Arduino lança duas novas placas MKR para Internet das Coisas

Ontem durante a celebração do Arduino Day, foram anunciadas duas novas placas Arduino. As duas novas placas integram a família MKR e foram chamadas:  MKR WiFi 1010 e MKR NB 1500. Elas chegaram para fortalecer as aplicações em IoT usando o ecossistema Arduino.

 

As placas foram anunciadas durante o evento oficial:

 

MKR

Fonte: https://twitter.com/iotwatch/status/995292822126374912

 

A figura a seguir exibe as duas placas:

 

MKR
Figura 1 - Novas placas Arduino MKR WiFi 1010 e MKR NB 1500

 

Nota-se que eles estão fortalecendo a família de placas MKR. As duas novas placas possuem o form factor (67.64 × 25 mm), o mesmo da MKR1000 (primeira placa lançada dessa família), assim como as mais novas: MKR ZERO, MKR FOX 1200, MKR WAN 1300 e MKR GSM 1400.

Vamos ver os detalhes das nova placas.

 

MKR WiFi 1010

A MKR WiFi 1010 é uma substituta para a original MKR1000. Agora o módulo WIFI usado na placa é baseado no ESP32, o NINA-W102, ao invés do WINC1500 da sua antecessora.

 

A figura a seguir exibe a MKR WiFi 1010:

 

MKR
Figura 2 - Placa MKR WiFi 1010

 

Com o módulo da ublox, baseado em ESP32, a placa possui capacidade de comunicação WIFI e Bluetooth, com maior flexibilidade de comunicação e gerenciamento de consumo.

 

A placa também vem equipada com um microcontrolador ARM Cortex M0+, da família SAMD21 da Microchip.

 

Tando o SAMD21, quanto o ESP32 estão disponíveis para o usuário para programação independente. Isso permite a distribuição da carga de trabalho entre os dois processadores.

 

A placa ainda conta com um módulo de autenticação segura, o ECC508 da Microchip - que usa autenticação de criptografia para proteger comunicações e conexões de rede TLS.

 

Também foi incluído um circuito de carga de baterias tipo Li-Po, permitindo que a placa funcione com alimentada por bateria, ou quando alimentada por fonte externa, carregue a bateria.

 

MKR NB 1500

 

A MKR NB 1500 fornece suporte para o novo padrão NB-IoT (narrowband IoT), com a facilidade de uso do ecossistema Arduino. Totalmente compatível com as classes Narrow Band IoT NB e redes LTE CAT M1, usando o módulo SARA-R410M, da ublox.

 

A figura a seguir exibe a MKR NB 1500

 

MKR
Figura 3 - Placa MKR NB 1500

 

Apesar da documentação da MKR NB 1500 não estar completa, também foi informado que a mesma possui um ARM Cortex M0+ da família SAMD21 da Microchip.

 

Com o lançamento da MKR NB 1500, agora a família Arduino cobre diversos tipos de comunicações wireless de baixa potência para Internet of Things: Sigfox, LoRaWAN e NB-IoT.

 

Tanto a MKR WiFi 1010 quanto a MKR NB 1500 estarão disponíveis a partir de Junho de 2018.

 

Fonte: The MKR family gets bigger with two new IoT boards!

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware. Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar