Arquitetura MIPS será open source

A Wave Computing anunciou no final do ano passado (2018) que está colocando a arquitetura MIPS em código aberto, tornado essa ISA royalty-free, assim como o RISC-V.

O RISC-V está se fortalecendo como arquitetura open source. Com o lançamento de microcontroladores, de um SoC compatível com Linux e com apoio de grandes empresas, o seu desenvolvimento está a todo vapor!

Aproveitando a onda, a Wave Computing anunciou no final do ano passado (2018) que está colocando a arquitetura MIPS em código aberto, tornado essa ISA royalty-free, assim como o RISC-V.

mips 01

Apenas a nova versão, MIPS R6, será open source e incluirá os seguintes componentes:

  • 32 e 64-bit MIPS Instruction Set Architecture (ISA), Release 6
  • MIPS SIMD Extensions
  • MIPS DSP Extensions
  • MIPS Multi-Threading (MT)
  • MIPS MCU
  • microMIPS Architecture
  • MIPS Virtualization (VZ)

O lançamento está programado para ocorrer no primeiro trimestre de 2019.

Mais detalhes no site da MIPS Open initiative.

Fonte:  MIPS Goes Open Source

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H