Arduino IoT Cloud agora suporta placas com ESP8266

O Arduino IoT Cloud foi disponibilizado ao público recentemente e com suporte a família MKR, permitindo conectar as placas Arduino diretamente à Internet, usando o protocolo MQTT. As placas MKR possuem chip de criptografia que facilita a autenticação com o servidor de uma maneira segura e trocando dados por TLS.

 

Devido à dependência do chip de criptografia das placas MKR, não havia suporte para placas de terceiros no Arduino IoT Cloud.

 

Agora foi anunciado o suporte para placas baseadas no ESP8266, que podem ser adicionadas como 'Cloud Thing' ao dashboard do Arduino IoT Cloud.

 

 

Como mencionado, a plataforma necessita do elemento seguro na placa para autenticação e segurança. As placas de terceiros não possuem tal elemento. Para contornar isso, a transferência de dados será criptografada por SSL, e parte de autenticação do servidor será um pouco menos rigorosa, permitindo que o Arduino IoT Cloud esteja disponível para uma base de usuários mais ampla.

 

Para uso de placa de terceiros na plataforma é necessário contratar um plano que custa US $ 6,99 por mês. A atualização também oferece outras vantagens, incluindo tempo ilimitado de compilação e maior retenção de dados:

 

Esse anúncio abre portas para introdução de novas placas à plataforma. Acredito que em breve placas com elemento seguro on board de terceiros e o popular ESP32, que já possui elemento seguro no chip, serão habilitadas ao Arduino IoT Cloud. 

 

A empresa Arduino continua trabalhando para fornecer uma solução completa de prototipagem IoT, e trazer mais usuários para sua plataforma.

 

O que achou dessa novidade? Deixe seu comentário abaixo.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware. Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

2
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Caiubi StaffokerPaulo Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Caiubi Staffoker
Membro
Caiubi Staffoker

Muito bom artigo!
Eu faço o uso do Cloud MQTT, acredito que deve ser parecido.

Paulo
Visitante
Paulo

Fabio excelente notícia .....