13 Comentários

Arduino no Proteus 8.1

proteus 8.1

O programa Proteus da empresa Labcenter Eletronics, é uma suíte de desenvolvimento que agrega um programa para criação de circuitos, o ISIS, e um programa para desenho de placa de circuito impresso, o ARES. Com a plataforma Proteus é possível a simulação SPICE de circuitos, além da simulação de microcontroladores diversos, podendo executar o seu firmware com opções de Debug e acesso aos registradores do microcontrolador.

Proteus 8.1

A ferramenta já está há um bom tempo no mercado e sempre trás novidades em suas atualizações. A sua mais nova versão 8.1 apresenta novidades como a visualização dos módulos em uma única janela através de guias, facilitando o desenvolvimento do circuito e placa de circuito impresso e a integração de um editor de firmware que permite ao desenvolvedor criar o firmware do microcontrolador dentro do ambiente sem a necessidade de um editor externo, bastando ter corretamente o compilador configurado na IDE.

Outra novidade nesta versão foi Proteus VSM for Arduino™ AVR® proporcionando um ambiente integrado para desenvolvimento e teste de projetos de sistemas embarcados baseados na plataforma Arduino.

Você pode desenvolver o hardware Arduino baseado em Atmega168, Atmega328 ou Arduino Mega 2560. O ponto forte está no compilador Arduino integrado que permite o desenvolvimento do firmware e a simulação passo a passo, que não é possível dentro da IDE do Arduino.Além disso é possível ver os valores das variáveis e registradores do microcontrolador durante a simulação.

O video abaixo dá uma ideia do desenvolvimento de projetos baseados na plataforma arduino dentro do ambiente do Proteus:

Conclusão sobre a plataforma Proteus

Sem dúvida a plataforma Proteus é um ótimo ambiente para desenvolvimento e simulação de projetos eletrônicos baseados em microcontroladores. Possui diversos recursos que agilizam o processo de criação e testes durante o desenvolvimento de um projeto. Com a integração de um editor de código e a compilação do firmware, torna-se ainda mais poderoso.

Para os desenvolvedores de projetos baseados em Arduino essa nova versão trará recurso que sempre deixaram a desejar na IDE do Arduino, a respeito de Debug. Para testar essa nova versão baixe a versão demo no site da Labcenter e confira os tutoriais em videos disponibilizados no site.

Referencias

http://www.labcenter.com/index.cfm
http://www.labcenter.com/products/vsm/arduino.cfm
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Arduino » Arduino no Proteus 8.1
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
13 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Caio Macedo
Caio Macedo
14/09/2018 10:45

Fábio, bom dia! Excelente a postagem, parabens!

Uma dúvida, você sabe se existe algum tipo de software que simula eletronica (tipos Protheus) com pneumatica\hidraulica (tipo fluidSim)?

Obrigado!

Vinicius Maciel
vinifr
31/03/2016 11:32

Olá Fábio. Para usar o Arduíno Uno no proteus, não precisa de uma .lib extra? Ou o proteus já vem com ele?

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  vinifr
31/03/2016 12:47

Olá Vinícius, tudo bem? A versão 8 possui um "Arduino" onde é possível simular e fazer os programas na própria ferramenta: http://www.labcenter.com/products/vsm/arduino.cfm

Para versões anteriores, você pode criar o hardware ou usar libs criadas pela comunidade. Eu particularmente gosto de criar o hardware para simulação. Abraços

Abraços

Eduardo Castellani
Eduardo Castellani
24/04/2014 17:20

Por isso que a pirataria corre solto, os caras não pensam nos estudantes.

Sandro Dutra
Sandro Dutra
08/03/2014 14:27

A IDE do Arduino, infelizmente é uma péssima opção para quem precisa fazer algo um pouco mais avançado, apesar de ser excelente para testes e aprendizado, por outro lado o Proteus é um software comercial e custa muito caro, não tem como colocá-lo no orçamento, fiz uma pacote bem básico com o que eu achava que iria precisar e a licença saiu por $250,00 para 1 ano de uso. Eu não uso IDE Arduino atualmente, estou a utilizar SublimeText - http://www.sublimetext.com/ + Stino - https://github.com/Robot-Will/Stino O SublimeText custa $70 por uma licença que não expira e o Stino é gratuito,… Leia mais »

Luís Paulo Manfre Ribeiro
Luis Paulo Ribeiro
Reply to  Sandro Dutra
10/03/2014 22:10

A IDE do Arduino deixa muito a desejar mesmo.

Uma outra opção no Linux é o Ino:
http://inotool.org/

Permite compilar e dar upload por linha de comando, e a interface serial pode ser feita com o picocom.

trackback
22/05/2015 21:00

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

trackback
21/05/2015 00:24

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

trackback
22/04/2015 09:06

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

trackback
09/04/2015 11:07

[…] Arduino no Proteus 8.1 […]

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

Soluções inteligentes para acionamento de MOSFETs/IGBTs com família STDRIVE

Data: 08/10 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link