Arduino apresenta recurso de debugger para a Arduino Pro IDE

Arduino debugger

A empresa Arduino vem trabalhando no desenvolvimento da Arduino Pro IDE. Anunciada em outubro de 2019 ela vem recebendo novas features. Ontem foi anunciado o lançamento do primeiro protótipo do Arduino Debugger.

Esse recurso, ainda em teste, trará capacidade de:

  • Execução passo a passo do código em execução na placa;
  • breakpoints
  • Inspeção de variáveis durante a execução

Inicialmente o debugger suporta placas com SAM D21, o depurador do Arduino Pro IDE está disponível para Windows, Mac OS X e Linux64.

Você pode experimentar o Arduino Debugger como parte da versão mais recente da Alpha para o Arduino Pro IDE.

Para quem usa o platformio e outros ambientes, o recurso de debugging não é novidade. Mas de qualquer forma é um recurso muito interessante a ser adicionado na nova IDE Arduino.

Fonte: https://blog.arduino.cc/2020/02/28/preview-the-debugger-feature-for-the-arduino-pro-ide/

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Fabiano Frueff
Fabiano Frueff
06/04/2020 21:14

Bem bacana esse recurso. Parabéns pela dica.

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H