ArduBlock - Programação visual para Arduino

Ardublock

A plataforma arduino auxilia muitos entusiastas a entrar no mundo da eletrônica e programação. Essa plataforma possibilita a criação de diversos projetos e aplicações de forma fácil e rápida. Porém, para algumas pessoas, como por exemplo crianças ou alguém que não é da área de exatas, a criação e digitação de um código em uma linguagem de programação, torna-se uma tarefa desgastante. Pensando nisso, David Li e He Qichen criaram uma plataforma gráfica parecida com o Scratch, onde é possível criar programas para arduino através da montagem de blocos já definidos, não necessitando de digitar estruturas de códigos na linguagem Arduino.

 

 

Instalação

 

A plataforma Ardublock é uma aplicação desenvolvida em java que roda dentro da IDE do Arduino e pode ser baixada no site do desenvolvedor. Para instalar, deve-se primeiro encontrar a pasta tools dentro da pasta Arduino. Dentro desta pasta, deve-se criar uma pasta com o nome ArduBlockTool e dentro desta uma outra chamada tool . Após a criação desta pastas, é só copiar arquivo para dentro da pasta tool. Os diretórios deverão ficar conforme exibido na figura abaixo:

 

 

Ardublock-01
Figura 1 - pasta para o Ardublock

 

Usando o Ardublock

 

Para iniciar o ArduBlock basta acessar dentro da IDE do Arduino o menu Tools -> ArduBlock conforme exibido abaixo:

 

 

Ardublock-02
Figura 2 - Iniciando o Ardublock

 

A janela a seguir será aberta e o Ardublock está pronto para que você inicie  seu projeto:

 

Ardublock-03
Figura 3 - Janela do Ardublock

 

 

Criando seu primeiro projeto no ArduBlock

 

A plataforma ArduBlock é bem simples de ser utilizada, basta clicar e arrastar o bloco desejado para dentro da área maior desta interface. Existem diversos blocos e são divididos em categorias no lado esquerdo da janela.

 

A seguir é exibido um video passo a passo para criar um programa para piscar um led, conforme o exemplo Blink que acompanha a IDE do arduino:

 

 

 

 

Pode-se observar no vídeo a facilidade para criar um programa para o Arduino, basta clicar no bloco desejado arrastar para dentro da área maior da janela e ir montando como um quebra cabeça. Em blocos onde se é permitido a configuração, basta clicar com o botão direito do mouse no valor a se ajustado e escolher a opção desejada.

 

Existem diversos blocos para escolha, alguns são customizados para algumas plataformas de mercado como o kit para ArduBlock da DFRobot.Os blocos não se limitam apenas à interface digital ou analógica, existem blocos para comunicação I2C e algumas outras funções comuns na linguagem arduino.

 

Quando pressionado o botão upload, os blocos são traduzidos para a linguagem Arduino e depois compilado. Após a compilação, é feito o upload para a placa.

 

 

Conclusões

 

O ArduBlock possibilita a programação da plataforma Arduino de uma maneira simples através de blocos. É uma plataforma open source e funciona integrada com a IDE original. Não é uma plataforma para desenvolvimento de projetos muito complexos, é interessante para iniciantes que nunca tiveram um contato com uma linguagem de programação, inclusive crianças. Estou planejando utilizar essa interface para ensinar crianças a terem seus primeiros contatos com lógica de programação e arduino. E você o que achou dessa plataforma?

 

 

Saiba mais

 

Arduino - Primeiros Passos

Arduino UNO

Arduino - Comunicação Serial

 

 

 

Referências

 

http://blog.ardublock.com/

https://github.com/taweili/ardublock

http://sourceforge.net/projects/ardublock/

http://www.instructables.com/id/Getting-Started-with-ArduBlock/all/?lang=pt

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

17
Deixe um comentário

avatar
 
15 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Bruno JonkoFabio_Souza_EmbarcadosLucasPauloTimers do ATmega328 no Arduino - Embarcados Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Paulo
Visitante
Paulo

Olá, existe algum conversor que converte de forma inversa, exemplo, de sketch para ardulocks? Grato

trackback
Timers do ATmega328 no Arduino - Embarcados

[…] Arduino - ArduBlock […]

trackback
Introdução ao Arduino - Embarcados

[…] Arduino - ArduBlock […]

trackback
Arduino PWM - Arduino saídas PWM - Embarcados

[…] Arduino - ArduBlock […]

trackback
Comunicação Serial Java Arduino - Embarcados

[…] Para ler outro artigo que aborda a comunicação serial clique aqui para ler o artigo de Fábio Souza, e caso queira saber mais sobre programação no arduino clique aqui. […]

trackback
Arduino - Comunicação Serial - Embarcados

[…] Arduino - ArduBlock […]

trackback
Simulador de Arduino - Virtual BreadBoard

[…] Arduino - ArduBlock […]

trackback
Embrio: Uma ferramenta de programação visual para Arduino - Embarcados - Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

[…] Arduino - ArduBlock […]

trackback
Bargraph LEDS utilizando Arduino

[…] Arduino - ArduBlock […]

trackback
Arduino: Expandindo os I/Os - Parte 1 - Embarcados - Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

[…] Arduino - ArduBlock […]