ARM lança o core ARM Cortex-A35

arm cortex a35

A ARM anunciou no dia 10 de novembro no evento ARM TechCon 2015 o core ARM Cortex-A35, core de 64-bits e baixíssimo consumo. Ele foi projetado para ser alternativa e sucessor natural aos cores Cortex-A5 e Cortex-A7, linha de eficiência altíssima (Ultra High Efficiency). Esses processadores, projetados com processo de 28 nm nesse momento, podem operar, segundo a ARM, a até 1 GHz, consumindo apenas 90 mW, um número que representa um consumo muito baixo para essa performance. A expectativa é que também estejam disponíveis em breve para processos menores.

O que melhorou no core ARM Cortex-A35

Esses processadores de 64-bits posssuem 8 estágios de pipeline como os processadores da mesma linha, o Cortex A5 e o Cortex A7; e a ARM diz ter melhorado a performance de branch prediction (predição de pulo para subrotina), que minimiza o número de stalls (quando há a necessidade de se interromper o pipeline porque, por exemplo, a instrução sendo executada não é a correta para determinada condição) que o processador precisa fazer para que determinadas instruções condicionais sejam executadas. A ARM também anunciou que o acesso às memórias Cache também foram melhoradas, isso garante melhor performance na interação entre o processador e a memória próxima a ele (a ARM priorizou a performance energética deste processador, mantendo um nível de processamento alto). Não foi anunciado, no entanto, o que foi melhorado no acesso à Memória Cache, então podemos imaginar talvez que melhorias nos controladores de Cache possam ter sido feitas. Foi anunciado também uma melhoria no instruction fetch (busca por instruções na memória).

Se comparado ao Cortex-A53, este processador consome 32% menos, ocupa uma área 25% menor e apresenta 25% a mais de eficiência. 

ARM Cortex-A35
Todos os blocos de hardware que um processador com o core ARM Cortex-A35 pode ter.

O que o core ARM Cortex-A35 oferece

Para o fabricante, a ARM disponibiliza opção de 8 a 64 KB de I-Cache e D-Cache, Caches L1, e a opção de 128 KB a 1MB de Cache L2. Possui a opção de unidade criptográfica, coprocessador NEON, ARM Trust Zone e também características que permitem que seja montado em formato multicore.

Ele suporta a execução das instruções do set AArch64, já presente nos processadores ARM anteriores e também possui compatibilidade com os anteriores de 32 bits, pois consegue também executar o AArch32, compatível com processadores com arquitetura ARMv7.

Quando será lançado o core ARM Cortex-A35

É esperado que esses processadores cheguem ao mercado no finalzinho deste ano e no ano que vem companias já começam a lançar seus SoCs com esses cores.

Para saber mais, acesse o site da ARM.

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Maciel
vinifr
24/11/2015 12:47

Esse cortex-a35 vai ser perfeito para celulares!

Talvez você goste:

Séries

Menu