{"vars":{{"visitorLoginState":"logged-out","visitorType":"visitor-logged-out","pageTitle":"Arduino IDE 2.0 (beta) é anunciada com diversas melhorias - Embarcados - Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados","pagePostType":"post","pagePostType2":"single-post","pageCategory":["arduino","noticias"],"pagePostAuthor":"Fábio Souza","pagePostDate":"03\/03\/2021","pagePostDateYear":"2021","pagePostDateMonth":"03","pagePostDateDay":"03"}} }
Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

Arduino IDE 2.0 (beta) é anunciada com diversas melhorias

Arduino IDE 2.0

Após alguns anos de trabalho na Arduino Pro IDE, um ambiente para trazer mais recursos para o desenvolvedor Arduino, a empresa Arduino anuncia agora o release da Arduino IDE 2.0 beta. Isso mesmo, eles irão fazer um upgrade na Arduino IDE.

A Arduino IDE lançada em 2005 sofreu diversas melhorias ao longo dos anos, porém sempre mantendo a simplicidade e a facilidades. Recursos com instalação de pacotes para novas placas e gerenciamento de bibliotecas, facilitaram em muito o uso do ecossistema Arduino para programação de microcontroladores.

Apesar das facilidades, muitos desenvolvedores sentiram necessidades de mais recursos, como as solicitações recorrentes: autocomplete e depuração.

O Platformio e Eclipse resolveram bem essas necessidades. Eu mesmo, já faz um tempo que não uso a IDE Arduino, geralmente uso o Platformio + VsCode.

Devido essa necessidade de melhorias e a migração dos usuários mais avançados para outras ferramentas, o time Arduino começou a trabalhar em uma nova IDE. Chamada inicialmente de Arduino Pro IDE, ela foi anunciada em 2019, e trazia um ambiente moderno ( baseado no Theia e Electron), similar ao que temos no VSCODE. Com a evolução da plataforma, feedback positivo da comunidade e validações a empresa Arduino viu que esse upgrade poderia vir para sua consagrada IDE. Agora, eles lançaram a Arduino IDE 2.0, que vem com uma nova proposta para a Arduino IDE trazendo mais recursos e mantendo a simplicidade.

Características da Arduino IDE 2.0

A nova Arduino IDE 2.0 traz um editor moderno, fornecendo uma melhor experiência para desenvolvimento de projetos Arduino. Ela é baseado na estrutura Eclipse Theia, que é um projeto de código aberto baseado na mesma arquitetura do VS Code. O front-end é escrito em TypeScript, enquanto a maior parte do back-end é escrita em Golang. Confira o projeto em: https://github.com/arduino/arduino-ide

Temos agora uma interface mais responsiva e o tempo de compilação é muito mais rápido. ElMantêm características e identidade da versão 1.x.x, porém com novas funcionalidades que darão mais poder para o programador. Abaixo segue um print da Arduino IDE 2.0 que acabei de tirar:

Muitas pessoas pediram o autocomplete e finalmente está disponível:

Outras funcionalidades para edição estão disponíveis nessa nova versão.

Porém, um dos melhores recursos que agora está disponível na IDE é o Debugger. Agora é possível depurar códigos interativamente em uma placa e inspecione sua execução em tempo real, sem precisar fazer milhares de print na serial. Esse recurso é muito importante para o desenvolvedor de sistemas embarcados e é uma das principais ferramentas do dia a dia.

Infelizmente, esse recurso só está disponível para as placas Arduino baseada no microcontrolador SAMD e na plataforma mbed. Eu ainda vou ter que arrumar alguma destas placas para testar esse recurso na IDE. Porém, esse recurso também estará disponível para placa de terceiros, segundo eles, logo terá um guia para configuração. Para depuração será necessária uma ferramenta com J-link.

Você pode fazer o Download da versão beta da IDE em: https://www.arduino.cc/en/software#experimental-software

Eu testei em uma maquina Linux e funcionou muito bem.

Para informações sobre recursos, acesse: https://www.arduino.cc/en/Tutorial/getting-started-with-ide-v2#the-new-autocomplete-feature

Video de apresentação da Arduino IDE 2.0

O que achou dessa novidade? Já testou? Deixe seu comentário abaixo.

Saiba Mais

Arduino Pro IDE é lançada durante a Maker Faire Roma

Arduino Pro IDE v0.0.4-alpha é lançada

Avaliação da Arduino Pro IDE

Sair da versão mobile