Arduino lança duas novas placas MKR para Internet das Coisas

Ontem durante a celebração do Arduino Day, foram anunciadas duas novas placas Arduino. As duas novas placas integram a família MKR e foram chamadas:  MKR WiFi 1010 e MKR NB 1500. Elas chegaram para fortalecer as aplicações em IoT usando o ecossistema Arduino.

 

As placas foram anunciadas durante o evento oficial:

 

MKR

Fonte: https://twitter.com/iotwatch/status/995292822126374912

 

A figura a seguir exibe as duas placas:

 

MKR
Figura 1 - Novas placas Arduino MKR WiFi 1010 e MKR NB 1500

 

Nota-se que eles estão fortalecendo a família de placas MKR. As duas novas placas possuem o form factor (67.64 × 25 mm), o mesmo da MKR1000 (primeira placa lançada dessa família), assim como as mais novas: MKR ZERO, MKR FOX 1200, MKR WAN 1300 e MKR GSM 1400.

Vamos ver os detalhes das nova placas.

 

MKR WiFi 1010

A MKR WiFi 1010 é uma substituta para a original MKR1000. Agora o módulo WIFI usado na placa é baseado no ESP32, o NINA-W102, ao invés do WINC1500 da sua antecessora.

 

A figura a seguir exibe a MKR WiFi 1010:

 

MKR
Figura 2 - Placa MKR WiFi 1010

 

Com o módulo da ublox, baseado em ESP32, a placa possui capacidade de comunicação WIFI e Bluetooth, com maior flexibilidade de comunicação e gerenciamento de consumo.

 

A placa também vem equipada com um microcontrolador ARM Cortex M0+, da família SAMD21 da Microchip.

 

Tando o SAMD21, quanto o ESP32 estão disponíveis para o usuário para programação independente. Isso permite a distribuição da carga de trabalho entre os dois processadores.

 

A placa ainda conta com um módulo de autenticação segura, o ECC508 da Microchip - que usa autenticação de criptografia para proteger comunicações e conexões de rede TLS.

 

Também foi incluído um circuito de carga de baterias tipo Li-Po, permitindo que a placa funcione com alimentada por bateria, ou quando alimentada por fonte externa, carregue a bateria.

 

MKR NB 1500

 

A MKR NB 1500 fornece suporte para o novo padrão NB-IoT (narrowband IoT), com a facilidade de uso do ecossistema Arduino. Totalmente compatível com as classes Narrow Band IoT NB e redes LTE CAT M1, usando o módulo SARA-R410M, da ublox.

 

A figura a seguir exibe a MKR NB 1500

 

MKR
Figura 3 - Placa MKR NB 1500

 

Apesar da documentação da MKR NB 1500 não estar completa, também foi informado que a mesma possui um ARM Cortex M0+ da família SAMD21 da Microchip.

 

Com o lançamento da MKR NB 1500, agora a família Arduino cobre diversos tipos de comunicações wireless de baixa potência para Internet of Things: Sigfox, LoRaWAN e NB-IoT.

 

Tanto a MKR WiFi 1010 quanto a MKR NB 1500 estarão disponíveis a partir de Junho de 2018.

 

Fonte: The MKR family gets bigger with two new IoT boards!

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Também atuou no ensino técnico de eletrônica e programação. Hoje é responsável pelo operacional do Embarcados, onde trabalha para levar conteúdo de eletrônica, programa de sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Entusiastas do movimento maker, DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e sistemas Embarcados, além de projetos open hardware. Realiza palestras e workshops onde leva conhecimento para as pessoas de forma presencial.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
 
  Notificações  
Notificar