um setor fascinante.

Fernando Deluno GarciaFernando Deluno Garcia

Fascinado por computação, especialmente na interface entre hardware e software, me engajei na área de sistemas embarcados. Atuo com desenvolvimento de sistemas embarcados e sou docente da Faculdade de Engenharia de Sorocaba.

Elaine Cecília GattoElaine Cecília Gatto

Sou graduada em Engenharia de Computação pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de são Carlos (UFSCar). Desde 2008 sou membro do comitê organizador do evento É DIA DE JAVA, que acontece em São Carlos e, fui membro do Microsoft Technical Audicente Contributor (MTAC) de 2012 à 07/2016. No período de 2012 à 06/2016 coordenei o curso de Pós Graduação Lato Sensu "Especialização em Desenvolvimento de Software para Web, na Universidade Sagrado Coração (USC). Também fui docente nos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação na USC no período de 2011 à 06/2016. De 2012 à 2016 fui Diretora Social da Associação Bauruense de Ciência e Tecnologia (ABCT). Sou integrante, autora, membro do conselho gestor, coordenadora geral e co-fundadora da comunidade #GarotasCPBr. Atualmente sou Professora Substituta no Departamento de Computação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Campus Cornélio Procópio. Agora também faço parte da equipe do Embarcados como autora e articulista. Áreas de Interesse: Gênero em Computação, Plataforma Java, Desenvolvimento de Software, Internet das Coisas e Sistemas Embarcados

Pedro Bertoleti

Sou engenheiro eletricista formado pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG - UNESP) e trabalho com desenvolvimento de firmware (sistemas embarcados bare-metal) na região do ABC paulista.
Curioso e viciado em tecnologia, sempre busco me aprimorar na área de eletrônica e programação, em especial em desenvolvimento de firmware (área que mais gosto de trabalhar e estudar).

Francesco SaccoFrancesco Sacco

Engenheiro Eletricista formado PUC-SP e Técnico em Eletrônica pela ETE Getúlio Vargas, é especialista em projetos eletrônicos analógicos e digitais, especialmente no condicionamento de sinais analógicos e integração entre dispositivos digitais.

Nos últimos anos, vem atuando no desenvolvimento de software embarcado para núcleos ARM Cortex e na construção de hardwares para sistemas de potência.

Haroldo Amaral

Doutorando em Eng. Elétrica pela Poli-USP, mestre em Eng. Elétrica pela UNESP-Bauru e graduado em Tecnologia em Sistemas Biomédicos pela FATEC-Bauru.

Um apaixonado por eletrônica que adora passar seu tempo "queimando alguns componentes" e escovando alguns bits. Entre outras paixões estão a música, uma boa reunião com os amigos, papear sobre tecnologia e afins.

Rodrigo AlmeidaRodrigo Almeida

Professor da Universidade Federal de Itajubá onde leciona sobre programação embarcada, sistemas operacionais e desenvolvimento de produtos eletrônicos. Pesquisa na área de sistemas críticos desenvolvendo técnicas para melhoria de confiabilidade e segurança.

Felipe LavrattiFelipe Lavratti

Engenheiro, desenvolve software para embarcados e Linux, evangelista dos processos de qualidade.
Mais informações e redes sociais: http://flp.lv

Cleiton BuenoCleiton Bueno

Socio-proprietario da B2Open realizando consultoria, treinamentos e projetos para Sistemas Embarcados.
Entusiasta a filosofia open-source, mais de 10 anos de experiências em Linux e FOSS.
Foco em sistemas embarcado do firmware baremetal ao Linux Embedded, e há aproximadamente 8 anos desenvolvendo em (C, Python, Qt e muito Shell Script), além de profling, hardening e tuning para targets com Linux Embarcado.
Graduado em Engenharia da Computação com ênfase em robótica e sistemas embarcados.

Evandro Teixeira

Sou formado em Técnico em Mecatrônica pelo Colégio Salesiano Dom Bosco Americana - SP, Graduando em Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica pela UNISAL de Americana - SP. Atuando com desenvolvimento de hardware e software para sistema embarcado desde 2010. Experiência com microcontroladores de 8,16 e 32 bits.
Atualmente trabalhando com desenvolvimento de equipamentos Eletromédicos.

Eder Tadeu

Sou formado em Técnico em Eletrônica e Graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) em Mecatrônica. Trabalho com desenvolvimento de sistemas embarcados desde 2009 atuando em projetos de equipamentos médicos, energia, automação e estética.

Gedeane KenshimaGedeane Kenshima

Mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação, Técnica em Automação Industrial, todos pelo IFSP. Atualmente trabalha como Técnica de Laboratório Jr no Fab Lab Insper. Pesquisadora no LABORE (Laboratório de Robótica e Reabilitação do IFSP). Hobbista e Maker, realizou projetos, palestras e oficinas nas áreas de Arduino, Wearables voltados para entretenimento e Mulheres no mundo Maker. Fã de Angry Birds 😀

Josemar AlvesJosemar Alves

Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade São Judas Tadeu em 2014, atua em São Paulo com desenvolvimento de sistemas embarcados para controle de acesso.
Apaixonado por eletrônica e sistemas embarcados, teve seu primeiro contato com microcontroladores no ensino técnico em 2008 e desde então utiliza-os em suas "invenções".

Rodrigo Pereira

Engenheiro da Computação e Mestre em Computação Aplicada, cursou o programa Brasil-IP e CI-Brasil em Campinas/SP e atualmente cursa doutorado junto ao PPGeEL - UFSC/LabRF (http://lrf.ufsc.br/). Possui experiência no desenvolvimento de hardware e firmware para sistemas embarcados. Atua também com desenvolvimento de projetos de sistemas embarcados. Jornalista freelancer, curte fotografia e conhecer outros lugares. No tempo livre respira aviação.

Giovanni Bauermeister

É formado em Técnico em Mecatrônica pelo SENAI Roberto Mange de Campinas, onde teve seus primeiros contatos com microcontroladores, eletrônica e programação. Em 2016 obteve a graduação em Engenharia de Controle e Automação pela UNISAL, também em Campinas. Durante a graduação, teve a oportunidade de ingressar e estagiar na empresa Toradex, onde atuou e desenvolveu habilidades em sistemas Linux embarcado.

Fábio PereiraFábio Pereira

Técnico em eletrônica, advogado, pós-graduado em projetos eletrônicos, autor de 9 livros na área de programação de microcontroladores (1 em inglês), entusiasta de eletrônica e computação. Desenvolvimento em diversas plataformas de 8, 16 e 32 bits, desde microcontroladores até desktop e celulares, utilizando C, C#, Java, Pascal, PHP dentre outras. Curte rock'n roll e cerveja.

Francisco Erivaldo Fernandes Junior

Estudante de Doutorado em Engenharia Elétrica na Oklahoma State University nos EUA. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo IFCE. Possui experiência em indústria e em desenvolvimento de software. Atualmente, trabalha desenvolvendo robôs sociais para auxiliar pessoas idosas.

Cynthia ThamiresCynthia Thamires

De Minas Gerais para São Paulo. Mineira, moro em São Paulo a 8 anos. Sou pesquisadora da USP e estou cursando Doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em veículos híbridos. Formada em Eletrônica Automotiva pela FATEC Santo André, Mestre em Engenharia Elétrica e apaixonada por tecnologia automotiva. Desenvolvi diversos projetos na área automotiva e trabalhei por 2 anos na Volkswagen no setor de pós vendas, auxiliando os concessionários na solução de diversos problemas na área elétrica e eletrônica veicular.

Pablo MeloPablo Melo

Tecnólogo em Eletrônica Automotiva, pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC Sorocaba). Atualmente sou Analista de Desenvolvimento de Firmware nas empresas Stattus4 e One Sports, onde atuo diretamente com aplicações de sistemas embarcados que utilizam (IoT, M2M e Zigbee), projetos de circuitos microcontrolados, testes e validação de amostras para protótipos e produtos. Fui estagiário de tecnologia em desenvolvimento eletrônico na empresa Modultech-Tecnologia Automotiva, onde participei de projetos que utilizavam sistemas bare-metal.
Sou apaixonado por sistemas embarcados, aplicações de IoT, prototipagem e telemetria para veículos de competições.

Rafael DiasRafael Dias

Sou Bacharel em Física formado pelo Instituto de Física da USP, mestre em Engenharia Elétrica, com ênfase em materiais nanoestruturados pela Escola Politécnica da USP e também Técnico em Automação da Manufatura pela Escola SENAI Anchieta.
Trabalho com desenvolvimento de software, firmware e me arrisco com eletrônica analógica para instrumentação e controle.
Nos tempos livres gosto de dar uma espairecida e pedalar um pouco.

Caio Alonso

Engenheiro da Computação e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Possui experiência no desenvolvimento de hardware e firmware para sistemas embarcados. Apaixonado por projetos de circuitos digitais utilizando VHDL/Verilog. Atualmente trabalha no desenvolvimento de inversores de frequência na WEG Drives & Controls - Automação em Jaraguá do Sul. Santista roxo, curte praia, frescobol e kitesurf.

Gabriel Villanova

Estudante de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participou de intercâmbio no Instituto Grenoble - INP (Institut National Polytechnique) na filière SEI (Systèmes électroniques intégrés) onde realizou alguns projetos de hardware envolvendo FPGA e ASIC. Atualmente trabalha com P&D no laboratório TIMC-IMAG (Techniques de l’Ingénierie Médicale et de la Complexité - Informatique, Mathématiques et Applications, Grenoble) com desenvolvimento de produto médico. Tem grande interesse em Microcontroladores, FPGA, IoT e Linux Embarcado.

Ricardo TafasRicardo Tafas

Ricardo Fialho Tafas Junior nasceu em Porto Alegre, em 4 de abril de 1981. É graduado em Engenharia Elétrica com foco em Sistemas Digitais e Eletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2003. Desde o início de sua vida profissional, sempre trabalhou no desenvolvimento de Sistemas Embarcados com Lógica Programável (FPGA) ou na coordenação de equipes de desenvolvimento e aplicações. Ricardo escreve sobre carreira no rftafas.blog.br

Euripedes Filho

Engenheiro eletricista pela esquecida Universidade Federal do Espírito Santo, atua no desenvolvimento de sistemas embarcados há quase 10 anos, é pai de 2 filhos, acredita que o Fluminense é o time mais importante pra formação da história do futebol do país. Almeja um dia dominar o mundo.