Arduino no Proteus 8.1

proteus 8.1

O programa Proteus da empresa Labcenter Eletronics, é uma suíte de desenvolvimento que agrega um programa para criação de circuitos, o ISIS, e um programa para desenho de placa de circuito impresso, o ARES. Com a plataforma Proteus é possível a simulação SPICE de circuitos, além da simulação de microcontroladores diversos, podendo executar o seu firmware com opções de Debug e acesso aos registradores do microcontrolador.

 

Proteus 8.1

 

A ferramenta já está há um bom tempo no mercado e sempre trás novidades em suas atualizações. A sua mais nova versão 8.1 apresenta novidades como a visualização dos módulos em uma única janela através de guias, facilitando o desenvolvimento do circuito e placa de circuito impresso e a integração de um editor de firmware que permite ao desenvolvedor criar o firmware do microcontrolador dentro do ambiente sem a necessidade de um editor externo, bastando ter corretamente o compilador configurado na IDE.

 

Outra novidade nesta versão foi Proteus VSM for Arduino™ AVR® proporcionando um ambiente integrado para desenvolvimento e teste de projetos de sistemas embarcados baseados na plataforma Arduino.

 

Você pode desenvolver o hardware Arduino baseado em Atmega168, Atmega328 ou Arduino Mega 2560. O ponto forte está no compilador Arduino integrado que permite o desenvolvimento do firmware e a simulação passo a passo, que não é possível dentro da IDE do Arduino.Além disso é possível ver os valores das variáveis e registradores do microcontrolador durante a simulação.

 

O video abaixo dá uma ideia do desenvolvimento de projetos baseados na plataforma arduino dentro do ambiente do Proteus:

 

 

 

Conclusão sobre a plataforma Proteus

 

Sem dúvida a plataforma Proteus é um ótimo ambiente para desenvolvimento e simulação de projetos eletrônicos baseados em microcontroladores. Possui diversos recursos que agilizam o processo de criação e testes durante o desenvolvimento de um projeto. Com a integração de um editor de código e a compilação do firmware, torna-se ainda mais poderoso.

Para os desenvolvedores de projetos baseados em Arduino essa nova versão trará recurso que sempre deixaram a desejar na IDE do Arduino, a respeito de Debug. Para testar essa nova versão baixe a versão demo no site da Labcenter e confira os tutoriais em videos disponibilizados no site.

 

Referencias

 

http://www.labcenter.com/index.cfm

http://www.labcenter.com/products/vsm/arduino.cfm

 

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

13
Deixe um comentário

avatar
 
11 Comment threads
2 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Caio MacedoFabio_Souza_EmbarcadosVinicius MacielEduardo CastellaniLuís Paulo Manfre Ribeiro Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Caio Macedo
Visitante
Caio Macedo

Fábio, bom dia! Excelente a postagem, parabens!

Uma dúvida, você sabe se existe algum tipo de software que simula eletronica (tipos Protheus) com pneumatica\hidraulica (tipo fluidSim)?

Obrigado!

Vinicius Maciel
Visitante
vinifr

Olá Fábio. Para usar o Arduíno Uno no proteus, não precisa de uma .lib extra? Ou o proteus já vem com ele?

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Olá Vinícius, tudo bem? A versão 8 possui um "Arduino" onde é possível simular e fazer os programas na própria ferramenta: http://www.labcenter.com/products/vsm/arduino.cfm

Para versões anteriores, você pode criar o hardware ou usar libs criadas pela comunidade. Eu particularmente gosto de criar o hardware para simulação. Abraços

Abraços

trackback

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

trackback

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

trackback

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

trackback

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

trackback

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

trackback

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

trackback

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

Eduardo Castellani
Visitante
Eduardo Castellani

Por isso que a pirataria corre solto, os caras não pensam nos estudantes.