Arduino Yún Mini

Arduino Yún Mini

A empresa Arduino.srl lançou na Maker Faire Bay Area a placa Arduino Yún Mini. Sim pessoal, existem duas empresa Arduino agora. Para mais detalhes veja o artigo de Augusto Campos sobre a separação dos sócios da empresa original Arduino. Esse é o primeiro artigo sobre a briga pela marca Arduino e este o segundo sobre o racha na empresa Arduino

André Curvello escreveu aqui no Embarcados sobre o Arduino Yún, lançada há exatos dois anos, a placa original que deu origem a essa placa menor. Do ponto de vista de processadores e memória disponível para trabalho, essa placa é uma decepção se comparada a Arduino Yún anterior porque o Arduino Yún Mini é exatamente igual ao Arduino Yún pois os processadores continuam os mesmos: um microcontrolador Atmel ATmega32u4 trabalhando a 16 MHz e um SoC MIPS rodando uma distribuição Linux baseada em OpenWRT chamada Linino a 400 MHz. No entanto, a nova placa tem suas dimensões bem mais reduzidas, se comparada a placa original ( o tamanho da placa original era 73 x 53 mm  contra 71 x 23 mm da mini ).

Arduino Yún Mini
Dimensões do Arduino Yun Mini

Abaixo apresento as características dos processadores.

Microcontrolador Arduino AVR

 

Microcontrolador

Atmel ATmega32u4

Tensão de Operação

5V

Tensão de Entrada

5V

Pinos digitais de E/S

20

Canais PWM

7

Canais de Entrada Analógica

12

Corrente CC por Pino

40 mA

Corrente CC 3.3V por Pino

50 mA

Memória Flash

32 KB (dos quais KB são usados pelo bootloader)

Memória SRAM

2.5 KB

Memória EEPROM

1 KB

Frequência de Operação

16 MHz

Processador Linux

 

Processador

Qualcomm Atheros AR9331

Arquitetura

MIPS @400MHz

Tensão de Operação

3.3V

Barramento Ethernet

IEEE 802.3 10/100Mbit/s

WiFi

IEEE 802.11b/g/n

Conexão USB Tipo-A

2.0 Host

Leitor de Cartão

Micro-SD apenas

Memória RAM

64 MB DDR2

Memória Flash

16 MB

O microcontrolador Atmel que está nessa placa é igual ao do Arduino Leonardo, então basta conectar a placa à USB e programar o microcontrolador com Arduino, como era no Arduino Yún. Nessa placa há um maior numero de IOs, 20, no qual 6 podem ser usados como entradas analógicas (A0 a A5) e 6 podem ser utilizados como PWM (Veja na figura abaixo os pinos marcados com til do lado direito). 

Arduino Yún Mini
Arduino Yun Mini – Detalhe da pinagem

Foram retiradas as interfaces Ethernet, USB host e slot microSD e, dessa forma foi conseguido um form factor menor, com dimensões reduzidas. Essa placa, no entanto, continua possuindo o mesmo módulo WiFi do Arduino Yún.  Agora, caso haja interesse de utilizar uma dessas interfaces será necessário a compra de shields específicos, de acordo com a interface escolhida. Essas placas são compatíveis com a placa Linino One, placa na qual a Arduino Yún Mini se inspirou. São elas:

dogUSB – Possui um hub USB 2.0 e um conector USB tipo A. Possui também na mesma placa um conector Micro SD com leitor de cartão;

dogRJ45 – Para utilizar uma porta Ethernet 10/100 Mbps;

dog eMMC – Possui uma memória de 4 GB de Flash e um conector USB tipo A.

Veja na figura abaixo que as placas Linino One e Arduino Yún possuem exatamente a mesma pinagem, além de possuírem o mesmo processador Qualcomm e o mesmo microcontrolador Atmel.

Arduino Yún Mini
Do lado esquerdo, Linino One. Do lado direto, Arduino Yun Mini

Para mais informações sobre o hardware, veja o esquemático da Arduino Yún Mini. Veja que o nome da placa no esquemático é Dog Hunter, o mesmo nome da placa Linino One. Tudo indica que é uma cópia, em parceria com essa empresa, com umas pequenas modificações visuais apenas.

Abaixo uma figura da Arduino.org que ilustra alguns detalhes dessa placa. A alimentação continua sendo a Micro USB, que também funciona para comunicação, não somente alimentação. 

Arduino Yún Mini
Detalhes do Arduino Yun Mini

O pessoal da arduino.org disse que para essa placa será possível acessar os pinos do processador Qualcomm, gracas a maior liberdade que o Linino terá com essa placa; diferente da placa anterior, Arduino Yun, onde apenas era possível utilizar os IOs do microcontrolador Atmel. No entanto, os pinos do processador Qualcomm não estão no header de pinos para fácil acesso.

 Já é possível comprar essa placa em diversas lojas onlines americanas, como a Digikey e Mouser.

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu