Introdução
Todos que desenvolvem com Arduino certamente já estão familiarizados com a ferramenta Arduino IDE, software padrão para desenvolvimento com a plataforma Arduino. Contudo, este artigo apresentará uma alternativa muito interessante à IDE: a extensão PlatformIO IDE do VSCode (Visual Studio Code).
O VSCode é um um programa open-source desenvolvido pela Microsoft com suporte para Windows, macOS e Linux. É um software livre e de código aberto, baseado no framework Electron. Além disso, é altamente customizável, permitindo que os usuários mudem o tema do editor, as teclas de atalho, entre outros aspectos. Ele é mais vantajoso em relação à IDE em vários aspectos, entre os quais:
- Intellisense (Sintaxe Inteligente);
- Debugging;
- Git incorporado;
- Muitas extensões (como a utilizada para programar o Arduino).
O PlatformIO IDE é um ecossistema de código-aberto para desenvolvimento em IoT. Tem suporte para diversos tipos de placas, entre elas Arduino e Raspberry Pi. Permite, portanto, que se use uma única ferramenta de desenvolvimento para diferentes microcontroladores. É escrito em Python e não necessita de nenhuma biblioteca ou ferramenta adicional. Foi nomeado para “Best Software and Tools in the 2015/16 IoT Awards“.
Instalação do VSCode
Aqui segue um passo a passo de como usá-lo a partir do Visual Studio Code:
Acesse este link e clique no botão verde para instalar, no qual já vai estar selecionado seu sistema operacional. No caso estou usando macOS mas, como descrito anteriormente, também há suporte para outros sistemas operacionais.
Já com o Visual Studio Code aberto, vá na coluna localizada no lado esquerdo do monitor e selecione o último ícone, o de extensões. Então digite no buscador “PlatformIO IDE” e selecione a primeira opção. Clique então em “Install“. A instalação demora um pouco.
Clique no primeiro ícone do lado esquerdo do monitor. Logo ao lado, em “Open Editors“, deve aparecer “PIO Home“. Caso não apareça, volte na tela da Figura 2, e clique em “Reload” (Figura 3).
Primeiros passos com o VSCode
1 – Após clicar em “PIO Home“, clique na interface que se abriu à direita, em “New Project”. Uma janela irá se abrir requisitando a placa e o framework. Selecione o modelo do Arduino que está sendo utilizado. No caso, estarei utilizando o UNO. Não é necessário alterar o framework. Clique em “Finish” (Figura 4).
2 – Após isso, abaixo de “Open Editors“, irá aparecer o projeto criado (cujo nome pode ser alterado clicando em “PIO Home” → “Open Projects” → “Projects” → Selecionar o projeto → “Rename“), o qual deve ser clicado. Dentre os itens do projeto, clique em “src” e depois em “main.cpp” (Figura 5).
3 – Pronto! Agora você já pode começar a programar! Note que, diferentemente da sketch padrão, esse programa apresenta o comando:
1 |
#include <Arduino.h> |
Isso se deve ao fato de que, como dito anteriormente, o PlatformIO IDE suporta outras plataformas além do Arduino.
4 – Por fim, os comandos de verificação, upload, abertura do monitor serial e etc.. estão localizados no canto inferior esquerdo. Para fins ilustrativos, fiz um Blink no PlatfomIO IDE. O aquivo do código encontra-se aqui (Figura 6).
Conclusão e Agradecimento
Agora é a sua vez. Com esse conhecimento em mãos, passe a desenvolver com o seu Arduino usando e abusando das vantagens oferecidas pelo VSCode e pelo PlatformIO IDE.
Concluindo, gostaria de agradecer o Fábio Souza, que me proporcionou essa oportunidade.
Saiba Mais
Introdução ao Arduino – Primeiros passos na plataforma
Usando Visual Studio (VS) para desenvolver em C/C++ para Raspberry Pi
Infelizmente o Platformio não funciona corretamente com multiplos arquivos dentro do mesmo sketch.
teria que lançar mão de programação com arquivos header do C para mapear os metodos. Daria muito mais trabalho.
Por enquanto. O que dá pra usar seria o Visual Studio 2019 com o complemento Vmicro.
Parabéns pelo tutorial!!
Estou escrevendo um código um pouco maior e então estive procurando outra IDE que não a do Arduino.
Acabei então instalando o VSCode + PlatFormIO IDE.
Está como deveria, porém estou tendo dificuldade com as bibliotecas, apesar de a própria IDE oferecer um link onde posso baixar tal biblioteca, o nome dela pode até ser a mesma, mas muitos comandos que eu utilizava na IDE do Arduino, aqui não são aceitos…
Estou errando em algum ponto ou de fato devo buscar biblioteca por biblioteca através da IDE PlatFormIO?? Acreditei que seria uma migração mais direta 😉
Carlos.
Obrigado pro ler meu artigo Carlos! Fico imensamente grato!
Sobre a instalação de bibliotecas no PlatformIO, falo um pouco disso nesses meus outros artigos, nos quais utilizo bibliotecas externas:
https://www.embarcados.com.br/motor-dc-com-arduino-uno-e-motor-shield/
https://www.embarcados.com.br/arduino-uno-temperatura-si7021-e-lcd/
https://www.embarcados.com.br/arduino-sensor-ultrassonico-e-lcd/
Nesses artigos, eu faço a instalação das bibliotecas buscando-as através da aba “Libraries” no PlatformIO. Nunca tive problemas, já que os comandos da biblioteca não variam do Arduino IDE para o PlatformIO. Se puder, me indique a biblioteca que está sendo utilizada e que está apresentando esse problema. Assim, poderei analisá-la e trazer uma devolutiva mais concreta.
Mutíssimo grato, Giovanni
Bom dia Giovanni,
Se gosta do Arduino , experimente o ESP32 !
https://www.espressif.com/en/products/hardware/esp32/overview
Fiz um teste com o PlatformIO. Eu preferi o editor ATOM.
http://docs.platformio.org/en/latest/ide/atom.html
Parabéns pelo tutorial .
Obrigado pela devolutiva Gustavo! Tenho algum conhecimento sobre o ATOM, mas como ingressei pelo VSCode acabei desenvolvendo mais aptidão nele.
Fico feliz que tenha gostado!