Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Primeiros passos

Arduino e Android bluetooth
Este post faz parte da série Arduino e Android com Bluetooth. Leia também os outros posts da série:

Olá galera, esse é o primeiro artigo de muitos que estão por vir, principalmente desta série que deve conter 2 artigos, ensinando vocês a criarem um aplicativo Android para controlar seu Arduino via Bluetooth. Neste artigo vocês irão aprender a desenvolver um software para controlar seu Arduino através de um módulo bluetooth. Depois dessa série de artigos você estará apto a desenvolver seu próprio software controlador, e vai da sua criatividade e necessidade.

 

Na primeira aula, vamos montar a estrutura do aplicativo, trabalhando a interface entre Arduino e Android. Bora lá! Primeiramente vocês precisam entrar neste site e se inscreverem para poderem usá-lo. Em seguida basta começar seu projeto clicando em “Start new Project” e agora vocês têm algo assim:

  

Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Iniciando um novo projeto
Figura 1 - Iniciando um novo projeto

 

Nesse tutorial vamos fazer um aplicativo que irá acender e apagar o próprio LED “13” do Arduino. Após vocês entenderem a lógica usada para fazer esse software, que vai apenas acender e apagar um LED, vocês vão estar aptos a fazer o projeto que quiserem. O importante é entender a lógica e a estrutura usada. Para começar, precisaremos de dois botões, um para o aplicativo se conectar ao Arduino e outro para acender e apagar o LED, então basta clicar em:

 

Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Inserindo um botão
Figura 2 - Inserindo um botão

 

e acrescentar na tela do aplicativo os dois botões. Agora vocês devem ter algo assim:

 

Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Tela com botões inseridos
Figura 3 - Tela com botões inseridos

 

Vocês podem renomear o TEXT do botão e também mudar o design, isso vai do seu gosto. Eu deixei ao centro os botões e alterei os TEXTs para: LIGA/DESLIGA LED 13 e CONECTAR. Feito isso, agora você deve ir na barra lateral e acrescentar a tela um ListPicker:

 

Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Inserindo um ListPicker
Figura 4 - Inserindo um ListPicker

 

e deixá-lo invisível. Para isso basta ir na barra lateral direita e desmarcar a opção VISIBLE:

 

Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Deixando o componente invisível

Figura 5 - Deixando o componente invisível

 

Vale lembrar que você pode mudar também o nome dos botões. Eu deixei o nome deles como BtnConectar e BtnLed13, isso facilitará nosso trabalho mais pra frente. Atenção! Nome é diferente de Text

 

Bom, agora vamos colocar alguns componentes que vão nos ajudar a dar vida ao nosso aplicativo. Primeiro precisaremos de uma notificação para algum tipo de alerta, bem como: “O LED ESTÁ ACESO”, “O LED ESTÁ APAGADO”, para isso acrescente à tela do app um:

 

Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Componente para notificação
Figura 6 - Componente para notificação

 

Lembrando que daqui pra frente adicionaremos em nosso aplicativo componentes não visíveis. Após colocar um Notifier, você deverá colocar um Bluetooth Client para fazer a conectividade do projeto (APP – BLUETOOTH – ARDUINO). Para isso vá na barra lateral esquerda, clique em “Connectivity” e depois em:

 

Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Adicionando um Bluetooth Client
Figura 7 - Adicionando um Bluetooth Client

 

Você também deverá adicionar um ActivityStarter (também disponível em Connectivity):

 

Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Inserindo um activityStarter
Figura 8 - Inserindo um activityStarter

 

Para ativar o bluetooth você também precisará adicionar um Clock. Basta ir em “Sensors” e colocar no app o Clock:

 

Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Inserindo o componente Clock
Figura 9 - Inserindo o componente Clock

 

Tal componente vai nos enviar o status do GPIO. Agora seu projeto deverá estar próximo disso:

 

Interface entre Arduino e Android com Bluetooth: Resultado final do App
Figura 10 - Resultado final do App

 

Parabéns, se o seu projeto está próximo disso, você está no caminho certo e temos agora a base/estrutura do nosso projeto. No próximo artigo daremos vida ao aplicativo com alguns códigos.

 

Por hoje é só, muito obrigado! Deixe seus comentários. Fique ligado para a continuidade do tutorial!

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Bruno Garcia
Estudante de análise e desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal de São Paulo, desenvolvedor web, apaixonado por segurança da informação e admirador de movimentos open-source

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Joao VitorFabiano Braun Recent comment authors
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Joao Vitor
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Joao Vitor

Ola boa tarde, adorei o projeto e gostaria de saber qual a distancia mínima e máxima que o celular deve ficar diante do Arduino??
Abçs

Fabiano Braun
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Fabiano

Parabéns pelo projeto, muito útil possuir este entendimento, só gostaria que em vez do "galera" e o "bora lá", escrevesse á medida que for utilizando, os softwares, EX: "agora entre no XXX versão 2.1" e faça tal coisa... Abraço.