Arduino Tian

Conheça a nova placa da Arduino.srl, a placa Arduino Tian, que roda linux e possui um microcontrolador que pode ser gravado como um arduino.
Arduino Tian

A empresa Arduino.srl vai lançar uma nova placa Arduino chamada Arduino Tian. Como dito no post anterior, existem duas empresa Arduino agora. Para mais detalhes veja os dois artigos de Augusto Campos sobre a separação do Arduino em duas empresas distintas, a do dominio arduino.org (Arduino.srl) e a que você pode encontrar no domínio arduino.cc. Esse é o primeiro artigo sobre a briga pela marca Arduino e este o segundo sobre o racha na empresa Arduino.

O lançamento do Arduino Tian foi anunciado na Maker Faire Bay Area em Maio de 2015 e poucas informações estão disponíveis sobre a placa, mas sabemos que terá dois processadores, como a placa Arduino Yún, um microcontrolador para lidar com as interfaces de entrada e saída e outro processador dedicado ao linux. Trata-se de um processador já antigo, lançado em 2011, com arquitetura MIPS, o Qualcomm Atheros QCA AR9342 @560MHz, e contará com 16MB de Flash e 64 MB RAM DDR2. Por se tratar de um processador já com tecnologia desatualizada, não permite operação em baixissimo consumo, velocidades mais elevadas de comunicação com memória, além de ter baixo poder de processamento se comparado aos novos CIs multicores. Ele vai rodar uma distribuição Linux baseada em OpenWRT chamada Linino, a mesma dos Arduinos Yún.

O microcontrolador utilizado para interfaces com o mundo real foi o microcontrolador de 32 bits com core ARM Cortex M0+, o ATMEL SAMD21. Esse microcontrolador pode ter até 256KB de Flash e 32KB de SRAM integradas e pode operar até 48 MHz. Foi concebido para operar em baixo consumo, fruto de como seu core opera, ARM CORTEX M0+. Esse microcontrolador possui USB 2.0 full speed host e device e é através desse meio de comunicação que os dois cérebros do sistema vão se comunicar.

Arduino Tian
Diagrama de blocos do Arduino Tian

Como interface com o mundo exterior, a placa Arduino Tian dispõe de Bluetoooth 4.0 (também não é Bluetooth Low Energy, o que indica que a Arduino.srl também não se preocupou com esse aspecto de baixo consumo para comunicação sem fio), Wifi IEEE 802.11 n, além de uma porta USB. Para armazenamento, a placa conta com uma memória eMMC de 4 GB.

Mais novidades estão por vir e ainda não temos acesso aos arquivos esquemáticos e a mais informações. Como a placa TRE está muito atrasada, essa placa será lançada como a placa de maior poderio da linha de placas dessa empresa.

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H