Controle de potência AC com Arduino e TRIAC

Controle de potência AC com Arduino e TRIAC

Em algumas situações há a necessidade de controlar a potência de uma carga alimentada com corrente alternada. Com um rele só é possível ligar ou desligar a carga.

Para o controle de carga AC é necessário controlar o ângulo de disparo da senoide, ou seja, controlar o quanto de potencia será disponibilizada para a carga. Para isso usa-se o TRIAC como atuador do circuito. Com o TRIAC é possível controlar o início da condução da senoide, aplicando um pulso em um ponto pré-determinado do ciclo de corrente alternada. Esse pulso no pino de disparo (GATE) está na ordem de miliamperes, e assim pode-se controlar grandes cargas AC com uma corrente baixa de acionamento. Porém, para o correto disparo é necessário um circuito para identificar a passagem por zero da senoide. Esse circuito é conhecido como detector de zero-crossing.

O TRIAC pode ser usado para controle de potência para lâmpadas (dimmers), controles de velocidade para ventiladores, controle de aquecimento, entre outros.

Para facilitar o entendimento dos conceitos e aprender com o funcionamento na prática, a seguir é exibida uma vídeo aula desenvolvida por Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube.

Software para controle de potência AC com Arduino

Para mais vídeos, acesse o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o nosso fórum e deixe sua pergunta.