ARM anuncia ARM TrustZone para cores Cortex-M

A ARM anunciou nessa última terça-feira dia 10 de novembro no evento ARM TechCon 2015 que vai disponibilizar o seu hardware confiável ARM TrustZone também para os cores Cortex-M. Até então essa tecnologia era disponível apenas para processadores com core Cortex-A e permitia que os sistemas operacionais pudessem ter uma região confiável e protegida por hardware, que permitia que soluções confiáveis fossem criadas e, então, impedia que ataques roubassem informações que estariam em regiões seguras do processador. Além do harwdare confiável, que era composto de hardware com suporte completo a criptografia, gerador real de números randômicos e chaves de segurança, a ARM também disponibiliza um software confiável, que serve como interface entre a camada de hardware protegido e o Sistema Operacional, no caso de um Cortex-M, um RTOS, sistema operacional de tempo real.

Essa tecnologia já está presente em todos os cores ARM Cortex-A e a novidade é que a ARM está apostando em uma explosão de pequenos equipamentos eletrônicos, de baixo consumo e baixa performance que exigem hardware protegido que possa armazenar informação confiável e só a disponibilize mediante a verificação do software confiável, que é a interface com esse hardware.

Como a ARM vai licenciar em breve esse processador para as grandes empresas, existe um tempo entre entre a data de entrega e o dia em que o primeiro fabricante vai disponibilizar seu chip com essa tecnologia de segurança embarcada em seu CI ou SoC. A previsão então é a de que em 2016 possa se ter os primeiros CIs com essa tecnologia. Junto com esse anúncio, também foi dito que a ARM pretende utilizar uma tecnologia chamada CryptoCell, que é uma tecnologia desenvolvida por uma empresa que foi comprada pela ARM recentemente chamada Sansa Security. Essa tecnologia permitirá que a maquina criptográfica interna à TrustZone seja aperfeiçoada e que cálculos mais rápidos sejam feitos.

Para saber mais sobre ARM TrustZone

Para quem tem interesse na tecnologia ARM TrustZone, hoje presente em todos os processadores com core Cortex-A, sugiro a leitura das seguintes referências:

1. ARM Ltd., “TrustZone Technology Overview,” http://www.arm.com/products/esd/trustzone/home.html , April 2015.

2. Pirker, M.; Slamanig, D., “A Framework for Privacy-Preserving Mobile Payment on Security Enhanced ARM TrustZone Platforms,” Trust, Security and Privacy in Computing and Communications (TrustCom), 2012 IEEE 11th International Conference on , vol., no., pp.1155,1160, 25-27 June 2012.

3. Winter, J., “Experimenting with ARM TrustZone — Or: How I Met Friendly Piece of Trusted Hardware,” Trust, Security and Privacy in Computing and Communications (TrustCom), 2012 IEEE 11th International Conference on , vol., no., pp.1161,1166, 25-27 June 2012.

4.  Martin Schramm, Karl Leidl, Andreas Grzemba, and Nicolai Kuntze. 2013. POSTER: Enhanced embedded device security by combining hardware-based trust mechanisms. In Proceedings of the 2013 ACM SIGSAC conference on Computer & communications security (CCS ’13). ACM, New York, NY, USA,1395-1398.

5.   GlobalPlatform. Trusted execution environment guide. http://www.globalplatform.org/, April 2015.

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Home » Hardware » ARM anuncia ARM TrustZone para cores Cortex-M
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu